Cultivando 3 das melhores variedades de pereiras ornamentais a partir de sementes.
Contente
Qual variedade escolher?
Árvores desse tipo são caracterizadas por uma altura média e uma copa cônica. São muito procuradas por jardineiros, também devido à sua aparência atraente. Plantar uma árvore assim não é difícil. Basta seguir algumas regras, mas falaremos mais sobre isso adiante. Primeiro, é importante determinar qual variedade é a mais adequada para o cultivo a partir de sementes.
Mais populares:
- Callera Chanticleer;
- Caucasiano;
- Folhas de salgueiro.
Cultiva-se também uma pereira trepadeira anual. Ela não tem valor comestível, mas é um belo ornamento para o jardim. Esta árvore caracteriza-se pela resistência a diversas doenças. Plantas dessa família são usadas como ornamentais. Elas são um ótimo complemento para parques urbanos. Embora esse tipo de trepadeira seja bonito, não produz uma colheita abundante. As variedades trepadeiras apenas embelezam e valorizam o jardim.
Callera Chanticleer
Como cultivar uma árvore desta variedade? O ideal é plantá-la perto de um lago ou corpo d'água. Um local ligeiramente elevado também é aceitável. A folhagem é verde-escura e possui um brilho característico. Durante a floração, a copa adquire uma tonalidade branca como a neve, coberta de inflorescências. O fruto é pequeno.
pera caucasiana
Uma característica marcante desta variedade é a sua altura, que pode atingir 26 metros. As pereiras são propagadas por sementes, mas também é possível cultivá-las a partir de estacas. A vantagem desta variedade é a sua baixa necessidade de manutenção. Ela pode ficar longos períodos sem rega, o que não prejudica a árvore nem afeta negativamente a produção. A planta tolera bem a umidade e apresenta um aspecto muito vistoso durante a floração.
Folhas de salgueiro
Esta planta é mais baixa em comparação com a anterior, atingindo uma altura de 10 metros. Uma característica distintiva desta variedade é a sua copa oval. Os ramos são cobertos de pelos. A árvore não é exigente quanto às condições do solo. Mesmo cultivada em solo salino, esta pereira produzirá uma boa colheita. Possui um período de floração precoce. Esta pereira ornamental assemelha-se a uma abóbora na forma. Você pode pensar que está cultivando uma abóbora ornamental, mas na realidade, é uma pereira!
Seleção e preparação de sementes
A variedade de pereira ornamental não exige nenhuma seleção especial. Basta escolher o local e as sementes adequadas. O plantio e os cuidados são simples. No entanto, a seleção das sementes é um processo específico. Assim como acontece com as abóboras ornamentais, a escolha depende dos objetivos do cultivo. Uma pereira só pode ser cultivada a partir de sementes inteiras que tenham passado por um tratamento especial. Se, por algum motivo, o fruto resultante for insatisfatório, basta enxertar uma nova variedade na copa da árvore.
Vale lembrar que cultivar uma pereira trepadeira ou outra variedade ornamental não é fácil, pois o processo é demorado. No entanto, um único fruto eventualmente produzirá várias mudas, o que será uma recompensa valiosa pelo esforço, trabalho e paciência investidos.
Para selecionar sementes adequadas para o plantio, corte uma pera madura e fresca no final do outono. Coloque as sementes em um recipiente. Cubra com água quente. Enxágue. Em seguida, espalhe as sementes sobre papel toalha para secar. Coloque as sementes em um saco hermético e leve à geladeira por 3 meses. Se for cultivar em ambientes internos, você pode pré-plantar as sementes em um vaso biodegradável ou em um vaso de flores comum. Encha o vaso com terra até 3/4 da sua capacidade.
Seleção do solo e preparação do terreno
Escolher o local certo para o plantio de abóboras e pereiras ornamentais é importante. Essas plantas devem ser plantadas em áreas ensolaradas. O ideal é plantar no outono, mas o plantio na primavera também é possível. Preste atenção à escolha do solo. Na Rússia, terrenos com colinas e áreas elevadas são preferíveis. Evite cultivar essas plantas em áreas com solo pobre.
Regras de aterrissagem
Primeiro, cave um buraco e adicione cerca de 1 kg de superfosfato. Em seguida, adicione 30 g de composto orgânico e 1,5 kg de cal. Coloque o sistema radicular no local e nivele-o. Cubra com terra e compacte-a. Regue levemente.
Condições necessárias para o crescimento
Quer você esteja cultivando peras a partir de sementes ou mudas, é importante garantir uma rega mínima. Essa fruta, assim como as abóboras ornamentais, requer solo uniformemente úmido no local de cultivo. Se a árvore for exposta a períodos prolongados de seca, ocorrerão problemas na produção de frutos. Essas condições também afetarão negativamente a planta. É importante lembrar que a rega deve ser regular, mas moderada. Regue ao redor da árvore, evitando molhar diretamente o tronco.
A planta precisa de luz solar suficiente.
Cuidados adicionais
O plantio de mudas, inclusive de plantas de interior, requer cuidados especiais. Cultivar pereiras ornamentais a partir de sementes não é problema. Mesmo plantadas em ambientes internos, você pode esperar um bom crescimento. Fertilize na primavera, de preferência com nitrogênio. A adubação foliar também é importante. Durante a floração, trate a árvore com uma solução de sulfato a 2%.
As pereiras ornamentais são resistentes a diversas doenças. No entanto, como qualquer outra planta, requerem cuidados preventivos. A citosporose é a praga mais comum. Lagartas enroladoras de folhas e pulgões verdes também são perigosos. Para prevenção, devem ser utilizados fungicidas. Para combater os efeitos negativos das pragas, a aplicação periódica de cal no tronco é suficiente.
Vídeo: "Colheita de sementes de pera"
Este vídeo vai te mostrar como colher as sementes de pera você mesmo.





