Um tipo de repolho simples e saudável chamado brócolis.

O brócolis é realmente fácil de cultivar, e cuidar dele não é mais difícil, talvez até mais fácil, do que cuidar de outros parentes do repolho. Em termos de quantidade de nutrientes benéficos, ele supera não só o repolho e a couve-flor, mas a maioria das espécies cultivadas dessa família. No entanto, por algum motivo, ele não é tão difundido em nosso país quanto no Canadá, nos Estados Unidos, no Japão e na Europa Ocidental. Parece fácil de cultivar, requer cuidados mínimos, possui nutrientes benéficos e até mesmo é resistente à geada. Talvez simplesmente falte informação?

Descrição resumida

O brócolis já era conhecido na Roma Antiga. Através de Bizâncio, espalhou-se por todo o mundo. Desde então, tem sido cultivado com sucesso infalível em praticamente todos os países. Muito semelhante em aparência à couve-flor, o brócolis cresce de 60 cm a 1 m de altura e é tipicamente cultivado como planta anual. No entanto, em climas quentes, se não for colhido durante o inverno, produz uma colheita abundante no ano seguinte.Um tipo de repolho brócolis

Os pequenos e densos floretes reunidos em uma única cabeça grande são consumidos, assim como o próprio caule (a menos que seja oco ou fibroso) e as folhas jovens, que são muito menores e mais tenras do que as da couve-flor. Existe também o brócolis-aspargo, que possui muitos caules com pequenas cabeças de floretes. Ele difere da couve-flor na cor de suas cabeças — verde e roxo são as mais comuns — e em sua notável capacidade de formar novas cabeças após a que cresce no caule central ser cortada.

Como comemos as próprias flores, é crucial colher o brócolis antes que elas floresçam. O brócolis floresce e frutifica muito rapidamente; se você deixar que uma única flor se abra, uma pequena flor amarela surgirá, a qual murchará rapidamente e se transformará em uma vagem. Se você deixar que floresça, a colheita pode ser imediatamente descartada na compostagem — assim que uma única flor desabrocha, todo o brócolis perde o sabor, a maciez e a maior parte do seu valor nutricional.A couve-flor é uma variedade de brócolis.

Composição e propriedades benéficas

Dizem que comer brócolis regularmente previne a aterosclerose e mantém o coração e os vasos sanguíneos funcionando perfeitamente. Isso provavelmente é verdade, já que ele contém uma grande quantidade de potássio e antioxidantes, principalmente selênio. Cálcio, sódio, fósforo, ferro, zinco, cobre e manganês — uma lista impressionante de elementos essenciais para o funcionamento normal do nosso corpo — são encontrados nesse tipo de repolho e, o mais importante, são facilmente digeríveis. O brócolis contém aminoácidos essenciais, carboidratos e fibras alimentares, mas praticamente não contém gordura e tem pouquíssimas calorias. Isso explica sua popularidade entre aqueles que controlam o peso.

Contém um complexo multivitamínico incrível: apenas 100 gramas de repolho fornecem a quantidade diária recomendada de vitamina C, o dobro da encontrada em frutas cítricas. As grandes quantidades de ácido pantotênico, riboflavina, piridoxina, folato e tiamina (vitaminas do complexo B) tornam o repolho indispensável para a manutenção do sistema nervoso e para o tratamento de distúrbios nessa área. Além disso, contém vitaminas PP, E e K, que promovem a saúde e a beleza.

O consumo regular de brócolis protege contra úlceras gastrointestinais melhor do que qualquer medicamento, mantém os vasos sanguíneos limpos e elásticos, e contribui para a saúde do coração e dos rins.

Graças à presença de sulforafano, seu consumo pode ajudar a prevenir o câncer. Ao nutrir o corpo com esse poderoso complexo de vitaminas e minerais, você ficará imune a vírus e resfriados sazonais. As folhas jovens do brócolis são semelhantes em sabor e composição à couve ou mesmo ao espinafre, enquanto as inflorescências contêm mais nutrientes do que a couve-flor, seu parente mais próximo.Brócolis e repolho em um prato

Não há contraindicações para o consumo de brócolis, mas pessoas com problemas pancreáticos ou gastrite hiperácida devem limitar o consumo para evitar o agravamento do quadro. O ideal é descartar o caldo após o cozimento, pois ele contém purinas, que não são benéficas para o organismo.

Vídeo: Cultivando brócolis

Este vídeo mostra como colher brócolis corretamente.

Características do cultivo

O brócolis cresce melhor em temperaturas entre 16 e 24 graus Celsius (61 e 75 graus Fahrenheit), mas pode sobreviver facilmente a geadas de curta duração até -7 graus Celsius (13 graus Fahrenheit) ou ondas de calor acima de 30 graus Celsius (96 graus Fahrenheit), embora necessite de regas mais frequentes. As variedades precoces amadurecem em 60 dias após a germinação, enquanto as tardias podem levar até 120 dias. Como requer pouca manutenção, você pode facilmente plantar variedades com diferentes tempos de maturação em sua horta e desfrutar de brócolis saudável do final de junho até o outono. Os brócolis maiores, de maturação tardia, podem ser armazenados em uma adega para armazenamento a longo prazo, onde podem durar até três meses.Broto de brócolis

Normalmente cultivadas em campo aberto, podem ser cultivadas em estufas até novembro. As mudas são geralmente plantadas em campo aberto, mas as sementes também podem ser semeadas diretamente no canteiro, cobertas com vidro ou material não tecido até a germinação, sendo então descobertas e cuidadas como de costume. As sementes são primeiro calibradas, descartando-se as menores, e depois preparadas da seguinte forma: imergidas em água quente por 15 minutos, depois em água fria por 1 minuto e, em seguida, por 5 horas em uma solução de cinzas, permanganato de potássio ou ácido bórico. Alguns jardineiros preferem imergir as sementes em uma solução de fertilizantes minerais ou preparações como Agat-25, Albit ou El-1. Retire as sementes da solução e seque-as levemente para evitar que grudem nas mãos durante a semeadura.

Se o verão chegar tarde e a primavera for fria, o melhor é cultivar a partir de mudas. Prepare o solo com três partes iguais: terra de jardim, turfa e areia. Coloque duas sementes em cada cova, a 2 cm de profundidade, e remova a muda mais fraca assim que surgirem algumas folhas verdadeiras. O mesmo procedimento se aplica ao semear no canteiro. Inicialmente, mantenha as mudas a uma temperatura em torno de 20°C, protegendo-as inclusive da luz solar direta. Os cuidados são bastante básicos: rega, poda, adubação e aclimatação. Faça a poda após três semanas, tratando simultaneamente as raízes com uma solução de permanganato de potássio. A primeira adubação é feita uma semana após a germinação com uma solução de verbasco ou ureia, e duas semanas depois com uma solução de nitroammofoscina. Reduza gradualmente a temperatura para 14°C durante o dia e, duas semanas antes do plantio definitivo, comece a levar as mudas para o exterior.Plantando brócolis

As mudas devem ser plantadas no canteiro após o surgimento de seis folhas verdadeiras. O brócolis cresce melhor em locais abertos e ensolarados, após o cultivo de pepinos, cenouras, batatas, cebolas, abóboras ou leguminosas, em solo não ácido. Prepare o solo no outono adicionando composto, húmus e calcário durante a aração. Cinzas, superfosfato e ureia podem ser adicionados diretamente aos buracos de plantio das mudas. As plantas devem ser plantadas até a metade do caule. O ideal é plantar com espaçamento de 40 a 60 cm, em dias nublados, pois o solo precisa estar bem úmido.

O cuidado com as mudas inclui regar, capinar, afofar a terra e fertilizar. Este repolho adora umidade; quando as plantas jovens estão crescendo, geralmente são regadas dia sim, dia não; se o tempo estiver seco e ensolarado, podem ser regadas duas vezes ao dia. Após a rega, certifique-se de afofar a terra para permitir que o ar chegue às raízes.

Assim que as mudas criarem raízes, elas são adubadas com uma solução de lama ou excrementos de pássaros (bem diluídos). O procedimento é repetido após algumas semanas. Uma terceira adubação é realizada, desde que os cuidados adequados sejam prestados, quando as inflorescências começam a se formar. Desta vez, são utilizados fertilizantes minerais: superfosfato, nitrato de amônio e sulfato de potássio, dissolvidos em água. Se a cabeça central for podada a tempo, brotos laterais começarão a crescer e formar novas inflorescências. Para estimular o crescimento destes, os mesmos fertilizantes são usados ​​em menor concentração, mas o sulfato de potássio é preferível. Infusão de urtiga ou solução de cinzas são comumente usadas no cultivo de brócolis como fertilizante e preventivo de doenças. Plantando mudas de brócolis

A colheita é feita de manhã cedo, enquanto as plantas ainda estão vigorosas e suculentas. É crucial cortar os caules com as inflorescências antes que as flores desabrochem. Um mês depois, novas colheitas podem ser feitas nas mesmas plantas — novas inflorescências se formarão nos brotos laterais. Basta manter os mesmos cuidados: regar, afofar a terra e adubar. Se você cultivar variedades tardias e colher no outono, pode armazená-las na adega por mais três meses; as colhidas no verão devem ser consumidas imediatamente ou congeladas.

Doenças e pragas

Cultivar brócolis pode ser difícil sem pragas, mas cuidados adequados, higiene e medidas preventivas ajudarão a proteger as plantas de doenças e repelir pragas. Se você não cultivar vegetais crucíferos por perto, os inimigos comuns do repolho podem não chegar ao seu brócolis. Lesmas, caracóis, pulgões-da-couve, lagartas-rosca, afídeos, moscas-brancas-da-couve e moscas-da-couve adoram se alimentar de repolho tenro e suculento. Alho, cebola, tomate, calêndula e endro podem repelir a maioria das pragas, então é uma boa ideia plantá-los por perto. Colheita de brócolis

Existem infusões e soluções simples, bem conhecidas por jardineiros experientes, que são excelentes para proteger as plantas. Soluções de cinzas, ou infusões de pó de tabaco com pimenta e sabão líquido, são usadas para tratar não só as plantas, mas também o solo ao redor. Você também pode fazer uma infusão de folhas de tomate com alho amassado e sabão líquido. As lagartas, que são onipresentes, devem ser coletadas manualmente; alguns jardineiros usam uma fina camada de lutrasil para cobrir as plantas.

Se as práticas agrícolas adequadas não forem seguidas, o repolho pode ficar suscetível a doenças como oídio, míldio, hérnia das crucíferas, canela-preta e requeima. É importante lembrar que os esporos que disseminam doenças fúngicas estão presentes no solo, hibernando entre as raízes de gramíneas perenes. Portanto, é crucial monitorar o solo e eliminar as ervas daninhas. Embora existam preparações específicas que podem matar fungos, é melhor usar remédios caseiros mais seguros se você detectar uma infestação precocemente. Infusão de serralha, decocção de cavalinha e uma mistura de sabão líquido e solução de sulfato de cobre — esses sprays não prejudicam o repolho, mas combatem as doenças.Destruir ervas daninhas no canteiro do jardim

Vídeo: Cultivando brócolis

Este vídeo revela as peculiaridades do cultivo do brócolis híbrido Rumba.

Pera

Uva

Framboesa