Como tratar repolho infestado por lagartas: remédios caseiros eficazes
Contente
Métodos de luta
A praga mais comum que ataca a couve é a borboleta-branca-da-couve, também conhecida como borboleta-da-couve. Essa praga deposita seus ovos nas folhas da couve. Após alguns dias, as lagartas eclodem e imediatamente começam a danificar as folhas. Inicialmente, os parasitas apenas arranham as lâminas foliares. Nesse estágio de desenvolvimento, como são pequenos, os danos causados não são muito perceptíveis. No entanto, quando atingem 4 cm de tamanho, os insetos começam a destruir as cabeças de couve rapidamente.
As lagartas vivem de 15 a 30 dias. Após esse período, elas se transformam em pupas. As pupas emergem como borboletas e o ciclo se repete. Consequentemente, se nenhuma medida de controle for tomada, até três gerações da praga podem se formar em suas plantações de repolho durante o verão e, nas regiões sul do país, até cinco. Se isso acontecer, toda a colheita provavelmente será consumida.
No entanto, o repolho não é o único inseto que ataca o repolho. A lagarta-do-repolho também é frequentemente encontrada nessas plantas. Suas lagartas, embora menores, têm um apetite voraz.
A lagarta-do-cartucho e a traça-da-couve também representam ameaças para esta hortaliça. Ambos os insetos são pequenas mariposas noturnas. Suas lagartas também se alimentam das folhas da couve, danificando a planta e reduzindo a qualidade da colheita.
Como podemos ver, a questão de como combater uma infestação de lagartas é urgente para os jardineiros que cultivam essa planta. Existem várias maneiras de se livrar das mariposas e de suas larvas. No entanto, o método mais eficaz e eficiente é a prevenção, que mantém as pragas a uma distância segura das plantações.
Vale ressaltar que o repolho infestado por lagartas não é mais comestível, pois se torna tóxico para os humanos. Portanto, mesmo que você consiga se livrar da praga, ainda terá que jogar o repolho fora.
Esses insetos detestam odores fortes e pungentes. Essa fraqueza pode ser explorada para o controle. Por exemplo, salsa, aipo, sálvia, coentro e manjericão podem ser plantados perto das culturas. As fileiras entre as plantas de repolho são um excelente local para plantar endro. O odor dessas plantas é desagradável para as pragas. Ao mesmo tempo, é um excelente meio de atrair os inimigos naturais das lagartas (parasitas, crisopídeos e joaninhas). Portanto, um método de controle de pragas tão simples quanto o plantio de ervas é considerado uma medida preventiva muito eficaz.
Mas você também pode repelir pragas dessa hortaliça plantando piretro, calêndula, cravo-de-defunto e capuchinha.
Se os métodos de controle preventivo se mostrarem ineficazes e os insetos já tiverem depositado ovos, o controle mecânico é a única opção. Este envolve os seguintes passos:
- capina entre as fileiras;
- remoção de todos os resíduos vegetais dos canteiros;
- Inspeção cuidadosa das plantas para detectar lagartas ou ovos;
- Controle de pragas faça você mesmo.
Métodos mecânicos podem ser usados para coletar e destruir a borboleta-da-couve e suas lagartas. No entanto, esse método é ineficaz contra as larvas da traça-da-couve devido à sua mobilidade. Essa praga é completamente invisível durante o dia. As lagartas dormem escondidas na base do talo da couve. Métodos adicionais de controle de pragas podem ser usados para eliminá-las. Formigas e vespas são excelentes no controle de lagartas da couve. Portanto, elas devem ser atraídas para as plantações. Xarope de milho pode ser usado para esse fim. As formigas podem até ser realocadas usando terra do formigueiro. Elas consumirão os parasitas e retornarão ao ninho, se houver um por perto.
Existe outro método bastante eficaz para o controle de insetos. Estenda uma rede fina e transparente sobre as plantações. Ela permitirá a entrada da luz necessária para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Essa rede impedirá que as borboletas pousem nas folhas do repolho para depositar seus ovos.
Será necessário levantar a rede que envolve os brotos de repolho.
Ao usar telas transparentes, é importante entender que elas não protegem as plantas de pragas como besouros, lesmas e pulgões. Portanto, alguns jardineiros preferem métodos de controle mais radicais, como o uso de produtos específicos. Afinal, as hortaliças tratadas ficam protegidas de uma gama significativamente maior de pragas.
Vídeo "Pragas da Couve"
Através do vídeo, você descobrirá o que esperar da sua colheita.
Controle de lagartas
Muitos jardineiros se perguntam: "O que posso usar para tratar o repolho e combater as pragas de insetos com mais eficácia?". Lojas especializadas vendem uma grande variedade de produtos para esse fim:
- comprimidos;
- pós;
- ampolas.
Qualquer produto adquirido precisa apenas ser diluído na quantidade necessária de água (geralmente recomenda-se 10 litros de água). Depois disso, você pode tratar as plantas. A solução preparada costuma ser suficiente para tratar 50 m² de plantação.
Ao usar esses produtos, é importante ler atentamente as instruções e respeitar os prazos de aplicação. Lembre-se de que o tratamento final deve ser realizado um mês antes da colheita. Caso contrário, o repolho se tornará prejudicial à saúde humana. Por esse motivo, muitos jardineiros preferem usar remédios caseiros para combater as lagartas.
Métodos tradicionais
Como tratar a couve contra lagartas usando remédios caseiros? Uma grande variedade de soluções pode ser usada. No entanto, as soluções mais comuns nessa situação são:
- vinagre;
- salina;
- da amônia.
Uma solução popular para combater insetos parasitas é preparada da seguinte forma:
- Utilize 1 copo de vinagre (pode ser substituído por 1 colher de sopa de essência de vinagre), 2 colheres de sopa de sal ou 50 g de amoníaco;
- O componente principal deve ser diluído em 10 litros de água.
Assim que a solução estiver pronta, borrife-a em cada planta. Nunca regue as plantas com a solução preparada. Regue o repolho apenas com água. Este procedimento deve ser repetido várias vezes em intervalos regulares ao longo da estação.
É interessante notar que, quando se pergunta "como tratar o repolho com remédios caseiros contra lagartas", a resposta costuma ser "cinzas". Esse produto da combustão tem se mostrado um repelente eficaz contra pragas. Para isso, as cinzas são adicionadas ao solo e espalhadas ao redor das raízes.
Além dos métodos descritos acima, o repolho pode ser pulverizado com uma decocção de pimenta para proteção contra pragas. Para prepará-la, ferva 10 litros de água e adicione 1 kg de pimenta-do-reino moída. Deixe a solução em infusão por dois dias. Depois, coe e dilua (150 ml de solução para cada 10 litros de água). Você também pode adicionar 40 g de sabão. Somente após essas etapas devem ser pulverizadas as plantas.
Podem ser preparadas decocções de ervas a partir de folhas de bardana, camomila e delfínio, bem como cascas de cebola.
Como podemos ver, existem muitas maneiras de combater as lagartas que apareceram no repolho. No entanto, o método mais eficaz é o tratamento preventivo adequado. Somente assim sua colheita permanecerá intacta e segura.
Vídeo: "Lagartas Lutando"
Através do vídeo, você aprenderá como lidar com essas pragas.



