Cultivamos uma variedade produtiva de repolho branco chamada Megaton.

A couve Megaton é um híbrido popular entre os jardineiros russos. Esta variedade produz altos rendimentos mesmo em condições desfavoráveis. No entanto, é difícil de cultivar sem cuidados especiais.

História e características da variedade

A variedade de repolho Megaton F1 foi desenvolvida por melhoristas da empresa holandesa de sementes Bejo Zaden. O híbrido foi aprovado para cultivo na Rússia em 1996, após ser incluído no Registro Estatal. Avaliações de jardineiros confirmam as alegações do fabricante, incluindo cabeças grandes, resistência a doenças e tolerância às condições climáticas.

Variedade de repolho Megaton F1

Descrição do híbrido

Esta couve branca de ciclo médio-tardio (136–168 dias) produz cabeças com peso entre 3,2 e 15 kg. A grande roseta semi-ereta é formada por folhas arredondadas, verde-claras, com bordas onduladas. A cabeça desta variedade é densa, redonda e possui um talo interno curto.

Colheita e utilização da safra

Não há épocas de colheita definidas. Os repolhos são colhidos à medida que amadurecem, o que ocorre de meados de agosto até a segunda quinzena de setembro. O repolho é amplamente utilizado para fermentação e conservas, prolongando assim sua vida útil.

Vantagens e desvantagens da variedade

A descrição da variedade estaria incompleta sem mencionar suas vantagens, tais como:

Prós:
  • aumento da produtividade;
  • cabeças grandes de repolho;
  • tamanho pequeno do caule;
  • Alto nível de sabor e crocância;
  • resistência a doenças.

As principais desvantagens do tipo híbrido:

Contras:
  • Armazenamento de curto prazo (40 a 45 dias);
  • vulnerabilidade a pragas.

Cultivando repolho Megaton

Recomenda-se comprar sementes em uma loja especializada. Inspecione cuidadosamente a embalagem, leia a descrição e verifique a data de validade.

Semeadura e cuidados com as mudas

A semeadura da couve ocorre entre os dias 2 e 10 de março e o dia 20 de abril. As sementes, desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio a 1%, são colocadas em água quente (50°C) por 15 minutos e, em seguida, refrigeradas por 24 a 48 horas.

Prepara-se uma mistura de plantio com turfa, húmus e areia (1:1:1), que é então desinfetada com uma solução de Fitosporin. As sementes são semeadas em fileiras com espaçamento de 1 x 3 cm no recipiente preenchido. As sementes recém-plantadas são borrifadas com água, cobertas com filme plástico e armazenadas em local aquecido (20-25 °C). Após o surgimento dos primeiros brotos, remove-se a cobertura.

No estágio da terceira folha verdadeira, as mudas são transplantadas para vasos individuais, onde são plantadas ao nível das folhas cotiledonares. Sete dias antes do plantio definitivo, as mudas são aclimatadas.

A adubação de cobertura durante a formação das mudas é realizada três vezes:

  • no estágio de 1 folha (12 g de nitrato de amônio, 20 g de superfosfato, 5 g de sal de potássio por 5 l de água);
  • após 7 dias (solução líquida de verbasco ou nitrato de amônio – 15 g por 5 l);
  • 48 horas antes do plantio em solo aberto (15 g de nitrato de amônio, 10 g de sal de potássio, 40 g de superfosfato por 5 litros de água).

Vídeo: Plantando repolho em solo sob garrafas

Neste vídeo, um especialista explicará como plantar repolho corretamente em solo sob garrafas.

Plantar mudas no solo

As mudas são transplantadas para o solo aberto entre 45 e 50 dias de idade, quando o terceiro par de folhas verdadeiras aparece. Escolha um local bem iluminado com solo arenoso ou argiloso. A preparação para o plantio começa no outono, com a área sendo revolvida e 10 kg de composto adicionados. Na primavera, o solo é afofado e ureia (30 g) e cinzas (500 g/m²) são adicionadas.

O padrão de plantio exige 60 cm entre sulcos e 45 cm entre covas. No plantio, aplique 15 g de superfosfato e adicione 500 ml de água. Em seguida, plante uma muda de cada vez e cubra o solo até os cotilédones.

Momento da adubação com repolho

Cuidando do repolho

A planta precisa ser regada frequentemente com água morna para evitar que a camada superficial do solo seque. O repolho não tolera extremos, portanto, o excesso de água pode causar rachaduras nas cabeças, enquanto a seca pode interromper o crescimento. A primeira amontoa de terra deve ser feita 21 dias após o plantio. Depois disso, repita o procedimento a cada 10 dias, permitindo que a planta desenvolva um sistema radicular forte.

De 10 a 20 dias antes da colheita, a rega é completamente interrompida.

A primeira adubação é feita com esterco líquido 14 dias após o plantio. Após duas semanas, o procedimento é repetido com o mesmo fertilizante. Ureia e potássio são adicionados durante a fase de formação da espiga.

Proteção contra doenças e pragas

As pragas mais perigosas para as plantas são:

  • Traça. Você pode identificar a praga pelas suas larvas e massas de ovos nas folhas superiores. O lepidocida, diluído na proporção de 25 gramas para 10 litros de água, ajuda a combater o problema.
  • Pulgões. As folhas da couve ficam pálidas e enroladas, e os insetos são encontrados na parte inferior. Nesse caso, use Decis-Profi em pó.
  • Mosca-branca. Ela se manifesta como uma camada esbranquiçada que deve ser removida imediatamente. Caso contrário, uma camada preta infectada por fungos aparecerá. Actellic é eficaz; dilua uma ampola por litro de água.
  • O grilo-toupeira é o inseto mais perigoso de todos, pois destrói as raízes e os caules das plantas. Seu controle é geralmente feito com o produto "Medvetoks", que é polvilhado diretamente nos canteiros (20 g por 10 m²).

O híbrido herdou resistência genética à maioria das doenças fúngicas e virais. Problemas surgem em casos raros se o jardineiro não cuidar da planta adequadamente.

doenças do repolho Megaton

Opiniões de jardineiros

As cabeças são grandes, o que as torna perfeitas para uma família numerosa. Usamos as cabeças não só frescas, mas também para fazer conservas de inverno.

Plantei algumas para testar e fiquei muito satisfeito com o resultado final. As cabeças são grandes e não racham. Não houve nenhum problema específico no cultivo.

Este híbrido caracteriza-se por um crescimento vigoroso, exigindo, portanto, uma seleção cuidadosa do local de plantio e atenção aos detalhes. No entanto, o esforço será recompensado com a abundante colheita que suas plantações de repolho proporcionarão.

Pera

Uva

Framboesa