Métodos de tratamento da sarna da batata

A sarna da batata é uma doença fúngica. Os patógenos normalmente vivem no solo por longos períodos e penetram nos tubérculos através de rachaduras e ferimentos. A doença é perigosa porque não só afeta negativamente o teor de vitaminas e minerais do fruto, como também reduz significativamente a produção.

Formas de crosta e sinais de danos

A crosta pode se manifestar de diversas formas:

  1. Sarna comum. Esta forma da doença é a mais comum. O patógeno deste tipo prospera em solos calcários e alta umidade. A sarna comum costuma aparecer em solos ricos em matéria orgânica, por isso é importante alternar os fertilizantes. Sarna em tubérculos de batataA sarna é fácil de detectar, pois se manifesta como pequenas úlceras perceptíveis que aumentam gradualmente de tamanho e formam uma espécie de "tampão" na superfície do tubérculo. Apesar de sua prevalência, a forma comum não afeta todas as variedades de hortaliças. As variedades mais resistentes são 'Berlichingen', 'Priekulsky' e 'Kameraz'. A doença pode ser controlada incorporando cuidados adicionais aos cuidados padrão. Antes de eliminar a sarna, medidas preventivas devem ser tomadas nos tubérculos. Pulverizá-los com 'Nitrafen' ou 'Polykarbacin' é suficiente. Germinar as mudas em local com luz é bastante eficaz. Regue as plantas imediatamente após o plantio. A rega deve ser interrompida quando os caules atingirem uma largura de 1,5 a 2 centímetros.
  2. Sarna pulverulenta. Esta forma é comum em solos encharcados. Aglomerados de microrganismos podem se mover pelo solo e atingir as raízes da planta. O principal sinal deste tipo de sarna são "verrugas" cinzentas nos tubérculos. A casca racha nas áreas afetadas, facilitando a disseminação da doença. As variedades 'Lorch', 'Yubel', 'Cardinal' e 'Majestic' são praticamente imunes a esta doença. A forma pulverulenta geralmente ataca o sistema radicular e o tronco. Os tubérculos também são suscetíveis à requeima e à podridão seca. Antes do transplante, as mudas devem ser imersas em uma solução de formalina por 7 minutos. Após isso, as plantas jovens devem ser cobertas com uma lona por várias horas.Nitrafen para o controle da sarna da batata
  3. Prateada. Esta forma é caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons nos tubérculos ou pela formação de pequenas áreas de "fuligem preta". Após algum tempo, a casca da raiz se desprende e a mancha fica cinza. O fungo prospera em alta umidade e temperaturas quentes (em torno de 21°C). A doença impacta negativamente a produção. As raízes afetadas encolhem mesmo durante o armazenamento. Nesse período, podem aparecer manchas cinzentas de mofo no local das verrugas. Culturas cultivadas em solos franco-argilosos e arenosos são as mais suscetíveis a esta doença. Antes do plantio, os tubérculos devem ser tratados com um pesticida. O tratamento químico das batatas deve ser realizado após a colheita e antes do armazenamento. Nitrafen, Botran, Titusim e outros produtos químicos são comumente usados ​​para esse fim.
  4. Preto. Essa forma da doença também é chamada de rizoctonia. O patógeno prospera em alta umidade. Normalmente ataca as plantações durante primaveras tardias e muito chuvosas. Os sinais de rizoctonia incluem manchas escuras e profundas, difíceis de remover da superfície dos tubérculos. Sarna preta nas batatasO principal perigo deste tipo de sarna é que ela pode atacar as batatas ainda durante a germinação. As mudas morrem ou desenvolvem caules danificados e folhas superiores enroladas. O microrganismo causador prefere solos argilosos. Esta doença da batata é perigosa porque não existem variedades resistentes. Portanto, deve-se dar especial atenção à prevenção. Trate os tubérculos com Integral, Baktofit, Vivatax e outros produtos. As mudas devem ser plantadas a 0,07 metros de profundidade em solos franco-arenosos, até 0,11 metros em solos argilosos e 0,12 metros em solos turfosos. Além disso, as mudas jovens devem ser plantadas em seu local definitivo em solo aquecido (aproximadamente 8°C). Fertilizantes minerais e orgânicos em quantidades superiores às recomendadas previnem a rizoctoniose.

Vídeo "Características da doença"

Neste vídeo você aprenderá o quão perigosa a sarna é para as batatas.

Métodos de prevenção e tratamento

Diferentes formas de sarna são causadas por diferentes fungos patogênicos, mas seus efeitos são os mesmos. Se sua plantação não apresentar sinais da doença, isso não significa que ela não reaparecerá no próximo ano ou no seguinte. Portanto, o controle da doença envolve tanto o tratamento quanto a prevenção.

Primeiramente, preste muita atenção ao material de plantio e às mudas de batata. Escolha exemplares saudáveis ​​para o plantio. Antes do plantio, os tubérculos são tratados com preparações especiais. Se o material de plantio contiver tubérculos levemente afetados, a cultura deve ser irrigada abundantemente durante a floração. A aplicação de cobre, manganês e boro durante o plantio reduz significativamente o risco de sarna.

A sarna da batata terá menos probabilidade de atacar sua plantação se você fizer rotação anual dos locais de plantio de batata e alterná-los com leguminosas. Se sua região não permite rotações frequentes de plantio, evite ao menos fertilizar o solo com esterco fresco.

Se o solo da sua região for alcalino, acidifique-o com uma solução de sulfato de amônio (2 colheres de sopa por balde de água). Durante a floração, cada arbusto precisará de meio litro de solução.Plantar ervilhas como adubo verde após as batatas.

Duas semanas antes da colheita, é recomendável destruir todas as partes verdes da planta, pois isso ajudará a fortalecer a casca da batata.

Após a colheita, é aconselhável plantar adubo verde. Isso ajudará o solo a se recuperar e a se enriquecer com nutrientes. O adubo verde pode ser composto por cereais (trigo ou centeio), leguminosas (ervilhas, tremoços) ou plantas crucíferas (colza, mostarda).

Além disso, é importante monitorar as condições da área de armazenamento. Ela não deve apresentar alta umidade ou calor.

O zircão pode ajudar a retardar a propagação da doença. É mais frequentemente usado durante o período de formação dos botões na planta. O zircão é um excelente regulador de crescimento. Mesmo uma única aplicação pode aumentar significativamente a produção.Commander - um produto para controle de pragas

Sarna da batata: como combatê-la? Você pode reduzir a incidência da doença e a severidade dos danos às batatas utilizando o produto FitoPlus. Ele é aplicado no material de plantio. A solução geralmente é pulverizada na cultura durante o período de crescimento. Um sachê do produto é suficiente para 3 litros de água.

Variedades altamente resistentes

Se todas as medidas preventivas não produzirem os resultados esperados, considere a possibilidade de trocar a variedade de batata. Embora não existam variedades de batata completamente resistentes à sarna, existem algumas que apresentam resistência ativa à doença.As batatas Vilnia são resistentes à sarna.

As variedades nacionais incluem Bryanskaya Novinka, Ramenskiy, Varmas, Vestnik, Vilnya, Vyatka, Lyubimets, Prasna, Rodnik, Skoroplodny e várias outras. As variedades criadas no exterior incluem Alfa, Element, Krostotr, Ostara, Prevalent e Saturn.

Ao cultivar variedades altamente resistentes à sarna, não negligencie as medidas preventivas. Só assim a colheita será saborosa, abundante e nutritiva. Além disso, certifique-se de considerar as condições de cultivo e a composição do solo.

Vídeo "Como Lutar"

Este vídeo mostrará como combater a sarna da batata.

Pera

Uva

Framboesa