Por que as folhas das batatas amarelam e secam prematuramente?
Contente
Razões
Existem diversas razões pelas quais as folhas da batata podem amarelar. Além de doenças e parasitas, o vegetal pode ser afetado por condições ambientais desfavoráveis, deficiências nutricionais ou amadurecimento inadequado.
Existem muitos fatores que podem causar o amarelecimento, o ressecamento e o murchamento da planta. Para prestar assistência oportuna às suas batatas e salvar a colheita, é importante estar ciente de todas as possíveis causas.
Vídeo "Doenças e Tratamento"
Este vídeo vai te contar sobre as doenças da batata e seus tratamentos.
Fungo
Batatas amareladas na sua horta podem ser resultado de doenças fúngicas. Jardineiros experientes sabem que essas doenças são muito perigosas para a plantação e, para dizer o mínimo, difíceis de tratar. Portanto, é importante combater as doenças fúngicas imediatamente após o aparecimento dos primeiros sinais. As batatas são afetadas com mais frequência por:
Fitosporose. Nesse caso, os esporos do fungo vivem na parte inferior da folhagem. Com o tempo, listras marrons aparecem nas partes verdes da planta. Essa infecção causa murchamento e ressecamento rápidos. Os tubérculos da batata ficam cobertos de manchas escuras e começam a apodrecer. A produção da colheita é drasticamente reduzida.
Para combater a doença, você pode tratar as plantas com produtos químicos durante a floração, amontoar terra ao redor das plantas e destruir as partes infectadas uma semana antes da colheita. Selecionar os frutos colhidos também pode ajudar. Para prevenir a requeima, como medida preventiva, os jardineiros costumam plantar variedades de hortaliças menos suscetíveis à doença.
Murcha de Fusarium. Nos estágios iniciais, as folhas inferiores da planta murcham, seguidas gradualmente pelas folhas superiores. Posteriormente, as folhas amarelam e secam. Detectar a murcha de Fusarium é difícil, especialmente em climas quentes e secos. A murcha de Verticillium também é comum, caracterizada pelo amarelecimento da parte inferior da planta, seguido de murcha e enrolamento. Às vezes, os sinais da doença aparecem imediatamente após a germinação, indicando infecção da semente.
A doença pode ser controlada através do pré-tratamento das sementes da planta. A remoção e queima dos caules antes da colheita dos vegetais e o cultivo mecânico do solo após a colheita dos frutos também ajudam.
Mancha seca (Macrosporiose). Os sintomas incluem manchas alongadas nas folhas e caules da planta, que aumentam de tamanho de forma gradual e constante. A planta geralmente seca e morre. Os tubérculos diminuem de tamanho e seu número reduz significativamente. Os métodos de controle são semelhantes aos da requeima.
Podridão anelar. O ar excessivamente úmido e as temperaturas elevadas favorecem o desenvolvimento desta doença. Os sintomas incluem o amarelecimento de caules individuais. As pontas dos arbustos se enrolam e a própria planta seca e se desintegra. Um corte no caule revela uma podridão em forma de anel. A maior parte da cultura afetada apodrece no solo.
Plantar sementes saudáveis, eliminar plantas infectadas e tratar a área com sulfato de cobre ajudará a prevenir a doença.
Canela-preta. Esta doença bacteriana manifesta-se imediatamente após o surgimento dos brotos jovens. A planta enrola-se e fica amarela. Os caules apodrecem na base.
Para combater a doença, selecione e trate os tubérculos com fungicidas antes do plantio. Além disso, a colheita deve ser seca antes do armazenamento e todos os tubérculos doentes devem ser removidos. Polvilhar a área com sulfato de cobre e cinzas também ajudará.
Fertilizantes minerais
As folhas dos vegetais também podem mudar de cor devido à falta de potássio e fósforo em solos empobrecidos. O principal perigo da requeima é a redução do período de cultivo pela metade, o que diminui significativamente a produção. Os tubérculos ficam menores porque os nutrientes são armazenados principalmente nos caules das plantas, que não conseguem atingir o peso necessário. Normalmente, um caule corresponde a um tubérculo. O número de caules pode ser usado para determinar o número de tubérculos principais. Consequentemente, o peso do caule pode ser usado para determinar o peso do tubérculo. No entanto, isso só é válido para batatas de elite, pois as variedades inferiores produzem mais tubérculos, cuja qualidade deixa muito a desejar.
O primeiro sinal de deficiência de nitrogênio em batatas é o caule fino, mesmo em condições de irrigação adequadas.
Vírus
As doenças virais são as mais perigosas para a batata, pois são praticamente incuráveis. Essas doenças variam amplamente, incluindo o vírus do enrolamento das folhas da batata, o mosaico da alfafa, o vírus gótico, o vírus do mosaico e o vírus do enrolamento. Os sintomas das doenças virais incluem folhas amareladas, tubérculos deformados, crescimento atrofiado, morte precoce do caule e uma redução acentuada na produção. A infecção ocorre pelo contato entre plantas saudáveis e doentes. Elas podem ser transmitidas por meio de ferramentas de jardinagem e carregadas por certos insetos. A folhagem verde afetada é destruída juntamente com os tubérculos.
Não existem métodos químicos de proteção contra epidemias virais. A única opção é plantar sementes saudáveis.
Insetos
Todos os anos, os jardineiros sofrem danos significativos causados por insetos parasitas. Os mais comuns são os vermes-arame, as pulgas-da-batata, as cigarrinhas e outros.
O besouro mais perigoso é o besouro-da-batata-do-colorado. As fêmeas depositam seus ovos na parte inferior das folhas da batata. Os besouros jovens se alimentam ativamente da parte superior das folhas, fazendo com que as plantas sequem, amarelem e murchem. Larvas e adultos podem destruir toda a parte superior das folhas em um curto período de tempo.
Você pode proteger sua plantação coletando e destruindo manualmente as pragas. Plantar calêndula, leguminosas e feijões perto das batatas também ajuda. Os insetos também podem ser eliminados quimicamente: infectando os arbustos com bactérias (como bitoxibacilina ou beauverina) ou tratando-os com preparações específicas.
Portanto, o amarelecimento da parte superior das batatas é um problema sério causado por diversos fatores. Só pode ser resolvido identificando-se claramente a causa da descoloração.
Vídeo "Pragas"
Este vídeo vai falar sobre as pragas e insetos da batata.



