O que fazer se a batata tiver folhas grandes?

A batata é talvez a hortaliça mais comum em nosso país. Embora essa planta seja conhecida na agricultura há muito tempo, nem sempre é possível obter uma boa colheita de raízes. Isso pode ser devido ao grande crescimento da folhagem da batata. Nosso artigo de hoje explicará o que causa o crescimento excessivo da folhagem e como combatê-lo.

Razões

As folhas da batata não são comestíveis. No entanto, são um recurso valioso para a produção de fertilizantes orgânicos, seja por compostagem ou queima. Também são utilizadas no preparo de infusões tradicionais para combater certas pragas. Contudo, uma folhagem alta e abundante pode impactar negativamente a produtividade. Isso ocorre porque, quando as batatas têm folhas muito desenvolvidas, suas raízes se tornam pequenas. Nesse caso, a planta concentra toda a sua energia na produção da folhagem, deixando apenas alguns grãos para a parte subterrânea, que é a principal fonte de nutrientes da cultura. Entretanto, isso nem sempre acontece. O fato de as batatas serem pequenas mesmo com folhas altas depende de diversos fatores.Batatas floridas no jardim

Os seguintes fatores podem levar a uma situação em que a folhagem das batatas cresce em excesso:

  • Plantar à sombra de árvores. Nessa situação, as partes aéreas das plantas se esticarão devido à falta de luz solar. Naturalmente, essas não são condições ideais de cultivo. A sombra pode levar à deterioração da qualidade e da quantidade da colheita;
  • Fertilização excessiva com esterco, composto ou fertilizantes nitrogenados. A aplicação de fertilizantes ricos em nitrogênio no solo deve ser cuidadosamente coordenada. Evite fertilizar em excesso, pois isso estimulará o crescimento da parte aérea da batata. A parte aérea da batata cresce especialmente bem com excesso de fertilizantes nitrogenados e esterco. Nesse caso, é melhor aplicar menos do que mais. É justamente esse excesso de fertilizantes que, na maioria das vezes, resulta em plantas de batata gigantes com praticamente nenhum tubérculo.
  • Chuvas prolongadas ou regas frequentes. O excesso de umidade também retarda a formação dos tubérculos e o crescimento da folhagem. Além disso, se a colheita for feita ainda nesse período, os vegetais não se conservarão bem na adega.O processo de regar com uma mangueira

Vale ressaltar que a presença de muitas folhas não significa necessariamente uma colheita ruim. Isso pode ser uma característica de uma variedade específica. No entanto, para evitar a perda da sua colheita de batatas, você ainda precisa saber o que fazer nessa situação.

Vídeo: Cuidados com a Batata

Neste vídeo, você aprenderá como cuidar de vegetais de raiz.

O que fazer

Ao cultivar qualquer hortaliça, é importante conhecer os cuidados adequados para prevenir pragas, doenças e redução da fertilidade das plantas. As batatas requerem cuidados relativamente simples para produzir excelentes colheitas de raízes grandes e saborosas. No entanto, há momentos em que medidas específicas devem ser tomadas para evitar a perda da colheita. Uma dessas situações ocorre quando uma planta de batata cresce muito (mais de 80 cm). Se a folhagem estiver crescendo ativamente, isso indica que ajustes nos cuidados com a planta são necessários.

Situações em que a parte superior da planta ultrapassa um metro indicam excesso de nitrogênio no solo. Nesse caso, é necessário um ajuste na fertilização. A normalização dos nutrientes do solo impedirá naturalmente o encolhimento da folhagem, mas estimulará a formação de tubérculos. A aplicação de 100 g de superfosfato diluído em 10 litros de água interromperá o crescimento da folhagem e estimulará a formação de tubérculos.Fertilizante de raízes para batatas

Uma planta de batata em crescimento deve ser fertilizada adequadamente para evitar o crescimento excessivo da sua parte aérea. Para isso, o fertilizante deve ser o seguinte:

  • A primeira adubação é feita imediatamente após o surgimento dos primeiros brotos. Utiliza-se nitrato de amônio ou ureia. Devem ser dissolvidos de 10 a 15 g do produto em 10 litros de água. É importante ressaltar que, ao aplicar adubo no solo no outono ou na primavera, não se deve aplicar o fertilizante na primeira vez para evitar o excesso de nitrogênio no solo.
  • Após a amontoa de terra, realiza-se uma adubação adicional. Uma segunda aplicação é feita quando a parte aérea da planta atinge uma altura de 20-25 cm (20-30 g de nitrofósforo são espalhados entre as fileiras). Se o solo estiver bem adubado, não é necessária nenhuma outra adubação. Alguns jardineiros aplicam fertilizante foliar várias vezes ao longo do verão para enriquecer o solo com fósforo, potássio, magnésio e outros micronutrientes.

Vale ressaltar que a adubação foliar pode ser combinada com a pulverização de arbustos contra a requeima e o besouro da batata do Colorado.Pulverização de batatas contra doenças

Se você não conseguir determinar a causa do crescimento excessivo das batatas, basta pressionar e dobrar as pontas. Isso impedirá o crescimento das plantas por pelo menos duas semanas, dando-lhes a oportunidade de desenvolver os tubérculos normalmente. Esse método é muito popular entre os jardineiros porque não exige custos adicionais com fertilizantes ou estimulantes, além de ser rápido.

Você pode simplesmente remover as partes verdes. Atualmente, existem duas maneiras de remover a parte aérea das batatas:

  • Mecanicamente. Este método é mais indicado quando a parte verde restante da planta atinge 25 cm de altura. Essa altura permite uma boa absorção dos produtos químicos, o que retarda o crescimento da folhagem. Para arbustos baixos, os métodos mecânicos não são adequados. Nesses casos, utiliza-se uma máquina de poda.
  • Quimicamente. Este método costuma ser usado em dias alternados, após a remoção mecânica. O ideal é remover a folhagem quimicamente em duas etapas. O primeiro tratamento destrói a ponta do caule e o segundo completa o processo. O tratamento duplo intensifica os efeitos dos produtos químicos.Topos grandes de batata

Ambos os métodos de remoção da parte aérea podem ser usados ​​uma semana antes da colheita. Essa abordagem permite uma remoção mais completa e fácil de todos os brotos e caules, sem danificar as raízes ou as ferramentas de jardinagem. Isso é especialmente importante para variedades que produzem caules e folhas fortes e resistentes.

Vale ressaltar que, em caso de chuvas prolongadas, as copas podem começar a se reformar. Nesse caso, elas podem ser tratadas novamente com soluções químicas específicas. Antes disso, recomenda-se repetir a remoção mecânica.

Outra forma de aumentar a produção de batatas é cortando as folhas. No entanto, é importante saber quando cortar as folhas das batatas.

Cortar a parte superior das plantas após a floração.

Você pode cortar a parte superior das plantas de batata depois que elas pararem de florescer. Até lá, é melhor deixar a parte aérea das plantas intacta, pois isso pode afetar a produção.Colheita de batatas em uma cesta

Vale ressaltar que cortar as pontas das batatas após a floração é uma parte importante do processo de colheita. Esse procedimento é realizado pelos seguintes motivos:

  • A remoção da massa verde estimula o amadurecimento das culturas de raízes;
  • A qualidade das frutas melhora;
  • Sulcos e canteiros secam mais rapidamente;
  • O risco de infecção dos tubérculos por doenças transmitidas pela parte aérea (como a requeima) é reduzido. Roçar a parte aérea da planta é uma medida preventiva eficaz contra diversas doenças e também ajuda a eliminar pragas que ainda não migraram da parte aérea para o solo para hibernar. No entanto, é impossível detectar se um tubérculo está infectado a partir de um saudável, pois a doença não se manifesta nesse estágio.
  • Aumentar a vida útil das batatas armazenadas no porão.

Além disso, cortar as folhas das batatas facilita bastante a colheita subsequente. No entanto, para aproveitar todos os benefícios descritos acima, é importante saber exatamente quando fazer isso. Caso contrário, seus esforços não renderão os resultados esperados. Jardineiros experientes recomendam colher as folhas pelo menos duas semanas antes da data prevista para a colheita. Algumas fontes sugerem que esse processo pode ser feito até uma semana antes da colheita. Contudo, também é recomendável esperar uma semana antes de cortar as folhas se as plantas tiverem sido tratadas com fungicidas. Um pequeno atraso, principalmente em tempo chuvoso, pode levar a uma infecção massiva dos tubérculos devido ao acúmulo de esporos de fungos nas folhas infectadas.

Ao cortar a parte aérea das plantas, lembre-se de que patógenos e pragas podem sobreviver no solo por muito tempo. Portanto, para prevenir infecções nos frutos, é necessária uma abordagem abrangente. Isso envolve não apenas a remoção da parte aérea das plantas, mas também o cultivo do solo. Fungicidas são essenciais para o tratamento da cultura contra patógenos e pragas. Nesse caso, os produtos químicos podem proteger eficazmente as culturas de raízes de microrganismos nocivos.Cortador rotativo para cortar as folhas das batatas

A poda só deve ser feita após o término do período de brotação. Fazer isso durante a floração pode retardar o processo de formação dos tubérculos.

Como podemos ver, na maioria dos casos, as folhas grandes das batatas levam a uma redução na produção. Portanto, é importante monitorar o crescimento dessas folhas para evitar que se tornem excessivas.

Vídeo "Cortando a grama"

Neste vídeo, você aprenderá como cortar a grama pela parte superior.

Pera

Uva

Framboesa