Por que e como amontoar terra nas batatas
Contente
Razões
Na verdade, a amontoa não é um procedimento exclusivo para essa cultura de raiz em particular. Muitas culturas são amontoadas, mas o objetivo é sempre o mesmo: produzir uma colheita maior e melhor. Esse é, por assim dizer, um objetivo geral. E em diferentes estágios de cultivo, a amontoa de batatas atinge diferentes objetivos.
Essa etapa de manutenção consiste em espalhar terra ao redor da base da planta. Em outras palavras, criamos um pequeno monte de terra — daí o nome. Por que fazemos isso? Existem vários motivos:
- Ao polvilhar os caules com terra, garantimos que mais tubérculos cresçam;
- Ao afrouxarmos o solo, melhoramos a ventilação;
- Vamos eliminando as ervas daninhas à medida que avançamos, cuidando da saúde da planta;
- Oferecemos proteção contra superaquecimento e congelamento;
- Criamos um acesso mais eficaz da luz solar para os arbustos.
Bem, com os tubérculos extras, tudo fica claro — estamos trabalhando para uma colheita maior, diria um jardineiro iniciante. Mas será que realmente vale a pena o trabalho com as grelhas de ventilação?
Claro que sim! A ventilação é necessária porque:
- As raízes, que não têm onde respirar, morrem;
- Se houver falta de oxigênio, elas não crescem em profundidade;
- Se as raízes não têm onde respirar debaixo da terra, elas resolvem o problema enviando seus brotos respiratórios para a superfície;
- A má ventilação pode causar doenças nas plantas.

Geralmente se acredita que a amontoa de terra adequada e oportuna em hortaliças de raiz pode aumentar a produção em 20 a 30%. Especialistas também afirmam que as batatas ficarão mais saborosas.
Vídeo: Como cuidar de batatas
Neste vídeo, você aprenderá como amontoar batatas ao redor da terra.
Como fazer isso
Jardineiros experientes aconselham que quanto mais cedo você começar a amontoar terra ao redor das plantas, melhor. Um bom indicador é a altura dos brotos: se eles atingirem 17-20 cm, está na hora. Por que fazer isso cedo? Primeiro, ao fazer isso, você não precisará capinar ou afofar o solo novamente. Segundo, proporciona uma proteção confiável caso o frio retorne. Isso é especialmente importante para regiões mais ao norte.
Se acabou de chover e o tempo está nublado, esse é o melhor dia para amontoar batatas. Em dias quentes, você terá que fazer isso nos canteiros ao amanhecer ou após o pôr do sol, sempre depois de regar; solo seco é perigoso. O calor é perigoso para este procedimento, porque, por mais cuidadoso que seja, as raízes ainda sofrerão danos. E as plantas murcharão sob o sol escaldante.
Normalmente, para amontoar terra, utilizam-se ferramentas agrícolas simples: uma enxada, um rastelador ou uma picareta. Com essas ferramentas, espalhamos a terra em direção aos arbustos, formando montes relativamente altos e largos.
Algumas pessoas usam uma técnica bastante primitiva, mas eficaz, para isso: um amontoador de terra manual. Elas também constroem o seu próprio usando uma enxada simples. Ou então, improvisam algo parecido com um pequeno arado.
E, finalmente, o auge da inovação tecnológica: o trator de passeio. Essa máquina é ideal para arar, amontoar terra e realizar outras tarefas de manutenção.
Quantas vezes?
Acredita-se geralmente que amontoar terra em hortaliças de raiz duas vezes por temporada seja suficiente. Isso provavelmente está correto. Mas a experiência mostra que algumas rodadas extras não fazem mal. Você notará que as batatas amontoadas ficam ótimas em canteiros bonitos e organizados. E no outono, você verá que seus esforços tiveram um impacto positivo na colheita.
O primeiro plantio, como já mencionamos, ocorre quando os brotos atingem 17-20 cm. O segundo é feito 2-3 semanas depois, na véspera da floração.
Deixe que a intuição do seu jardineiro o guie quanto à necessidade de amontoar mais terra. Em qualquer caso, se vir tubérculos a despontar do solo, arbustos a desintegrar-se ou outras irregularidades, pegue numa enxada.
Isso é necessário?
E, por fim, uma questão um tanto filosófica: será que existe algum propósito neste trabalho um tanto tedioso? Vamos descobrir.
Já discutimos os motivos para amontoar terra ao redor das batatas, e todos eles são convincentes. No entanto, quem duvida tem razão: essa parte do cuidado nem sempre é necessária.
Em primeiro lugar, é desnecessário em regiões do sul com climas realmente quentes, a menos que haja condições adequadas de irrigação. Enterrar suas plantas em solo seco e quente resultará literalmente em batatas assadas. Portanto, é mais sensato limitar-se a afofar o solo e remover qualquer crosta.
Além disso, existe um método de cultivo bastante antigo que elimina completamente a necessidade de amontoar terra. Chama-se cobertura morta orgânica. Este método consiste em cobrir o solo com feno ou palha no outono. Isto permite:
- Proteger as plantações de geadas recorrentes;
- Controlar o teor e a distribuição da umidade;
- Mantenha aquecido;
- proteger o solo da erosão causada pelas chuvas;
- Promover o crescimento intensivo de culturas de raízes;
- Proteja as batatas contra doenças e ataques de pragas.
Durante o inverno, a terra apodrece e as batatas são plantadas como de costume. Em seguida, as mudas são cobertas com uma primeira camada de feno ou palha e, depois de algum tempo (quando os brotos atingirem 5-6 cm), com uma segunda camada.
Agora, só resta esperar pela colheita. Nem precisa de rega, exceto durante períodos de seca.
Você pode usar cobertura morta inorgânica, cobrindo as batatas com tecido escuro ou filme plástico. O importante é garantir que a cobertura adira bem ao solo e não seja levada pelo vento. Os produtores de hortaliças que usaram cobertura morta estão satisfeitos com suas colheitas. Portanto, existem opções. Se o método tradicional de amontoamento de terra parece ultrapassado ou muito trabalhoso, saiba que existem alternativas.
Vídeo "Quando subir a colina"
Este vídeo vai te ensinar quando amontoar batatas ao redor da terra e como fazer isso corretamente.



