Como plantar batatas sob palha: altas colheitas com o mínimo esforço
Contente
Vantagens e desvantagens do método
Os horticultores e jardineiros estão cada vez mais interessados no método de cultivo de batatas na palha, mas, devido à incerteza quanto ao resultado final, muitos hesitam em implementar essa ideia.
Para realmente apreciar a eficácia deste método, é importante entender todas as suas vantagens e desvantagens. Vamos começar listando os benefícios do cultivo de batatas sob palha:
- Este método é aplicável a qualquer clima e apresenta vantagens em todas as regiões: em climas temperados, onde os verões são muito quentes, a palha protege as plantas do sol escaldante e, na primavera, das geadas noturnas. No sul, as batatas podem ser plantadas sob palha muito mais cedo do que o habitual.
- As batatas não exigem cuidados constantes como capinar, afofar ou amontoar terra, então você pode passar seus meses de verão ou suas tão esperadas férias fazendo algo mais agradável.
- Não é necessário cavar ou arar a área para o plantio - basta soltar a camada superficial. Se você não tiver tempo, pode pular essa etapa.
- A palha protege perfeitamente o solo contra ervas daninhas, ressecamento e superaquecimento; durante toda a estação, suas batatas crescerão em condições confortáveis e não precisarão ser regadas.
- Não é necessário adicionar fertilizante, pois a palha ou o feno se decompõem parcialmente e servem como um bom fertilizante orgânico.
- A camada inferior de palha em decomposição é um habitat preferido pelas minhocas, que têm um efeito benéfico sobre a condição do solo, o que terá um impacto positivo na produção e na qualidade dos tubérculos.
- Batatas cultivadas sob palha são menos suscetíveis a doenças, besouros da espécie <i>Psilocybe scoparium</i> e lesmas, permitindo o cultivo de vegetais sem o uso de produtos químicos.
- No outono, após a colheita, basta incorporar a palha ao solo, e na primavera seguinte terá novamente terra fértil para o plantio de batatas.

As desvantagens desse método incluem o seguinte:
- Nem sempre é possível para um jardineiro obter a quantidade necessária de palha ou feno, e prepará-la por conta própria é um processo trabalhoso e trabalhoso.
- Em locais onde não há palha suficiente e o sol incide diretamente sobre os tubérculos, as batatas podem ficar verdes.
- Pequenos roedores (ratos) frequentemente infestam feno ou palha, causando danos significativos às plantações.
Vídeo "Aterrissagem"
Este vídeo vai te mostrar como plantar batatas sob palha.
Preparando os tubérculos para o plantio.
Material de plantio de alta qualidade pode aumentar significativamente a produtividade, portanto, antes de plantar batatas sob palha, é uma boa ideia fazer alguns trabalhos preparatórios. Primeiro, selecione os tubérculos: separe os bons dos danificados e, em seguida, escolha o tamanho mais adequado. Para o cultivo sob palha, recomenda-se o uso de tubérculos inteiros de tamanho médio, aproximadamente do tamanho de um ovo de galinha. Caso não estejam disponíveis, batatas grandes cortadas ao meio podem ser utilizadas.
Pouco antes do plantio, recomenda-se aquecer os tubérculos ao sol – isso garantirá uma germinação mais rápida. Se você deseja uma colheita precoce, os tubérculos precisam ser aquecidos por mais tempo durante 3 a 4 semanas. Se você os colocar em caixas, polvilhá-los com serragem úmida e turfa, e mantê-los aquecidos, terá material de plantio perfeito, com brotos e pequenas raízes, em três semanas. Para proteger as batatas de microrganismos e possíveis pragas do solo, recomenda-se polvilhar os tubérculos com cinzas de madeira antes do plantio.
Condições de aterrissagem
Ao plantar os tubérculos, o solo deve estar moderadamente úmido e solto. O ideal é plantar após uma chuva leve. Se a chuva foi forte, adie o plantio por 1 a 2 dias — plantar tubérculos em solo excessivamente úmido não é recomendado. Em clima quente, a camada superficial do solo pode ser levemente umedecida, mas apenas ligeiramente, pois o subsolo normalmente permanece úmido por muito tempo após o inverno.
Antes de plantar batatas, certifique-se de ter material de cobertura suficiente (feno ou palha). Os tubérculos precisam ser cobertos firmemente, mas não em excesso, caso contrário, as batatas demorarão muito para germinar. É importante lembrar também que a palha se compacta com o tempo, criando espaços vazios, por isso é necessário adicionar mais periodicamente. Para isso, tenha sempre um estoque de material à mão.
Tecnologia de plantio
Plantar batatas é tecnicamente muito simples, e se você quiser economizar o máximo de tempo possível, pode pular algumas etapas. Por exemplo, você pode pular a etapa de afofar o solo e simplesmente colocar os tubérculos na superfície. Não é necessário fazer sulcos para as batatas. Mas vamos por partes. Vejamos como cultivar batatas sob palha ou feno, passo a passo:
- Você deve começar soltando levemente a terra (aproximadamente 5 cm) - como a prática mostra, esse procedimento não é necessário, e os tubérculos podem ser colocados diretamente sobre a terra ou a camada de grama.
- Em seguida, demarque a área e faça sulcos rasos (10-15 cm) de qualquer largura ao redor do perímetro. Coloque o material de plantio nesses sulcos em intervalos de 30-40 cm. Se desejar, você pode pular esta etapa e colocar os tubérculos diretamente na superfície do solo, mas, nesse caso, será necessário cobri-los levemente com terra fértil.
- Por fim, os sulcos são cuidadosamente cobertos com palha ou feno (jardineiros experientes recomendam o uso de palha). Como mencionado anteriormente, a camada de palha deve ser solta, mas sem espaços, com aproximadamente 20 cm de espessura.

Você pode espalhar um pouco de terra misturada com fertilizante orgânico sobre os tubérculos. Esterco bem curtido ou cinzas são as melhores opções. Se o verão for quente, o canteiro precisará ser regado ocasionalmente.
Colheita
Este processo, comparado à colheita tradicional de batatas, é muito simples e rápido. Não é preciso usar pá nem cavar desajeitadamente em busca dos tubérculos. Quando a parte aérea estiver seca, basta remover a palha com um ancinho ou garfo de jardim e colher as raízes.
Não se apresse em jogar a palha fora - ela pode ser seca e usada no ano que vem ou incorporada ao solo como adubo.
Se você cobriu os tubérculos com terra durante o plantio, basta puxar as folhas e todos os tubérculos ficarão expostos, podendo então ser facilmente coletados em sacos ou baldes.
Neste ponto, a colheita pode ser considerada completa. Um momento particularmente agradável é ver todas as batatas, sob o feno, crescerem grandes, uniformes e limpas. Não há necessidade de sacudir as raízes para limpá-las, sujar as mãos ou inalar poeira.
A julgar pelas avaliações, cultivar batatas sob palha é muito mais fácil do que usar outros métodos alternativos. Qualquer jardineiro que tenha experimentado este método pelo menos uma vez nunca mais voltará ao cultivo tradicional no solo, pois perceberá que plantar batatas sob palha é uma maneira descomplicada de cuidar do jardim.
Vídeo "Partindo"
Neste vídeo, você aprenderá como cuidar adequadamente das batatas.



