Tecnologia de cultivo de batatas a partir de sementes

Nenhuma horta está completa sem um canteiro de batatas; é difícil encontrar alguém que não ame batatas deliciosas e aromáticas! E o processo de cultivo não tem segredo nenhum: basta colocar os tubérculos em buracos e cobrir com terra. Mas e quanto a cultivar batatas a partir de sementes? Acha que é impossível? De jeito nenhum!

Como preservar uma variedade

Jardineiros experientes sabem que qualquer variedade de batata se deteriora gradualmente: seu sabor piora e sua produção diminui. Isso acontece porque as batatas são plantadas ano após ano da mesma variedade, o que significa que não há renovação das sementes.Um punhado de sementes de batata

A maneira mais fácil de resolver essa situação é comprar mudas de variedades selecionadas. No entanto, isso é bastante caro e não há garantia de que os tubérculos comprados sejam realmente de elite, e não simplesmente escolhidos de uma colheita comum. Como alternativa, você pode aprender a cultivar batatas a partir de sementes para produzir suas próprias mudas sem incorrer em custos significativos. As batatas contêm sementes que, felizmente, não apresentam sinais de degeneração e não carregam informações hereditárias sobre doenças de plantas.

Você pode coletar as sementes você mesmo em seus próprios canteiros ou comprar sementes preparadas e processadas em lojas agrícolas especializadas.Flores de batata no jardim

Esta última opção é a mais aceitável, uma vez que as mudas de batata resultantes serão fortes e resistentes às influências ambientais negativas.

Vídeo: Cultivando a partir de sementes

Este vídeo mostrará como cultivar vegetais de raiz a partir de sementes.

Características da tecnologia agrícola

As batatas cultivadas a partir de sementes em casa se distinguem pelo fato de que as plantas resultantes não serão da mesma espécie. No entanto, cada embalagem (caso você tenha comprado sementes) indicará que você receberá uma população completa, e as plantas terão um conjunto diferente de fitogênicos. Assim, você pode escolher as que melhor se adequam às suas necessidades em termos de qualidades e condições de cultivo. Em outras palavras, ao cultivar batatas a partir de sementes, você atua como um criador individual.Batatas crescendo em um canteiro de jardim

Métodos de cultivo a partir de sementes

Agricultores experientes utilizam dois métodos principais para o cultivo de batatas a partir de sementes: a semeadura direta e a semeadura em solo. A semeadura direta produz raízes pequenas, adequadas apenas para o plantio na safra seguinte. Esse método parece mais simples, pois não requer manipulação adicional das mudas, mas é importante lembrar que as sementes têm uma baixa taxa de germinação, o que pode prolongar o processo de desenvolvimento.Regando batatas novas

Se você pretende cultivar mudas, o processo será muito semelhante ao cultivo de mudas de tomate, mas existem algumas diferenças:

  • As mudas de batata são muito frágeis, portanto, transplante-as ou retire-as com extrema cautela;
  • Para o desenvolvimento normal das mudas de batata, são necessários solo mais solto e um período mais longo;
  • Os rebentos jovens são muito exigentes em termos de condições de iluminação; em muitos casos, pode ser necessária iluminação adicional;
  • As mudas de batata são extremamente sensíveis a doenças.

Preparando e plantando sementes

As sementes de batata não podem ser simplesmente semeadas na terra; elas precisam germinar primeiro. Isso deve ser feito já em março, colocando as sementes em água limpa por alguns dias. Não é necessário submergi-las completamente; basta proporcionar um ambiente úmido.Sementes de batata em um lenço

Para isso, o ideal é usar um pano de algodão úmido, que deve ser umedecido regularmente. Também é importante manter a temperatura adequada — as sementes em germinação devem ser mantidas em um local aquecido, de preferência perto de um radiador de aquecimento central.

Para influenciar a eficiência da germinação das sementes, seria uma boa ideia tratá-las com algum tipo de estimulador de crescimento.

Outro ponto que tem um efeito positivo nas plantas futuras é o endurecimento das sementes (para isso, basta colocar a tigela na geladeira por um certo período de tempo e depois devolvê-la a um local aquecido).

Transplante e cultivo de mudas

Assim que as sementes germinarem, semeie-as. Uma bandeja especial com pelo menos 10 cm de profundidade, preenchida com uma mistura de solo solta e nutritiva, é ideal para isso. Coloque as sementes germinadas com cuidado e delicadeza sobre a superfície do solo, deixando cerca de 5 cm de distância entre elas e 10 cm entre as fileiras. Em seguida, cubra levemente as sementes com terra e borrife água com um borrifador. Em princípio, toda a rega inicial deve ser feita exclusivamente com um borrifador, caso contrário, você corre o risco de lavar as sementes fracas e sem raízes. A superfície da bandeja deve ser mantida ligeiramente úmida o tempo todo, mas evite regar em excesso. Até que as mudas apareçam, é melhor cobrir o recipiente com plástico ou vidro e deixá-lo em um local quente e bem iluminado. Os primeiros brotos aparecerão no mínimo 10 dias depois.Mudas de batata no parapeito da janela

Assim que as mudas crescerem e formarem algumas folhas verdadeiras, você poderá começar a transplantá-las para vasos de turfa, certificando-se de fazer um furo de drenagem. Lembre-se de girar as mudas regularmente para evitar que elas se estiquem ou se inclinem em direção à fonte de luz.

Enquanto as mudas estão se desenvolvendo, elas precisam ser nutridas. Use fertilizante orgânico pelo menos uma vez por mês. Tratamentos periódicos de aclimatação também são úteis: ocasionalmente, deixe as mudas na caixa durante a noite em uma varanda envidraçada. Antes de plantar no jardim, você pode deixar as plantas de batata lá por uma semana.

Plantio em campo aberto

Assim que o último risco de geada passar, você pode começar a plantar batatas em canteiros abertos. Isso deve ser feito na terceira quinzena de maio, quando o clima estiver suficientemente quente. Não se esqueça de preparar o solo, cavando e afofando-o bem, e adicionando adubo orgânico às covas. Plante as batatas em covas rasas (cerca de 10 cm), previamente umedecidas. Firme as plantas ao redor, deixando apenas as três folhas superiores acima da superfície. É recomendável proteger o canteiro criando uma pequena estufa. Isso ajudará as mudas a desenvolverem raízes fortes e saudáveis. Remova a cobertura assim que as mudas começarem a se desenvolver ativamente e estiverem totalmente estabelecidas. Os cuidados seguintes incluem rega regular, afofamento do solo e remoção de ervas daninhas. Além disso, fique atento a possíveis ataques de insetos.

Agora você já sabe como cultivar batatas a partir de sementes. Como você pode ver, não é nada difícil, embora possa dar um pouco de trabalho. Mas os resultados valem o esforço, pois você obterá uma variedade única com a combinação perfeita de qualidades e características para as suas necessidades. Portanto, não tenha medo dos desafios e siga em frente rumo a uma ótima colheita! Você verá, com certeza terá sucesso, e seus vizinhos até organizarão uma visita só para admirar suas batatas!

Vídeo: Plantio em campo aberto

Este vídeo mostrará como plantar sementes corretamente em campo aberto.

Pera

Uva

Framboesa