Como cultivar batatas roxas no seu jardim?

As batatas roxas estão ganhando popularidade. Pratos feitos com a variedade "trufa francesa roxa" há muito tempo encantam os gourmets dos melhores restaurantes de Paris. Dietas baseadas nelas estão sendo criadas, fábricas que produzem batatas fritas coloridas já existem nos EUA e, na Coreia do Sul, sabonetes e cosméticos com propriedades antienvelhecimento são feitos a partir de batatas coloridas.

Propriedades benéficas

Tudo se resume à cor. As batatas roxas devem sua tonalidade incomum a pigmentos especiais chamados antocianinas, que, além de outras propriedades benéficas, são poderosos antioxidantes. Fontes tradicionais dessas substâncias incluem mirtilos, arandos, variedades de uvas escuras, groselhas pretas, manjericão e algumas outras plantas cujos frutos ou folhas são azul-violeta ou roxos.Corte transversal da batata roxa

Como as antocianinas não são sintetizadas nem se acumulam no corpo humano, uma pessoa saudável deve consumir pelo menos 15 miligramas dessas substâncias diariamente para prevenir diversas doenças. Na presença de doenças sistêmicas, a necessidade diária de antocianinas aumenta várias vezes. Cem gramas de batatas roxas ou azuis, dependendo da intensidade da cor, contêm entre 9 e 40 mg de antocianinas.

O consumo diário de batatas roxas e outros alimentos "coloridos" ativa o metabolismo a nível celular, reduz o impacto negativo da radiação e dos carcinógenos no organismo, suprime o crescimento de tumores malignos, retarda o processo de envelhecimento, melhora a visão e fortalece o sistema imunológico.

Além disso, devido ao maior teor de ácido clorogênico, a batata roxa reduz a pressão arterial e regula o equilíbrio hormonal, influenciando a produção de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio.Todas as batatas azuis

As batatas azuis são ricas em potássio, cálcio e ácidos fenólicos, e duas batatas cozidas com casca equivalem a um limão em termos de teor de vitamina C.

Vídeo "Descrição"

Neste vídeo, você aprenderá muitos fatos interessantes sobre a variedade de batata roxa.

Características da espécie

Afinal, o que é isso? Numa era em que "os navios navegam..." e as questões ambientais são mais prementes do que nunca, os alimentos saudáveis ​​com propriedades medicinais estão em crescente procura. A batata colorida não é um milagre da engenharia genética; é mais um produto do trabalho meticuloso dos melhoristas. A edição de 1817 de "Notas sobre Agricultura" menciona o nome francês deste vegetal — Vitalot — entre seis variedades de batata vendidas nos mercados de Paris na época. Até Alexandre Dumas escreveu sobre o sabor soberbo desta batata. Tubérculos de batata VitalotaNo entanto, há indícios de que as batatas roxas sejam originárias de países da América do Sul – Peru ou Bolívia; seus ancestrais selvagens ainda crescem nos Andes.

Hoje em dia, não só os produtores ocidentais, mas também os cientistas russos estão a desenvolver variedades que produzem tubérculos com polpa colorida.

Diversas novas variedades foram desenvolvidas — Kongo, Baue, Hindelblank, All Blue, Red Pearl, Purple Peruvian, Alaska Sweetheart, Granberry Red — e as novas variedades Mountain Rose e All Red são particularmente impressionantes. As batatas azuis, assim como suas primas de polpa clara, pertencem à família das solanáceas (não devem ser confundidas com as batatas-doces, que pertencem à família das ipomeias).

Essa iguaria tem um sabor típico de batata com um leve toque de noz, o que facilita sua incorporação na dieta diária, mesmo para quem prefere uma alimentação mais conservadora. Distingue-se pela cor vibrante não só da casca, mas também da polpa, que permanece inalterada após o cozimento. Em média, cada tubérculo, com no máximo dez centímetros de comprimento, pesa 70 gramas. A casca é bastante grossa, o que a torna ideal para armazenamento a longo prazo.

Regras de plantio e cuidados

A batata roxa requer condições de cultivo mais específicas do que a batata comum. O local de plantio deve ser bem iluminado. Solos leves são preferíveis: franco-arenoso neutro, solo podzólico, franco-argiloso e chernozem. O terreno para o cultivo da batata roxa deve ser arado no outono, com a adição de fertilizante potássico e superfosfato. A aplicação de 0,5 kg de húmus por m² também é benéfica. O preparo cuidadoso dos tubérculos antes do plantio é essencial. O material de plantio adequadamente germinado garantirá uma germinação rápida e uniforme, a formação precoce dos tubérculos e a redução das perdas devido à requeima. Aplicação de fertilizantes minerais ao soloTubérculos com gemas bem desenvolvidas e brotos de até 10 mm de comprimento são adequados para o plantio. Para isso, coloque-os em caixas (de 8 a 10 kg cada) de 4 a 6 semanas antes do plantio. Até o surgimento dos primeiros brotos, mantenha a temperatura entre 10 e 15 °C no ambiente onde o material de plantio está armazenado; em seguida, reduza-a para 5 a 7 °C. A partir desse momento, os tubérculos precisam de luz para evitar o alongamento excessivo dos brotos.

Nessas condições, os brotos se formarão densamente e adquirirão sua cor característica. As batatas devem ser plantadas quando o solo, a uma profundidade de 10 cm, atingir uma temperatura de 6 a 8 °C (geralmente no final de abril). Não há necessidade de pressa para o plantio, pois as batatas coloridas são suscetíveis a geadas tardias. Somente tubérculos saudáveis ​​devem ser plantados a uma profundidade de 7 a 10 cm. As fileiras devem ser dispostas no sentido norte-sul para garantir que as folhas e os caules recebam luz solar uniforme ao longo do dia. Antes do plantio, os tubérculos devem ser tratados com um fungicida para prevenir doenças fúngicas.

As batatas coloridas são regadas da mesma forma que as outras variedades. A primeira rega ocorre quando os brotos atingem 5–10 cm. Nesse momento, as plantas desenvolvem não apenas a parte aérea, mas também produzem brotos laterais. A segunda rega, durante a formação dos botões florais, aumenta o número de tubérculos. A terceira rega coincide com o final da floração e influencia a colheita esperada.

Essas recomendações são, obviamente, bastante gerais, pois o excesso de água provavelmente prejudicará as batatas. Diferentes tipos de solo retêm a umidade de maneiras diferentes, e é difícil prever o clima para o próximo verão. Portanto, monitore a umidade do solo, lembrando que as raízes da batata são superficiais — no máximo 30 cm.

A primeira amontoa de terra é feita após a emergência das mudas. Essa técnica protegerá as mudas de geadas subsequentes e ajudará a reter a umidade.

Mais tarde, amontoar terra ao redor da plantação também não fará mal quando os arbustos começarem a se desfazer ou os tubérculos ficarem na superfície; além disso, o controle de ervas daninhas não foi cancelado. Soltar a terra e amontoar terra nos canteiros de batatasE, embora existam variedades resistentes a diversas doenças, como a sarna, o cancro da batata e outras, elas ainda precisarão ser tratadas com produtos contra a requeima, o besouro da batata do Colorado e outras pragas e doenças.

Onde é cultivado?

Batatas de polpa colorida não são cultivadas comercialmente na CEI. O motivo? As sementes nacionais ainda não foram desenvolvidas em quantidade suficiente para o cultivo comercial, e seu rendimento é menor do que o das variedades de polpa creme. As batatas roxas são adequadas para diversos fins.Considerando o alto preço das batatas roxas, seu valor nutricional superior e a baixa oferta em um momento de crescente demanda, vale a pena tentar cultivá-las você mesmo e, quem sabe, até mesmo abrir seu próprio negócio.

Vídeo "Crescendo"

Este vídeo vai te mostrar como plantar e cultivar batatas roxas.

Pera

Uva

Framboesa