Variedades de batata que merecem sua atenção.
Contente
Vermelho escarlate
É sabido que as variedades de batata bielorrussas estão entre as mais apreciadas atualmente. As batatas de Minsk e de outras cidades da Bielorrússia são sempre populares. Mas muitas variedades holandesas são igualmente boas. Uma dessas variedades é a Red Scarlet. Esta excelente variedade de maturação precoce caracteriza-se por raízes de tamanho médio a grande, muito saborosas. Estas batatas são excelentes para cozinhar e fritar.
A batata holandesa pode ser cultivada até mesmo em solos secos. Mas vale ressaltar que a variedade Red Scarlet é propensa a doenças como fitoforose e sarna.
Os arbustos desta espécie são baixos e compactos, florescendo com flores lilás-claras. As batatas são oblongas e lisas. Possuem pequenos olhos e a casca é lilás, por vezes rosada. A polpa dos tubérculos é amarelo-pálida. O peso médio de um único tubérculo é de 80 g. Com os devidos cuidados, pode-se obter uma produção de 164–192 kg, e um máximo de 400 kg, em cem metros quadrados.
A variedade Red Scarlet é cultivada principalmente na Ucrânia, Bielorrússia e Rússia (especialmente nas regiões centrais e na região de Moscou).
A descrição desta espécie inclui as seguintes características:
- resistência ao calor;
- resistência a doenças como câncer e nematoides;
- Excelente tempo de conservação dos tubérculos;
- alto rendimento.
A variedade Red Scarlet amadurece no final de agosto ou início de setembro. Um arbusto produz em média 15 tubérculos.
Ivan da Maria
Além da Red Scarlet, a variedade Ivan-da-Marya é particularmente popular na Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. A Ivan-da-Marya é considerada uma batata de ciclo médio-tardio. Seu ciclo de cultivo dura de 115 a 120 dias. A principal característica da batata Ivan-da-Marya, assim como a Red Scarlet, é sua capacidade de ser cultivada em qualquer clima. A Ivan-da-Marya frequentemente prospera em áreas onde outras variedades têm dificuldades.
Vale ressaltar que Ivan da Marya também é uma variedade holandesa.
Na Holanda, essa variedade de batata recebeu o nome de Picasso. Ivan-da-Marya é um nome comum para a batata, frequentemente usado na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia.
Ivan da Marya tem a seguinte descrição:
- Os arbustos são eretos e bastante altos;
- nelas se formam flores brancas;
- floração bastante abundante;
- Os vegetais de raiz maduros têm casca amarela e formato arredondado;
- A casca apresenta manchas rosadas;
- Os olhos são rosados.
A variedade Ivan-da-Marya geralmente produz tubérculos com peso médio de cerca de 120 g. Ao cortar um tubérculo, a polpa apresenta textura cremosa. O teor de amido nos tubérculos varia tipicamente de 8% a 14%. A produção por planta é de aproximadamente 19 tubérculos.
Além das variedades de batata Red Scarlet e Ivan da Marya, existem outras variedades dessa planta cultivada. Abordaremos abaixo quais delas oferecem boa produtividade e sabor.
Timo
Além das variedades Ivan-da-Marya e Red Scarlet, a variedade Timo é muito popular nos países da CEI (Comunidade de Estados Independentes). Esta batata de maturação precoce pode ser cultivada em diversos tipos de solo. A descrição da Timo é a seguinte:
- Os arbustos produzem flores brancas;
- Os tubérculos têm formato arredondado;
- As folhas verde-escuras são a principal característica distintiva deste tipo de batata;
- Os arbustos respondem bem a fertilizantes orgânicos e minerais;
- O peso médio do tubérculo é de cerca de 60 a 120 g;
- nelas desabrocham inflorescências brancas.
A variedade de batata Timo foi desenvolvida na Finlândia e é classificada como batata de mesa. A Timo caracteriza-se por uma longa vida útil. Além disso, esta variedade apresenta excelente resistência ao excesso de umidade e a altas temperaturas, bem como a danos mecânicos. Por isso, seus tubérculos estão entre os mais procurados no mercado.
Se você perguntar quais são as melhores variedades de batata, a Timo se encaixa perfeitamente em todos os critérios. Isso porque seus arbustos são os mais resistentes ao besouro-da-batata-do-colorado. Outra característica da Timo é sua alta resistência a vírus patogênicos.
Os tubérculos de batata têm um sabor excelente. A colheita amadurece entre 60 e 70 dias após o início do ciclo de cultivo. Esse período de amadurecimento permite uma colheita precoce.
Como podemos ver, as variedades de batata listadas acima são caracterizadas por excelentes parâmetros de crescimento. Além disso, são produtivas e saborosas.
Gala
Outra variedade que vale a pena conhecer é a batata alemã Gala. Informações sobre essa planta cultivada também responderão à pergunta: "Quais variedades de batata são as melhores para plantar?"
Gala tem a seguinte descrição:
- Um arbusto de tamanho médio com folhas relativamente grandes;
- Forma flores brancas solitárias nos arbustos;
- Em cem metros quadrados é possível coletar até 400 kg;
- O arbusto forma tubérculos redondos com pequenos olhos rasos e casca amarela com veios;
- A polpa é caracterizada por uma cor amarela brilhante;
- O período de maturação é de 70 a 80 dias a partir do momento do plantio do material no solo;
- O peso médio de uma batata é de aproximadamente 70 a 120 g;
- É possível colher até 25 tubérculos de um único arbusto.
Vale ressaltar que os tubérculos Gala têm baixo teor de amido e excelente sabor. Esses tubérculos são frequentemente usados em sopas e saladas. As variedades populares da Bielorrússia nem sempre se comparam a esta planta.
Entre as desvantagens dessa variedade está sua alta suscetibilidade à rizoctoniose. No entanto, a planta é resistente a nematoides.
A batata Gala é cultivada principalmente nas regiões central e noroeste da Rússia. Muitos jardineiros escolhem essa variedade não só por suas excelentes características e sabor, mas também pela facilidade de cultivo. A Gala também tem boa durabilidade, que pode ser prolongada cortando-se toda a parte aérea cerca de duas semanas antes da colheita. Isso permite que os tubérculos amadureçam completamente e absorvam mais nutrientes.
Impala
A batata Impala chegou ao nosso país vinda da Holanda. É considerada uma variedade de mesa de maturação precoce. É cultivada nas regiões sul e central do país. Nessas regiões, podem ser feitas até duas colheitas em uma única temporada. O principal valor da variedade é sua alta produtividade constante. A Impala também é altamente resistente a muitas doenças (nematoide da batata, vários tipos de cancro, sarna comum e vírus do grupo A).
O Impala tem a seguinte descrição:
- uma planta ereta e vigorosa com arbustos de até 75 cm de altura;
- floresce com flores brancas;
- Cada arbusto é capaz de formar aproximadamente 6 a 8 tubérculos;
- O peso de uma batata é de aproximadamente 80 a 150 g;
- Os tubérculos têm formato oval e apresentam olhos pouco profundos;
- caracterizada por uma fina casca amarela com superfície lisa;
- A polpa da batata é amarelo-clara, com alto teor de nutrientes;
- aparição muito precoce.
Os tubérculos amadurecem em até 50 dias após o plantio. Cem metros quadrados (100 metros quadrados) podem render de 180 a 360 kg.
A pimenta Impala tem um sabor excelente, sendo frequentemente usada em sopas e purês.
Se você está se perguntando "quais variedades de batata são adequadas para o cultivo na Ucrânia, Rússia e Bielorrússia?", não hesite em escolher a Impala. Esta batata é a mais popular nesses países, devido às seguintes qualidades:
- longo prazo de validade;
- Excelente apresentação;
- resistência a diversas doenças (por exemplo, câncer, sarna, etc.).
Entre as desvantagens dessa planta cultivada, destacam-se a suscetibilidade dos arbustos à requeima e à rizoctoniose.
A melhor época para plantar esta batata é no início da primavera. O plantio mais tarde, no início do verão, também é possível. Plante somente depois que o solo estiver suficientemente aquecido. É importante lembrar que as batatas Impala devem ser cultivadas estritamente dentro de uma rotação de culturas adequada. Se você seguir as práticas de cultivo corretas, a Impala produzirá uma excelente colheita.
Vídeo: Como escolher a melhor variedade de batata
Assista a esta análise em vídeo das variedades de batata mais populares para ajudá-lo a fazer a escolha certa.
Belarosa
A batata Bellaraza, assim como as variedades mencionadas anteriormente, é uma variedade de alto rendimento. É considerada uma escolha ideal para cultivo na Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.
A variedade Bellaraza foi desenvolvida na Alemanha. Ela se caracteriza pelos seguintes traços:
- um arbusto ereto e alto com folhas relativamente grandes;
- Floresce com flores vermelho-violeta;
- Tubérculos redondos, caracterizados por uma cor de casca rosa ou vermelho claro;
- A superfície da casca é ligeiramente áspera, com orifícios pouco profundos;
- A polpa dos tubérculos é amarelo-clara;
- O peso médio de uma batata era de 110 a 210 g, e alguns tubérculos chegavam a 800 g.
Cem metros quadrados (100 metros quadrados) podem render de 170 a 330 kg de batatas, com um rendimento máximo de 385 kg. Uma única planta pode produzir até nove tubérculos.
As batatas Bellaraza têm um sabor excelente. As batatas cozidas se desfazem facilmente.
Esta batata é bastante comum nos Montes Urais. Também é amplamente cultivada na região centro-europeia da Rússia, bem como na Ucrânia e na Bielorrússia. Uma das principais vantagens da variedade Bellaraza é a sua excelente resistência ao cancro, nematoides, vírus, requeima e outras doenças. No entanto, uma desvantagem é a formação de tubérculos com uma vida útil mediana. Esta batata é cultivada em diversos tipos de solo.
Como podemos ver, a Bellaraza merece ser considerada uma das variedades de batata mais populares e procuradas para cultivo em nosso país.
Zhukovsky
A variedade Zhukovsky também é uma variedade precoce de batata. Foi desenvolvida na Rússia e produz excelentes rendimentos. Além disso, a Zhukovsky pode ser cultivada em qualquer tipo de solo. A colheita da batata começa dois meses após o plantio.
Zhukovsky possui as seguintes características:
- um arbusto de altura média com estrutura semi-espalhada;
- folhas grandes verde-escuras;
- As flores se agrupam em inflorescências compactas, sua corola é de cor vermelho-violeta, com listras brancas nas extremidades;
- Não forma frutos a partir de inflorescências;
- Os tubérculos têm uma casca rosada e bastante lisa, na qual existem pequenos olhos;
- As batatas são grandes, têm formato oval-arredondado e pesam até 170 g;
- A polpa do tubérculo é branca;
- Um único arbusto produz até 10 tubérculos.
Zhukovsky possui um sabor distinto. Os frutos amadurecem 60 dias após o plantio. A variedade caracteriza-se por rendimentos estáveis e relativamente altos (rendimento médio de 320–380 c/ha, com um máximo de 600 c/ha).
A variedade Zhukovsky caracteriza-se por excelente resistência a danos mecânicos, alta tolerância ao frio e à seca. Apresenta resistência ao nematoide dourado da batata, à sarna, à rizoctoniose e a outras doenças. Além disso, os tubérculos têm longa vida útil. Essas características permitem que a variedade Zhukovsky seja cultivada em uma ampla gama de condições climáticas.
Adretta
Outra variedade popular de batata originária da Alemanha é a Adretta. Esta variedade caracteriza-se por altos rendimentos, atingindo 214–396 kg por 100 m², com um rendimento máximo de 450 kg. Por ser uma variedade de ciclo médio-precoce, o plantio deve ser feito no início da primavera.
Adretta tem a seguinte descrição:
- arbusto vigoroso e ereto;
- O arbusto forma inflorescências brancas espalhadas;
- forma tubérculos de formato oval;
- A pele é áspera e de cor amarela, quase sem olhos;
- A carne é amarelada;
- O peso médio das batatas é de 130 g.
Vale ressaltar que as batatas Adretta contêm muitos nutrientes, incluindo vitaminas. Elas amolecem quando cozidas, o que as torna ideais para purê de batatas.
Adrett possui as seguintes características positivas:
- Excelente apresentação;
- boa vida útil;
- formação precoce de tubérculos;
- resistência de arbustos a diversas doenças virais.
Os arbustos raramente são atacados por pragas de insetos, particularmente o besouro da batata do Colorado. A Adretta não apresenta desvantagens óbvias.
A Adretta é considerada pelos jardineiros uma excelente variedade em muitos aspectos, adequada para cultivo em uma ampla gama de climas. Esta planta é mais comumente cultivada no Extremo Oriente, na Sibéria Ocidental e na região do Volga. Além disso, seus arbustos produzem uma colheita consistentemente alta.
Romano
A última variedade de batata que vamos analisar é a Romano. Essa variedade foi desenvolvida por produtores holandeses e é destinada ao consumo in natura.
Esta também é uma variedade de batata bastante rentável em termos de cultivo, caracterizada pelos seguintes parâmetros:
- arbustos eretos e altos;
- nelas se formam corolas de tamanho médio;
- As flores são de cor vermelho-púrpura;
- Os tubérculos têm um formato oval curto;
- O peso de um tubérculo é de aproximadamente 95 g;
- Os tubérculos têm uma casca densa e lisa, caracterizada por uma cor rosa;
- Os olhos de profundidade média se formam na pele;
- A polpa dos tubérculos tem uma cor creme clara.
A variedade Romano caracteriza-se pelo seu excelente sabor. As plantas podem ser colhidas três meses após o plantio. Cada planta produz até 0,85 kg. É pela sua aparência atraente e alto rendimento que a Romano é tão apreciada por jardineiros e produtores de batata, sendo considerada uma das variedades mais rentáveis.
Além disso, esta planta apresenta excelente resistência dos tubérculos à requeima. O alface romano também é relativamente resistente à queima foliar, à sarna comum e a diversas doenças virais.
Todas as variedades de batata descritas acima possuem características excelentes, incluindo sabor excepcional, alta produtividade e resistência à maioria das doenças. Além disso, as variedades mencionadas raramente são atacadas por pragas de insetos, incluindo o besouro-da-batata-do-colorado. Portanto, se você decidir cultivar batatas em sua horta, deve escolher as variedades listadas acima. Caso contrário, poderá enfrentar problemas com doenças, baixa produtividade, condições de cultivo exigentes e muitas outras dificuldades que tornam a vida do jardineiro muito mais difícil.
Vídeo "Batatas de Elite"
Este vídeo lhe dará a oportunidade de aproveitar o conselho de um agrônomo na hora de escolher uma variedade de batata.












