Variedades de batata resistentes à requeima: descrição e medidas de controle.

O cultivo de batatas é um processo desafiador devido às inúmeras doenças radiculares. Quase toda a colheita pode ser perdida por causa da requeima, da sarna e de vários parasitas. Portanto, a resistência a doenças é especialmente valiosa no cultivo desse vegetal.

Descrição da doença

A requeima se desenvolve nas plantas devido à infecção por um fungo patogênico. Essa praga é particularmente comum em plantas da família das solanáceas. Tomates e batatas são as plantas mais frequentemente atacadas por esse fungo.

As bactérias desencadeiam o desenvolvimento do crescimento micelial intercelular nas folhas. À medida que o tecido morre, inúmeras manchas escuras aparecem na folha. Em alta umidade, esses crescimentos ficam pretos e começam a apodrecer.Requeima em folhas de batata

Com o tempo, esporangióforos — crescimentos específicos — se formam no micélio. Em condições de alta umidade, esses crescimentos causam a formação de uma camada branca ao redor de manchas escuras na parte inferior das folhas. Os zoosporângios se formam nas pontas dos esporangióforos, que se desprendem e são transportados por distâncias consideráveis ​​pelo vento e pela chuva. Quando os esporângios caem em gotas de água nas folhas da cultura de raiz, germinam e se transformam em zoósporos. Os zoósporos eventualmente penetram no tecido foliar. Em condições favoráveis, o período entre a infecção e a formação do crescimento é de apenas alguns dias.

Em casos graves de infestação, a folha morre completamente e a planta inteira pode morrer. Como a parte aérea da batata morre, a formação de tubérculos no solo torna-se impossível.

Uma vez no solo, os esporângios atacam os tubérculos. Frutos severamente infectados apodrecem durante o armazenamento e, em casos de infecção leve, podem persistir até o próximo plantio. A doença pode ser detectada nos tubérculos por meio de uma inspeção cuidadosa. Tipicamente, manchas acinzentadas e duras se formam na batata, que eventualmente ficam marrons. Um corte abaixo da mancha revela áreas necrosadas e ferruginosas que se estendem para dentro da batata como "línguas".

O patógeno pode facilmente sobreviver ao inverno na forma de esporos sexuais. Durante o período de dormência, esses esporos permanecem envoltos em membranas de paredes espessas. Os zoósporos podem permanecer durante todo o inverno no solo, em restos de plantas ou em sementes de tomate.Foto de zoósporos de requeima

A requeima é a mais perigosa, pois desencadeia o desenvolvimento de várias outras doenças. Por exemplo, órgãos doentes podem ser infectados por podridão mole e outras infecções fúngicas.

Vídeo "Descrição"

Neste vídeo, você aprenderá uma descrição da doença conhecida como requeima.

Variedades resistentes

Um dos métodos mais comuns de prevenção de doenças é a escolha da variedade de batata adequada. Atualmente, existem diversas variedades de batata resistentes à requeima. Entre elas, podemos citar:

  • Zarya é uma variedade precoce resistente à requeima, ao cancro e a doenças virais e bacterianas, além da própria requeima. Em julho e agosto, os tubérculos contêm grandes quantidades de vitamina C.
  • Skoroplodny é uma variedade precoce com olhos pequenos. Os tubérculos precisam ser germinados antes do plantio.Tubérculos de batata da variedade Zarya
  • A variedade Udacha caracteriza-se por frutos de maturação precoce e destina-se ao consumo in natura. Os tubérculos da Udacha são grandes e resistentes a muitas doenças. O cultivo desta variedade é economicamente vantajoso. Tolera bem tanto baixas temperaturas quanto períodos de seca.
  • Reserve é uma batata de ciclo médio-precoce com olhos pequenos. Possui tubérculos quebradiços e é resistente à seca e ao excesso de umidade.
  • Nevsky é uma variedade de ciclo médio-precoce com tubérculos belíssimos. Muitos preferem Nevsky por seu excelente sabor e baixo desperdício. Além disso, ela se conserva bem.
  • Golubizna é uma variedade de batata caracterizada por um ciclo de maturação médio. É altamente resistente à requeima. Temperaturas frias não representam uma ameaça para esta variedade.
  • Lugovskoy é uma variedade de meia estação. Os frutos são crocantes. Ela se conserva bem e requer aração regular durante o cultivo.Variedade de batata "Golubizna"
  • Timo é uma variedade precoce e de alto rendimento. É resistente à requeima, pois amadurece antes de a doença aparecer.
  • Nida é uma variedade de meia estação. É resistente à requeima e a nematoides. No entanto, não tolera seca ou umidade excessiva.

Momento da infecção

Normalmente, a requeima ataca ativamente as batatas em meados do verão.

Os primeiros sinais da doença aparecem em variedades suscetíveis da planta. Variedades como Sineglazka e Chugunka proporcionam um ambiente favorável para a proliferação de bactérias, que então atacam toda a plantação.

As variedades holandesas foram cultivadas ativamente há alguns anos. Elas se mostraram suscetíveis à doença, dificultando a obtenção de uma safra abundante.Variedade de batata holandesa Red Scarlett

Em variedades menos suscetíveis à doença, a infecção geralmente ocorre, em média, meio mês depois. Esse atraso na infecção permite a pulverização prévia e a preservação da colheita subsequente. Assim, se um jardineiro observar os primeiros sinais da doença em outras variedades, poderá implementar um tratamento preventivo oportuno para as batatas mais suscetíveis em agosto, em vez de no meio do verão.

Medidas de controle

Para prevenir a requeima, pratique a rotação de culturas. Isso significa evitar plantar batatas em um terreno anteriormente ocupado pela mesma cultura. Se o seu terreno não permite o replantio constante, plante pelo menos adubo verde (rabanetes, mostarda e leguminosas) após a colheita precoce. Após a colheita dos tubérculos tardios, substitua-os por centeio de inverno.

Somente sementes sadias devem ser plantadas. Variedades resistentes a doenças são preferíveis. Recomenda-se tratar as mudas com Maxim antes do plantio.Medicamento protetor fungicida Maxim

Evite plantar em áreas baixas ou muito sombreadas. Evite o adensamento excessivo. Para garantir uma ventilação adequada, monitore constantemente a presença de ervas daninhas e remova-as. Quanto menos água retida nas folhas, menor a probabilidade de desenvolvimento de requeima.

Para fins preventivos, é aconselhável pulverizar as plantas antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença. O tratamento imediato após a detecção da infecção geralmente é inútil. Portanto, o primeiro passo é prestar atenção à folhagem. Assim que ela começar a fechar, pulverize imediatamente.

Jardineiros costumam pulverizar uma ou duas vezes. No entanto, para variedades suscetíveis, duas aplicações de fungicida não são suficientes. Isso apenas ganha tempo durante uma infestação severa. Já em variedades resistentes, pulverizar duas vezes evita completamente a infestação por doenças.

Para proteger as plantas que não são imunes à doença, é necessário tratá-las com fungicida quatro vezes. Por isso, é importante escolher variedades de batata resistentes à requeima na hora do plantio. Isso economizará tempo no futuro.

É fácil comprar tubérculos resistentes para plantio em lojas especializadas ou em pontos de venda de sementes no mercado.

Vale ressaltar que os esporos da requeima permanecem viáveis ​​em solo úmido por várias semanas. Na presença de umidade, eles infectam os tubérculos durante a colheita ou o armazenamento. Portanto, é melhor não colher batatas em dias chuvosos. Após a colheita, elas devem ser secas imediatamente. A aeração deve ser feita nos próximos 10 dias, em temperaturas entre 10°C e 20°C.

Portanto, para proteger suas plantações de batata da requeima, a maneira mais fácil é escolher variedades resistentes à doença para o plantio.

Vídeo "Variedades"

No vídeo, você aprenderá sobre as variedades mais resistentes à doença.

Pera

Uva

Framboesa