Adubação de morangos na primavera: dicas eficazes
Contente
Preparando os canteiros na primavera
Os cuidados com os morangos na primavera começam imediatamente após o derretimento da neve. Se as plantas estiverem cobertas, a neve deve ser removida imediatamente. Em seguida, a área onde os morangos estão crescendo deve ser limpa de detritos. Cada planta de morango também deve ser limpa de folhas secas. Todas as partes mortas da planta também devem ser removidas. Plantas mortas também devem ser retiradas.
As plantas mortas devem ser substituídas por novas. Este procedimento deve ser realizado o mais cedo possível para permitir que as mudas se estabeleçam em seu novo local antes da chegada do calor intenso e da seca severa.
Os canteiros precisam ser afofados regularmente. Esse procedimento deve ser realizado com extrema cautela para evitar danos às raízes das plantas. A cobertura morta, se houver, também deve ser reposta. Isso ajudará a proteger a área de diversas pragas.
As partes secas das plantas podadas e a grama devem ser queimadas, pois esta é a única maneira de combater parasitas e doenças remanescentes do ano anterior. As plantas podadas devem ser tratadas como medida preventiva. Calda bordalesa ou outras substâncias que contenham cobre são ideais. Os tratamentos podem ser repetidos algumas vezes na primavera.
Vídeo "Primeira Alimentação"
Este vídeo mostrará como aplicar corretamente a primeira adubação em suas frutas vermelhas.
Alimentação de primavera
A adubação dos morangos na primavera é especialmente importante para a colheita. Os nutrientes ajudam os morangos a se recuperarem do inverno e a desenvolverem novos órgãos.
No entanto, é importante fertilizar a planta no momento certo e seguir rigorosamente a dosagem recomendada. A fertilização excessiva promove um crescimento pouco saudável da planta, e as flores e os frutos se desenvolverão significativamente mais tarde do que o esperado.
Adubação de arbustos jovens
Os morangos plantados no ano passado podem não precisar de adubação na primavera, pois já contêm nutrientes suficientes. Caso decida adubá-los, prepare a seguinte solução: meio litro de esterco de galinha ou de vaca e uma colher de sopa de sulfato de sódio, diluídos em um balde de água. Aplique a solução na proporção de um litro por planta.
Fertilizando morangos maduros
No segundo e terceiro ano, os morangos têm uma necessidade particular de nutrientes, devido ao esgotamento do solo. Portanto, para obter uma colheita abundante, é importante saber como fertilizar os morangos na primavera e fazê-lo corretamente.
Na primavera, as bagas devem ser fertilizadas pelo menos três vezes: a primeira vez após as mudas desenvolverem duas ou três folhas, e novamente antes da floração. A última fertilização deve ajudar a planta a desenvolver frutos.
Quanto ao momento certo, a primeira aplicação de fertilizante geralmente ocorre entre meados e o final de abril. Durante esse período, os morangos precisam especialmente de verbasco, que pode ser substituído por esterco de galinha.
Na segunda aplicação, durante a floração, a planta é nutrida com fertilizantes minerais. Estes promovem a produção de frutos maiores e também melhoram o seu sabor.
A adubação final pode ser feita com sucesso usando uma infusão de ervas daninhas. Remova as ervas daninhas dos canteiros, pique-as e adicione água. Após deixar a solução em infusão por uma semana em um local aquecido, você poderá regar os morangueiros com ela.
Adubação foliar de morangos
A adubação dos morangos na primavera pode ser feita de outras maneiras além da rega. Os nutrientes podem ser aplicados diretamente na planta.
A maneira mais fácil de aplicar adubação foliar é pulverizando com uma solução nitrogenada ou orgânica. Esses nutrientes têm um efeito positivo no crescimento da planta e na frutificação. A pulverização facilita a absorção da solução quase que imediatamente. Isso deve ser feito em um dia calmo e ensolarado, de preferência ao entardecer.
Fertilizantes também podem ser aplicados em frutos silvestres. Existem misturas minerais de alta e baixa mobilidade. O primeiro grupo caracteriza-se pela rápida absorção pelas plantas. Misturas minerais representativas deste tipo incluem nitrogênio, fósforo, magnésio e potássio. O segundo grupo, representado por ferro, boro, cobre e manganês, caracteriza-se por um efeito mais lento na planta.
Ao aplicar fertilizantes por pulverização, é preciso ter cuidado com o local onde a substância acaba atingindo.
Quais fertilizantes escolher?
Muitos jardineiros se interessam pela questão de qual adubo usar nos morangos na primavera. Isso não é surpreendente, já que a qualidade da fruta e sua gama de usos dependem da escolha correta dos nutrientes. Qualquer desvio no tipo e na dosagem do fertilizante pode tornar a colheita inutilizável. Nem mesmo o vinagre de morango pode ser feito com morangos com excesso de minerais.
Então, a que os morangos de frutos grandes responderão melhor: a minerais ou a matéria orgânica?
Os fertilizantes minerais são bastante eficazes. No entanto, devem ser usados com extrema cautela. É importante seguir as instruções e dosagens com precisão. Fertilize as bagas com minerais no máximo algumas semanas antes de amadurecerem.
Vale a pena adicionar matéria orgânica porque ela é segura para os humanos. A sobredosagem de estrume ou excrementos de pássaros é geralmente desconhecida. A própria plantação absorverá os nutrientes necessários.
A cinza de madeira proporciona excelentes resultados. Ela nutre ativamente as raízes, e a solução também pode ser aplicada via foliar.
Cuidados pós-colheita
Como cuidar da plantação após a colheita? Em julho e agosto, é uma boa ideia remover as folhas e os estolões velhos e secos.
Após isso, o solo entre as fileiras deve ser afofado vigorosamente, mas com cuidado para evitar danificar as raízes. Os arbustos devem ser cuidadosamente amontoados. Os canteiros colhidos são fertilizados com esterco bovino.
A rega é muito importante para os morangos, mesmo após a colheita. Portanto, não a negligencie nem deixe o solo secar.
É necessário podar sistematicamente as gavinhas do arbusto, o que tem um efeito positivo no aparecimento de novos órgãos da planta.
Cultivar morangos é muito mais fácil do que parece. No entanto, não se pode contar com o sucesso sem a aplicação de certos fertilizantes na primavera.
Vídeo sobre cuidados pós-colheita
Este vídeo mostrará como cuidar das frutas vermelhas após a colheita.



