O cuidado adequado com os morangos na primavera é o segredo para uma boa colheita.
Contente
Preparando os canteiros na primavera
Os cuidados com os morangos na dacha começam logo após o derretimento da neve e a secagem do solo. A cobertura de outono é removida primeiro. Em seguida, todos os detritos são retirados do terreno e as plantas são limpas das folhas do ano anterior. Os ramos velhos e as flores secas são podados. Os cuidados com os morangos na primavera também incluem a remoção das trepadeiras mortas. Só então as mudas podem ser plantadas em solo sem proteção.
As plantas mortas devem ser removidas dos canteiros. Novas plantas devem ser plantadas em seu lugar. O plantio deve ser feito o mais rápido possível para permitir que as novas plantas se estabeleçam antes da chegada do calor. O canteiro de morangos precisa ser afofado, mas sem danificar as raízes. Os cuidados com os morangos na primavera também incluem a renovação da cobertura morta, se houver. A cobertura morta pode ser feita de agulhas de pinheiro, serragem ou cinzas de madeira. Esse procedimento ajudará a evitar que certas pragas, como lesmas, se instalem na área.
Folhas cortadas e grama seca devem ser queimadas, pois essa é a melhor maneira de combater as doenças do ano anterior e afastar as pragas. Arbustos limpos devem ser tratados como medida preventiva. A melhor opção é pulverizar com calda bordalesa ou outra solução à base de cobre. Esse tratamento deve ser repetido duas vezes na primavera.
Vídeo "Fertilização de Primavera"
Este vídeo mostrará como fertilizar corretamente os canteiros de frutos vermelhos na primavera.
Alimentação de primavera
Cultivar e cuidar de morangos são atividades inseparáveis. Somente com rega e adubação adequadas é possível obter uma colheita abundante. A primavera é a época em que a adubação é especialmente necessária para os morangos. Ela os ajudará a se recuperar mais rapidamente do inverno e a produzir novos botões. No entanto, a adubação só será benéfica se aplicada no momento certo e na quantidade certa. O excesso de nutrientes fará com que a planta cresça muito, mas florescerá significativamente mais tarde e produzirá menos frutos.
Adubação de arbustos jovens
Morangos jovens plantados no ano passado podem ser fertilizados sem nenhum fertilizante na primavera, ou podem ser adubados com uma solução de um balde de água, meio litro de esterco de galinha ou de vaca e uma colher de sopa de sulfato de sódio. Regue cada pé com essa mistura, 1 litro de cada vez.
Fertilizar arbustos maduros
Após 2 a 3 anos, o solo perde a fertilidade e a planta sofre com deficiências nutricionais. Portanto, para obter uma colheita abundante, é preciso saber como, quando e com o que tratar os morangos. Na primavera, a plantação precisa ser tratada três vezes:
- após a formação de um par de folhas;
- antes da floração;
- durante o período de formação ativa dos frutos.
A primeira adubação deve ser feita no final de abril. Dependendo da região e do clima, o período pode variar. Nessa época, o ideal é aplicar matéria orgânica, como esterco de vaca ou de galinha. Espalhe-o sob as raízes de cada planta e cubra com terra (2 a 3 centímetros). Como alternativa, você pode preparar uma solução líquida. Para isso, dilua um litro de esterco em um balde de água. Regue cada planta com essa solução.
O fermento é uma boa opção para fertilizar. Ele geralmente contém uma variedade de substâncias benéficas, incluindo proteínas, aminoácidos e micro e macronutrientes. Quando usado como fertilizante, o fermento ajuda a planta a crescer e as raízes a se fixarem firmemente no solo. Dissolva 0,2 kg de fermento biológico em meio litro de água e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, despeje a mistura em um recipiente com 9 litros de água. Regue cada planta abundantemente com a mistura.
O cultivo e os cuidados com morangos de frutos grandes na primavera envolvem a adubação durante a floração. Nesse período, é uma boa ideia fornecer minerais à planta.
Essas substâncias têm um efeito positivo significativo no sabor e no tamanho dos morangos. Como resultado, os morangos ficarão doces e grandes.
A próxima adubação deve ser feita após o término da floração. Nesse período, regue a planta com uma solução composta por 2 colheres de sopa de nitrofosfato, 1 colher de sopa de potássio e um balde de água. Aplique essa solução diretamente na raiz de cada planta. Apenas meio litro da mistura é necessário para cada planta.
Atualmente, o mercado oferece uma ampla variedade de fertilizantes minerais, facilmente encontrados em lojas especializadas. No entanto, eles devem ser utilizados apenas de acordo com as instruções da embalagem. O não cumprimento dessas instruções pode danificar a planta ou tornar seus frutos inutilizáveis. Deve-se prestar atenção especial à dosagem do fertilizante e nunca excedê-la.
No início da primavera, os cuidados com os morangos incluem uma terceira adubação com uma infusão de ervas daninhas. Após a capina, as ervas daninhas são recolhidas, trituradas e deixadas de molho em água. Essa solução deve permanecer em infusão em um local aquecido por pelo menos uma semana, após o que os morangos devem ser regados com essa solução preparada. Todo jardineiro experiente sabe que esse fertilizante é completamente inofensivo tanto para a plantação quanto para os humanos. Esse fertilizante ajudará a aumentar a produção e a melhorar o sabor da fruta. A infusão de ervas daninhas pode proteger os morangos de certas pragas. A infusão de urtiga é uma excelente alternativa à infusão de ervas daninhas.
Alimentação foliar
Cuidados com o morangueiro na primavera: dicas de jardineiros experientes sugerem que, na primavera, você pode fertilizar não apenas a raiz do morangueiro, mas também o próprio arbusto.
O cultivo de morangos envolve a pulverização das plantas com uma solução nitrogenada ou matéria orgânica. Essa fertilização impacta positivamente o crescimento da cultura e aumenta a produção de frutos. A pulverização ajuda as soluções benéficas a serem absorvidas diretamente pelas folhas, acelerando seus efeitos.
O melhor horário para pulverizar o arbusto é à noite, quando não há vento nem chuva.
Os fertilizantes minerais dividem-se em dois tipos: altamente móveis e pouco móveis. O primeiro grupo inclui tipicamente fósforo, potássio, magnésio e nitrogênio. São facilmente absorvidos e chegam às raízes, folhas e brotos da planta. O segundo grupo inclui ferro, boro, cobre e manganês. Essas substâncias são absorvidas mais lentamente e não produzem resultados tão rapidamente. Portanto, a pulverização deve ser feita com cuidado para garantir que os nutrientes cheguem ao seu destino.
Assim, uma casa de veraneio é uma excelente opção para o cultivo de morangos. Mas somente se o jardineiro souber o que fazer com os morangos na primavera. O cultivo de morangos tem suas peculiaridades, das quais qualquer pessoa que decida cultivá-los deve estar ciente.
Vídeo "Partindo"
Neste vídeo, você aprenderá como cuidar de morangos.



