Morangos de produção contínua: segredos de cultivo e cuidados adequados
Contente
Peculiaridades
Vamos começar com uma definição. A capacidade de algumas plantas produzirem frutos repetidamente ou várias vezes é chamada de "severbearing" (produtividade contínua). Os morangos everbearing produzem sua primeira colheita em julho e a segunda, mais abundante, de agosto ao início de setembro.
Os morangos são muito sensíveis às horas de luz do dia e dividem-se em três tipos fotoperiódicos:
- Variedades de dia curto. Essas são variedades comuns que frutificam uma vez no início do verão. Elas formam botões durante os dias curtos (menos de 12 horas) no final do verão. A frutificação pode ocorrer já às oito horas do dia, mas é limitada pelas baixas temperaturas dos meses de inverno e, portanto, ocorre muito mais tarde, por volta das 14 horas.
- Morangos de dia longo. Variedades de morango de produção contínua que formam botões florais quando os dias têm 16 a 17 horas de luz (do final de maio até meados de julho). A floração começa com dias de 12 horas e a colheita principal ocorre no final do verão.
- Intolerante ao fotoperíodo. A formação dos botões florais e a floração são independentes da duração do dia e continuam desde o início da primavera até o final do período de crescimento. Esse processo é ondulatório para as variedades "intolerantes ao fotoperíodo", ocorrendo a cada seis semanas. Em regiões mais ao sul, essas variedades podem formar quatro ciclos de frutificação em campo aberto. No entanto, durante períodos secos com temperaturas abaixo de 25°C (77°F), o pólen torna-se estéril e os frutos não se formam.
Portanto, o rendimento máximo das variedades de dia neutro é obtido em terrenos fechados, onde são criadas todas as condições para o seu cultivo.
Sob uma carga tão pesada, as plantas envelhecem rapidamente; portanto, os morangos remontantes exigem cuidados mais minuciosos e as plantações precisam ser renovadas com mais frequência.
Vídeo "Recursos de Cuidado"
Este vídeo mostrará como cuidar adequadamente de morangos de produção contínua.
Preparando-se para o pouso
Para o plantio de morangos de produção contínua, escolha um local bem iluminado com solo leve e fértil. O local deve ser espaçoso, pois os arbustos são plantados a uma distância considerável uns dos outros para permitir que os estolões criem raízes. O local escolhido deve ser limpo não apenas de ervas daninhas e detritos orgânicos, mas também de pragas, que podem destruir toda a plantação de morangos de produção contínua.
Para combater a larva do besouro-do-maçã, planta-se mostarda como adubo verde ou o solo é tratado com o inseticida "Aktara". Em seguida, cave a terra até a profundidade da lâmina de uma pá, nivele-a e quebre quaisquer torrões. Você pode plantar morangos em cerca de três semanas, assim que a terra assentar. A terra recém-cavada pode expor a coroa e as raízes da planta após o assentamento ou, ao contrário, cobrir o ponto de crescimento.
Os morangos de produção contínua, que exigem cultivo e cuidados minuciosos, necessitam de solo bem fertilizado. Se o solo for pobre, adicione matéria orgânica e fertilizantes fosfatados, além de revolver a terra. Para garantir uma boa colheita, é fundamental escolher as variedades certas. As melhores variedades, segundo jardineiros experientes, incluem Ali Baba, Alexandri, Lesnaya Skazka, Ruyana, Baron Solemacher, Koroleva Elizaveta, Iskushenie, Diamant, Evi2 e Moskovsky Delikates.
Essas variedades incluem tanto as de frutos pequenos quanto as de frutos gigantes. Se você estiver interessado em uma variedade específica, precisa saber como ela é propagada. O ideal é comprar mudas de variedades sem estolões de produtores confiáveis, em vez de no mercado, ou cultivá-las você mesmo a partir de sementes de morango. Cultivar a partir de sementes não é exatamente a maneira mais fácil de propagar morangos de produção contínua, mas certamente é a mais barata.
Como cultivar mudas a partir de sementes? Você vai precisar de um recipiente e um pouco de terra de jardim. Semeie as sementes em janeiro, se tiver acesso a bastante luz, ou no início de março. Espalhe as sementes de morango (que produzem frutos o ano todo) em um guardanapo, molhe-as, cubra com plástico e coloque em um local aquecido até que os brotos apareçam. Antes de semear, prepare a terra desinfetando-a em um forno pré-aquecido por 15 a 20 minutos. As mudas de morango germinadas devem ser plantadas com um palito de fósforo ou de dente.
Métodos de plantio
O plantio de morangos de produção contínua depende da capacidade da variedade de produzir estolões. Variedades que não produzem estolões se desenvolvem melhor utilizando o método de fileira dupla. A distância dentro de uma fileira é de 20 a 40 cm, e entre fileiras, 50 cm. A vantagem desse método é a facilidade de plantio e cuidado, bem como de colheita. Morangos de produção contínua, que produzem estolões, se desenvolvem melhor utilizando o método de ninho, com pelo menos 50 cm entre as plantas. Esse método permite uma boa colheita e mudas caseiras de alta qualidade.
Este método garante que as plantas recebam luz adequada, não entrem em contato umas com as outras e, portanto, não sejam infectadas. A desvantagem deste método em grandes áreas de terra não cultivada pode ser superada pelo adensamento dos plantios de morangos de produção contínua com alho. O alho cultivado desta forma não só produzirá uma colheita abundante, como também protegerá a plantação de lesmas.
Morangos de produção contínua são plantados em covas de 20x20x20 cm. Uma porção de mistura nutritiva (2 xícaras de cinzas, 1 balde de composto orgânico e 2 litros de vermicomposto por balde de terra) é colocada no fundo da cova. A muda é então colocada e coberta com terra. O colo da raiz deve ficar nivelado com o solo. Em seguida, as plantas são regadas.
Os morangos de produção contínua são plantados da primavera ao outono. Os plantios de primavera não produzem muitos frutos, mas os plantios de outono frutificam várias vezes. Não atrase o plantio no outono; as mudas precisam de tempo para criar raízes antes da geada.
Instruções de cuidado
A produção dos seus morangos de produção contínua depende diretamente dos cuidados que você dedica a eles. Afofar o solo frequentemente, controlar pragas, regar regularmente, fertilizar e remover folhas doentes são medidas essenciais.
Cuidar de morangos de produção contínua é basicamente o mesmo que cuidar de morangos comuns. Se você estiver cultivando variedades diferentes, pode remover as primeiras hastes florais dos morangos de produção contínua, o que garantirá uma colheita mais abundante no futuro.
Preparando-se para o inverno
Para proteger as plantas do congelamento, é importante preservar as folhas, que protegem o principal órgão do morangueiro — o "coração". Para isso, afofe a terra a uma profundidade de 1,5 cm, tomando cuidado para não danificar as raízes, fertilize com amoníaco (1 colher de sopa por metro quadrado), cubra com húmus e retire as flores e os frutos. Deixe as folhas intactas.
Se a folhagem congelar e ficar preta antes da chegada da neve (o que acontece a -5 graus), as plantas ficarão muito mais fracas.
Portanto, os morangos são cobertos com agulhas de pinheiro ou folhas e, em seguida, com filme plástico. Quando se forma uma camada de neve de 10 centímetros, o filme é removido e galhos ou ramos de abeto são colocados sobre os canteiros para reter a neve.
De 10 a 12 centímetros de neve protegem os morangos de geadas até -18 graus Celsius, e uma camada de 20 centímetros os protege mesmo quando as temperaturas caem para -30 graus Celsius. Neve intensa preserva os morangos mesmo sem cobertura.
Vídeo: Cultivando a partir de sementes
Este vídeo vai te mostrar como cultivar morangos a partir de sementes.



