Cultivo de morangos em tubos: características do método
Contente
Vantagens e desvantagens do método
Cultivar morangos em tubos oferece muitas vantagens em relação aos métodos de plantio tradicionais, mas também apresenta uma desvantagem significativa: o custo. Para plantar morangos nessas estruturas, é necessário comprar tubos de PVC e os materiais necessários. Uma boa ideia é aproveitar sobras de materiais de construção ou reformas que possam ser utilizadas para criar o canteiro; isso reduzirá significativamente os custos.
Podem-se destacar as seguintes vantagens:
- Utilização econômica das áreas de plantio - com o posicionamento adequado das estruturas (em camadas, níveis, verticalmente), a produção de 1 m² de área pode ser igual à quantidade de cultivo feita em 100 metros quadrados de um canteiro de jardim comum;
- Mobilidade – se desejado, essa cama pode ser movida com facilidade e rapidez para outro local ou depósito;
- Não há necessidade de cultivo do solo: basta remover as ervas daninhas, afofar e cobrir com cobertura morta;
- As bagas são sempre limpas e saudáveis, pois praticamente não têm contato com o solo;
- A oportunidade de decorar o espaço paisagístico do local - canteiros incomuns com frutos silvestres perfumados pendentes podem se tornar uma decoração de jardim, uma cerca viva.
Vídeo "Cultivo Vertical"
Este vídeo mostrará como cultivar morangos na vertical.
Materiais necessários
Para preparar os canteiros de morangos, você precisará dos seguintes materiais:
- Pedaços ou recortes de tubos com diâmetro de 15 a 20 cm para a estrutura externa - sua quantidade depende do tamanho desejado das camas;
- Tubos finos (2-5 cm de diâmetro) para fornecer água aos leitos;
- tampões correspondentes ao diâmetro do tubo;
- material de cobertura (juta, geotêxtil);
- Ferramenta para fazer furos (furadeira, faca);
- material de drenagem (argila expandida, cascalho fino);
- Material de fixação (corda, fita adesiva, fixadores de tubos).

Você também deve pensar na mistura de solo com antecedência. Claro, você pode usar terra do seu jardim, cultivá-la e fertilizá-la, o que é perfeitamente aceitável para esses canteiros. No entanto, se você planeja comprar terra pronta ou material hidropônico, isso acarretará custos adicionais.
Fabricação de uma estrutura vertical
Um canteiro onde os morangos são colocados verticalmente dentro de um tubo é feito utilizando a seguinte tecnologia:
- Os tubos largos são cortados no comprimento necessário, e os finos são cortados 10 a 15 cm mais compridos que os largos.
- Nos tubos largos, são feitos furos de 8 a 10 cm de diâmetro a intervalos de 20 cm — é nesses furos que as mudas de morango serão plantadas. Na parte do tubo que ficará na base, o furo inferior é feito a uma altura de pelo menos 25 cm para evitar o contato com pragas que vivem no solo.
- Nos tubos internos (os mais finos), são feitos orifícios de diâmetro menor (1-3 cm) ao longo de todo o comprimento, a uma distância de aproximadamente 10 cm - por meio deles, a água fluirá para as plantas.
- Para evitar que os buracos fiquem entupidos com terra, os tubos finos são envoltos em juta, que é fixada com corda ou fita adesiva.
- O tubo estreito é colocado no meio do tubo maior, e a extremidade que ficará na parte inferior é fechada com uma rolha.
- Argila expandida é despejada no fundo do tubo para proporcionar drenagem e estabilidade. O espaço entre os tubos é preenchido com uma mistura de solo, e as mudas são plantadas.
- A extremidade do tubo estreito está conectada ao abastecimento de água.

Neste ponto, o trabalho pode ser considerado concluído.
É importante saber que os morangos cultivados em tubos verticais só produzem colheita se o canteiro estiver posicionado corretamente. Recomenda-se instalar a estrutura de forma que os buracos com as mudas fiquem o mais voltados possível para o sul.
Fazendo uma cama horizontal
Em geral, uma cama horizontal é feita da mesma forma que uma vertical, mas o processo em si apresenta algumas diferenças:
- Tampões são instalados em ambos os lados do tubo externo;
- Os orifícios para as mudas são cortados ao longo de todo o comprimento do perfil, mas apenas na parte superior;
- O abastecimento de água pode ser instalado em qualquer lugar, seja na extremidade ou no meio da estrutura;
- A drenagem feita de argila expandida é vertida na parte inferior do tubo, e terra é colocada por cima;
- É aconselhável fazer um pequeno furo no centro da estrutura para remover o excesso de umidade.

Canteiros horizontais aumentam o risco de apodrecimento. Para evitar isso, recomenda-se adicionar mais materiais de drenagem (areia grossa, serragem) ao solo, bem como cinzas de madeira, que desinfetam o solo e previnem o apodrecimento.
Recursos de aterrissagem
Cultivar morangos em tubos é muito mais fácil se você usar variedades de produção contínua. A vantagem delas é que frutificam em ondas durante toda a estação quente, e seu crescimento exuberante se tornará um verdadeiro destaque na paisagem. O plantio de morangos em tubos horizontais é feito pelo método tradicional (assim como no solo comum).
Em um jardim vertical, as mudas devem ser plantadas à medida que o solo preenche o tubo. Caso contrário, se você encher o tubo com terra primeiro, ela começará a vazar pelos orifícios. Ao plantar canteiros verticais, recomenda-se plantar calêndulas, cravos-de-defunto ou outras flores com aroma forte na parte inferior — isso ajudará a repelir insetos nocivos aos morangos.
Características de cuidado
Os cuidados adicionais com o canteiro de morangos não exigem muito tempo ou esforço. Se todas as recomendações foram seguidas durante o plantio, as plantas estarão livres de doenças e insetos, tornando desnecessários tratamentos preventivos. Tudo o que resta a fazer ao longo da temporada é regar e fertilizar os morangos, mas essas duas atividades podem ser combinadas. A rega e a fertilização têm suas próprias particularidades neste caso:
- Como as plantas estão em condições um tanto apertadas, para uma frutificação normal elas precisam ser adubadas com mais frequência do que o habitual - cerca de uma vez por semana;
- O canteiro também precisa ser regado com frequência, pois o solo seca mais rapidamente em um volume pequeno. A necessidade de rega pode ser facilmente determinada tocando o solo com a mão. Em geral, os morangos de jardim precisam ser regados cerca de uma vez por semana.

Ao combinar a fertilização com a rega, a solução nutritiva é fornecida através de tubos. Para prepará-la, pode-se utilizar fertilizantes complexos prontos para morangos de jardim ou diluir a matéria orgânica em água na proporção de 1:10.
Preparando-se para o inverno
É importante entender que há muito pouca terra nessas estruturas, e o perfil de plástico não retém calor, portanto os morangos em tubos de PVC simplesmente congelarão no inverno.
A melhor maneira de preservar um canteiro de morangos é levá-lo para dentro de casa durante o inverno. Se isso não for possível por algum motivo, os canos que contêm as plantas hibernantes devem ser bem envolvidos com galhos de pinheiro e presos com arame ou corda resistente.
Não é recomendável usar palha e feno como abrigo, pois os ratos costumam se reproduzir nesses materiais.
Vídeo "Inverno"
Neste vídeo, você aprenderá o que fazer com morangos no inverno.



