Como surgiu o morango Kupchikha e o que o torna único?

Todos os anos, os cultivadores nunca deixam de nos surpreender com novas variedades. Há alguns anos, o morango Kupchikha começou a aparecer nos jardins russos. Neste artigo, você descobrirá o que é essa fruta e como ela difere dos morangos comuns.

Que tipo de fruta é o morango Kupchikha?

Até recentemente, ninguém conhecia o nome "zemklubnika". Graças aos melhoristas locais, essa fruta e baga tornou-se conhecida em toda a antiga CEI. Mas afinal, o que é essa fruta? Abaixo, apresentamos uma descrição detalhada e as características do híbrido.

O morango Kupchikha é uma cultura frutífera e de bagas relativamente jovem.

Origem da variedade

Os criadores soviéticos começaram a desenvolver a nova variedade já na década de 1980. Três décadas depois, foram realizados os primeiros testes da variedade e, apenas há alguns anos, a Kupchikha foi incluída no Registro Estadual de Conquistas Varietais da Federação Russa. Este híbrido incomum tem três autores: S.D. Aitzhanova, N.V. Andronova e V.I. Andronov. Eles são funcionários do Instituto Russo de Seleção e Tecnologia Hortícola e da Universidade Agrária Estadual de Bryansk.

A variedade Zemklunika foi criada através do cruzamento do morango-abacaxi de jardim com o morango moscatel europeu. De ambas as variedades, a cultura herdou as melhores qualidades de sabor e comercialização. O que torna Kupchikha única é o fato de ser a única representante de sua espécie a ter recebido um lugar no Registro Estatal da Federação Russa.

Descrição da forma vegetativa

Kupchikha é uma variedade compacta de porte médio, com rosetas esféricas e folhagem densa. As lâminas foliares são de tamanho médio e textura bastante áspera. Sua superfície é brilhante e com poucos pelos. As folhas são arredondadas, serrilhadas e de bordas lisas, sustentadas por um pecíolo longo e fofo. As estípulas são bastante curtas e lanceoladas.

À medida que cresce, o morangueiro produz longos ramos pilosos, que dão origem a inflorescências exuberantes e semi-espalhadas, compostas por flores brancas como a neve, de ambos os sexos. Elas se posicionam no alto, rente às folhas. As gavinhas são esparsas, não muito longas e de cor bordô.

Qualidades comerciais das bagas

Os morangos Kupchikha caracterizam-se por um formato alongado e um pescoço comprido. Quando completamente maduros, apresentam uma cor uniforme, carmim ou bordô. A polpa é uniforme, moderadamente suculenta, de cor vermelho-escarlate escuro e textura firme.

O peso médio da baga, conforme estipulado na patente, é de 3,5 a 4 g. No entanto, dependendo da região de cultivo, esse valor pode ser maior.

Os frutos são caracterizados por um formato alongado e um pescoço alongado.

Características de sabor e aplicação

Os morangos são frutas ricas em vitamina C e com baixo teor de açúcar. Apesar disso, o Kupchikha é uma sobremesa com um sabor agridoce harmonioso e um aroma inconfundível de morango.

Essa variedade é versátil em seus usos. Os frutos colhidos podem ser consumidos frescos ou usados ​​para fazer conservas. Os morangos são especialmente deliciosos quando usados ​​para fazer sucos, geleias e compotas.

Produtividade

Segundo o Registro Estadual, um hectare de morango pode render 135 centners de frutos. No entanto, relatos de jardineiros que cultivam o híbrido em seus próprios terrenos mostram números ligeiramente diferentes. Por exemplo, a produção média da variedade Kupchikha é de 0,3 a 0,5 kg por arbusto.

Em temperaturas mais elevadas e com umidade suficiente, os rendimentos podem exceder os valores indicados.

Tabela: Características varietais da cultura

Vídeo "Retrato Botânico do Morango de Kupchikha"

Este vídeo apresenta uma descrição e as características das culturas de frutas e bagas.

Prós e contras do morango Kupchikha

Os criadores tentaram incorporar todas as qualidades positivas do casal parental em seu híbrido.

Prós:
  • alto desempenho;
  • sabor harmonioso;
  • aumento da imunidade a doenças fúngicas e parasitas;
  • resistência à geada;
  • A cultura tolera bem o transporte.
Contras:
  • pequeno número de antenas;
  • Tamanho e formato irregulares das bagas.

Características da tecnologia agrícola

Cultivar Kupchikha não é particularmente difícil se você seguir todas as práticas agrícolas necessárias. Compartilharemos mais detalhes sobre os segredos para cuidar dessa planta abaixo.

Recomendações de plantio

O híbrido prefere um ambiente neutro e rico em nutrientes, por isso prospera melhor em solo fértil, solto e bem drenado. Pode ser plantado duas vezes por estação.

  • Maio-Junho;
  • Agosto-Setembro.
O híbrido prefere um ambiente com nutrientes neutros.

O local pode ter qualquer tamanho — os morangos podem até frutificar à sombra de árvores. Os níveis de luz não afetam o sabor da colheita. Uma hora e meia antes do plantio, as mudas são colocadas em água para umedecer o sistema radicular. Nesse meio tempo, sulcos de 5 a 7 cm de profundidade são cavados no canteiro. As "rosetas" são plantadas em um padrão escalonado, com espaçamento de 0,4 a 0,5 m entre elas. Após o plantio, adiciona-se 500 ml de água sob cada muda, o solo é então levemente afofado e coberto com agulhas de pinheiro.

Regras gerais de cuidados

Apesar de sua capacidade de adaptação a quaisquer condições, a raça Kupchikha exige o cumprimento de uma série de regras em sua criação:

  • A irrigação é realizada pelo método de gotejamento;
  • Durante a formação dos ovários e o amadurecimento dos frutos, o procedimento é realizado a cada 4 dias;
  • Após a colheita, a rega é feita duas vezes por mês;
  • Troque a camada de cobertura morta regularmente;
  • Impedir que o solo fique coberto de ervas daninhas;
  • A cada 6 anos eles mudam o local de aterrissagem;
  • Respeitar o cronograma de alimentação, excluindo compostos que contenham nitrogênio;
  • remover as antenas a tempo;
  • Inspecione os arbustos periodicamente para detectar doenças ou parasitas em tempo hábil.

Prevenção e controle de pragas e doenças

O híbrido Kupchikha é bastante resistente a diversas infecções. No entanto, se não for cuidado adequadamente, a planta pode ser afetada por manchas brancas ou marrons, bem como por mofo cinzento. Quando os primeiros sintomas aparecerem, remova as áreas danificadas e trate as rosetas restantes com sulfato de cobre, calda bordalesa ou qualquer fungicida que contenha cobre.

Para prevenir doenças fúngicas, os jardineiros recomendam o uso de Fitosporin ou uma solução de permanganato de potássio.
Conselho do autor

Os morangueiros também podem ser atacados por gorgulhos da framboesa e ácaros do morango. O tratamento oportuno dos arbustos com inseticidas e acaricidas, bem como a capina regular, ajudará a prevenir essas pragas.

Opiniões de jardineiros

Comprei mudas no mercado há dois anos. A vendedora me convenceu a comprar a variedade Kupchikha, me atraindo com o fato de ser uma variedade nova. Plantei-as como morangos comuns, sem nenhum cuidado especial. Quando chegou a hora da colheita, fiquei agradavelmente surpresa com a quantidade de frutos, bem como com o sabor incrível. Este é o segundo ano que planto exclusivamente esse híbrido.

Sou um jardineiro experiente. Cultivo morangos para venda e estou sempre à procura de novas variedades. Inicialmente, estava cético em relação aos morangos silvestres, mas quando vi que vendiam melhor do que todos os outros, minha opinião mudou para melhor. O comprador não mente.

Essa nova variedade, que chegou ao mercado há apenas dois anos, já se tornou popular entre jardineiros e agricultores familiares. Além de ser fácil de cultivar, esse híbrido possui um sabor excelente, que recebeu a nota máxima do painel de degustação.

Pera

Uva

Framboesa