Receitas de couve-de-bruxelas em conserva e fermentada para o inverno

A couve-de-bruxelas pode ser preparada para o inverno de diversas maneiras: em conserva, salgada ou congelada, com processamento mínimo para preservar ao máximo suas propriedades benéficas e sabor. Este delicioso petisco picante pode agradar e melhorar sua saúde durante todo o ano.

Preparando os ingredientes

Couve-de-bruxelas em conserva

Para preparar as couves-de-bruxelas para o armazenamento de inverno, elas são selecionadas, as folhas danificadas ou murchas são removidas, lavadas e deixadas de molho por 1 a 2 horas em água fria com sal. Normalmente, antes de serem conservadas em vinagre, elas são branqueadas por alguns minutos ou fervidas por 3 a 5 minutos em água com um pouco de sal. As couves pequenas são deixadas inteiras e as maiores são cortadas ao meio. Apenas algumas receitas exigem que todos os ingredientes, incluindo as couves, sejam picados.

Este vegetal combina bem com outros vegetais, por isso é frequentemente marinado com tomates, pimentões e cenouras. Cebolas, alho, pimentas e aipo funcionam mais como temperos, conferindo um sabor picante ou apimentado a todo o prato. Os vegetais são selecionados, lavados, descascados da maneira usual e depois ralados (geralmente apenas as cenouras), cortados em pedaços proporcionais, enquanto os tomates e as cebolas são frequentemente escolhidos pequenos, para que tenham um tamanho comparável ao do repolho.

Vídeo: "Receita de Couve-de-Bruxelas Assada no Forno"

Este vídeo vai te mostrar como preparar deliciosas couves-de-bruxelas no forno.

Receitas simples

As couves-de-bruxelas são fermentadas e marinadas com especiarias e outros vegetais, criando um prato pronto para o inverno – um aperitivo picante que pode abrir o apetite, saciar e enriquecer com vitaminas e outras substâncias benéficas. Apenas os vegetais congelados permanecem como um produto semiacabado que ainda precisa ser cozido (ensopado ou frito). Existem muitas receitas, variando na quantidade de temperos, combinações com outros vegetais e tempo de cozimento.

Em coreano

Couve-de-bruxelas marinada ao estilo coreano

Ingredientes:

  • 1,5 kg de couve-de-bruxelas;
  • 400–500 g de cenouras;
  • 1 pimenta malagueta;
  • 8 a 10 dentes de alho;
  • 2-3 folhas de louro;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de vinagre (9%);
  • 20 ml de óleo vegetal;
  • 1 litro de água.

O repolho preparado é cortado ao meio, deixando apenas a menor parte inteira. As cenouras são raladas usando um ralador de cenoura estilo coreano, o pimentão é cortado transversalmente em pedaços pequenos e o alho é amassado em um espremedor de alho. Os legumes são misturados e colocados em potes esterilizados.

Açúcar e sal são adicionados à água, levados à fervura, adiciona-se vinagre e a marinada fervente é despejada sobre os legumes. Os frascos contendo os legumes são pasteurizados por pelo menos 20 minutos, após o que as tampas são seladas. Os frascos são cobertos com um cobertor para retardar o processo de resfriamento e, uma vez completamente frios, são armazenados.

Com tomates

Você pode adicionar tomates às couves-de-bruxelas em conserva.

Para 2 kg de couve-de-bruxelas, utilize 1 kg de tomates pequenos, alguns maços de aipo, 5 cravos-da-índia, 3 colheres de sopa de sal e 2 litros de água.

Ferva água com sal e cravo e deixe esfriar. Cozinhe o repolho por 5 a 6 minutos, resfrie em água fria e escorra. Lave os tomates e corte o aipo em pedaços pequenos. Em seguida, pegue uma panela esmaltada e disponha camadas alternadas de repolho e tomates, intercaladas com o aipo. Despeje a salmoura fria sobre tudo, tampe e leve à geladeira por 10 dias. Após 10 dias, sirva.

Com vegetais

Couve-de-bruxelas marinada com legumes

Para conservar uma deliciosa coleção de vegetais para o inverno, tome as seguintes precauções:

  • 1,5 kg de repolho;
  • 400 g de pimentão;
  • 5 cenouras de tamanho médio;
  • 6 cebolas pequenas;
  • um par de folhas de louro;
  • 5 ervilhas com pimenta-da-jamaica;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de vinagre;
  • 2 litros de água.

Os garfos são cortados em 2 a 4 pedaços, as cenouras em rodelas com no máximo 1 cm de espessura e os pimentões em cubos de 1 a 1,5 cm de lado. Os temperos são colocados primeiro nos potes preparados, seguidos pelas cebolas, cenouras e pimentões, e por último o repolho. Em seguida, os legumes são cobertos com a marinada fervente, as tampas são fechadas, os potes são virados de cabeça para baixo e envoltos em um pano.

A marinada é preparada como de costume: dissolva o sal e o açúcar na água, leve ao fogo até ferver, adicione o vinagre e retire do fogo.

Assim que os frascos esfriarem completamente, vire-os e guarde-os. A deliciosa salada está pronta para ser servida.

Chucrute

Chucrute

A receita de chucrute caseiro é muito simples. Não precisa ferver o repolho; basta cortar um repolho grande ao meio. Para cada 1 kg de repolho, adicione 1 colher e meia de sopa de sal e açúcar, algumas folhas de louro, endro e pimenta. Como o repolho combina muito bem com cenoura, você pode ralar 2 ou 3 cenouras em um ralador grosso.

Misture o repolho e as cenouras, coloque-os em um frasco de esmalte ou vidro, ou de preferência de madeira, e despeje a salmoura. Simplesmente tampe o frasco com uma tampa de náilon. Se o frasco permitir, é melhor usar um peso. Para isso, cubra o repolho com um pano de linho limpo, coloque um disco de madeira ou simplesmente um prato adequado por cima e coloque um frasco de água (ou uma pedra) sobre a tampa.

Para preparar a salmoura, dissolva sal e açúcar na água. É importante que a salmoura cubra completamente os vegetais.

Como congelar para o inverno

Antes de congelar repolhos pequenos, pré-cozinhe-os. Leve a água para ferver, adicione uma pitada de sal e, em seguida, o repolho limpo, selecionado e preparado. Após ferver por no máximo 5 minutos, enxágue imediatamente com água fria para esfriar e coloque sobre um pano de algodão para secar. Depois de secos, disponha os repolhos secos em uma única camada em uma bandeja e coloque-os no congelador. Quando estiverem completamente congelados, divida-os em porções em sacos plásticos.

O repolho congelado deve ser armazenado no congelador. O repolho em conserva e fermentado também requer refrigeração e geralmente é mantido em adegas ou geladeiras (sob tampas de náilon). Saladas enlatadas, bem vedadas, podem ser armazenadas em temperatura ambiente após o resfriamento completo dos potes.

Pera

Uva

Framboesa