As melhores receitas de repolho em conserva com beterraba

Esta conserva picante e saborosa, feita com fatias crocantes de repolho marinadas em beterraba, é uma ótima opção para o inverno e para o dia a dia. É rápida e fácil de preparar, e o resultado vai agradar a qualquer cozinheiro amador. Abaixo, mostraremos como fazer conserva de repolho e beterraba usando diferentes métodos.

Etapas preparatórias

Repolho em conserva com beterraba

Como este prato é bastante caro nas lojas, e todos os ingredientes para ele estão facilmente disponíveis na horta, o melhor é marinar a "pelustka", como é chamada na Ucrânia, em casa para obter um produto saboroso e saudável.

O preparo é rápido. Corte o repolho em cubos e desfie-o. Ele estará pronto em pelo menos 8 horas, mas para um sabor mais intenso, recomenda-se deixá-lo marinar por até 12 horas. O azeite pode ser adicionado diretamente à marinada durante o processo de fermentação em um pote de três litros ou panela, ou você pode regá-lo sobre a iguaria pronta antes de servir.

Vídeo: "Receita de repolho em conserva com beterraba"

Neste vídeo, você aprenderá uma receita deliciosa de repolho em conserva com beterraba.

Receitas passo a passo

Incentivamos as donas de casa a prepararem este delicioso aperitivo, que pode ser consumido com carne, batatas fritas e outros pratos do dia a dia, não apenas no inverno.

Pétala rosa

Repolho em conserva com beterraba "Pétala Rosa"

Essa iguaria lembra pétalas de rosa colhidas. Para criar essa obra-prima culinária em conserva, você precisará de 2 kg de repolho branco (de preferência variedades tardias), 2 beterrabas vermelhas escuras, 1 cabeça de alho e 3 cenouras.

A marinada pode ser preparada com 1 litro de água, 150 ml de óleo de girassol, a mesma quantidade de vinagre, 150 g de açúcar, 1 colher de sopa de sal, folha de louro e grãos de pimenta-do-reino.

As folhas externas são retiradas do repolho lavado, a casca das cenouras e beterrabas é cortada, o vegetal principal é cortado em cubos grandes, os pequenos em rodelas, os dentes de alho são picados em fatias ou amassados. Você pode misturar os legumes em uma tigela e colocá-los em potes de conserva até obter um purê homogêneo, ou arrumá-los em camadas e despejar a marinada com os temperos por cima. Guarde o prato na geladeira e deixe marinar por pelo menos 3 dias antes de consumir.

Sem vinagre

Repolho em conserva com beterraba sem vinagre

Para fazer picles, você pode usar ácido cítrico ou suco de limão em vez de vinagre, usando 1 colher de chá para cada três litros de água. Esta receita pede que você corte as folhas de repolho em tiras finas, as cenouras em tiras e os dentes de alho em fatias.

Os legumes misturados, juntamente com sementes de coentro, folhas de louro, cravos-da-índia e grãos de pimenta-do-reino, são compactados em garrafas esterilizadas. Os ingredientes são então cobertos com uma marinada quente — feita com 1 litro de água fervida, 0,5 colher de chá de ácido, 3 colheres de sopa de açúcar e 1,5 colher de sopa de sal. Ferva a mistura por 5 minutos, despeje-a no recipiente com os ingredientes e feche bem.

Com repolho ralado

Repolho em conserva desfiado com beterraba

O repolho em conserva com beterraba, tradicionalmente fermentado e servido com diversos pratos do dia a dia, fica delicioso apenas 4 a 5 horas após o preparo (quando ralado ou cortado em tiras finas). Este método consiste em ralar as cenouras e as beterrabas, colocar todos os vegetais em uma tigela grande e pressioná-los levemente com as mãos para extrair o suco.

Após espremer os dentes de alho, o prato pode ser colocado em potes e conservado, lembrando-se de adicionar a solução de óleo fervente com folha de louro e grãos de pimenta-do-reino. A iguaria quase pronta deve ser deixada em infusão por 5 horas, após o que combina perfeitamente com legumes, mingaus e outros pratos.

Cozimento rápido

Repolho em conserva com beterraba, de preparo rápido.

Donas de casa interessadas em aprender a fazer picles de repolho e beterraba em casa podem notar que todas as receitas para essa iguaria, que se assemelha a pétalas de rosa, são muito parecidas.

Uma maneira rápida de preparar essa iguaria é usar um frasco de três litros, uma panela ou qualquer recipiente adequado. O processo leva cerca de 30 minutos e a marinada requer aproximadamente 12 horas. Você precisará de 2 kg de repolho, 300 g de beterraba, 1 ou 2 cenouras e 5 dentes de alho. A marinada é preparada com 1,1 litro de água, vinagre, louro, pimenta, açúcar e sal a gosto.

Depois de picar as folhas de repolho, o que leva alguns minutos, pique os legumes restantes da mesma forma, em tiras ou como preferir. Corte os dentes de alho em rodelas, disponha os legumes em camadas no frasco, compactando-os bem, e finalize com uma camada de beterraba e cenoura. Após adicionar a marinada, deixe o prato descansar por cerca de 12 horas, não durante a noite. Se for cozinhar em uma panela, cubra com um prato virado para baixo e deixe sob pressão.

Cada receita tem suas próprias características únicas. Por exemplo, a versão georgiana do prato pede a substituição da pimenta-do-reino por pimenta malagueta, que também é deliciosa para quem gosta de pratos picantes.

Ao preparar qualquer iguaria enlatada, as donas de casa podem salgar a marinada a gosto, assim como alterar a quantidade de ingredientes e temperos.

Pera

Uva

Framboesa