Receitas simples de maçãs em conserva caseiras para o inverno.
Contente
- 1 Preparação de matérias-primas e recipientes
- 2 Vídeo: "Uma receita simples de maçãs em conserva"
- 3 Receita tradicional de maçãs embebidas em barril.
- 4 Como conservar maçãs em potes durante o inverno.
- 5 Uma variação de maçãs em conserva servidas em um balde.
- 6 Receitas originais de maçãs em conserva
- 7 Algumas dicas para donas de casa
Preparação de matérias-primas e recipientes
Conservar maçãs em conserva, ou fermentá-las, é o processo de conversão do amido em álcool e ácido lático. Portanto, as maçãs não só precisam estar completamente maduras, como também devem ser armazenadas em local aquecido após a colheita para permitir a formação do amido. Nem todos sabem como fazer maçãs em conserva em casa, mas na verdade é muito simples — basta escolher os ingredientes, recipientes e temperos certos.
Escolha frutas de tamanho médio, de preferência uniformes e sem danos. Variedades de maturação tardia, como as de outono ou inverno, são as melhores; as de verão são menos comuns. Excelentes opções incluem as variedades Anise, Pepin e Antonovka, que têm casca grossa e polpa firme e não processada. É melhor fermentar as frutas inteiras; as frutas cortadas ficarão menos apetitosas e a polpa se desfará, mas cozinharão muito mais rápido. Selecione as frutas e lave-as bem. Quaisquer frutas caídas, amassadas ou com bichos devem ser descartadas imediatamente.
O método ancestral de fermentação envolve o uso de um barril, de preferência de carvalho, mas outras madeiras também são aceitáveis. Primeiro, as maçãs são mergulhadas em água, depois lavadas com água quente, enxaguadas com uma solução de bicarbonato de sódio, em seguida com água fervente limpa e, finalmente, secas. No entanto, em um apartamento na cidade, você pode preparar as maçãs em conserva em uma panela, balde ou jarra. O importante é usar recipientes de vidro, cerâmica ou esmalte. Lave-os bem com bicarbonato de sódio e enxágue com água fervente.
Caso sejam utilizadas folhas, ervas ou palha, estas também precisam ser lavadas, mergulhadas em água fervente e secas antes do uso.
Vídeo: "Uma receita simples de maçãs em conserva"
Este vídeo vai te mostrar como fazer maçãs em conserva deliciosas e rápidas em casa.
Receita tradicional de maçãs embebidas em barril.
As maçãs Antonovka caseiras não só podem deliciar você com seu sabor durante todo o inverno, como também fornecer vitaminas, já que a quantidade delas (especialmente de vitamina C) aumenta se a fruta for devidamente hidratada.
As receitas mais simples levam sal e açúcar na salmoura, mas você pode realçar o sabor e o aroma com diversos ingredientes adicionais: especiarias, ervas, folhas, frutos silvestres e vegetais.
repolho azedo
Uma receita de maçã azeda fica excelente quando fermentada com repolho branco. Para prepará-la, use:
- 2 kg de repolho;
- 1,5 kg de maçãs;
- 1 cenoura grande;
- 1,5 a 2 colheres de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de açúcar.
O repolho é cortado em tiras finas, as cenouras são raladas em um ralador grosso, os legumes são polvilhados com açúcar e sal e bem amassados – tudo feito como se estivesse preparando chucrute. Em seguida, o repolho é colocado no fundo da travessa, pressionando bem, seguido pelas maçãs (com a ponta para cima), depois outra camada de repolho, depois uma camada de maçãs, e assim por diante até o topo.
Coloque um círculo de madeira ou um prato sobre a última camada de repolho e pressione com um peso. Este produto semiacabado deve ser conservado à temperatura ambiente por alguns dias e, em seguida, refrigerado. Pode ser colocado numa travessa e servido dentro de um mês.
Doce com mel
A versão doce tem um teor de açúcar mais elevado, mas é melhor feita com mel — é mais saborosa e saudável. Coloque as bagas de Antonovka ou outras variedades ácidas numa tigela, com o talo para cima, intercaladas com folhas de groselha preta, cereja ou framboesa (certifique-se de forrar o fundo com as folhas). Despeje a quantidade necessária de salmoura por cima e coloque um peso sobre elas.
Para preparar a salmoura, ferva a água e dissolva o sal, o mel e a farinha de centeio (ou malte). Para 5 litros de água, use 70–80 g de sal, 75 g de farinha de centeio e 150 g de mel. Dissolva a mistura e deixe esfriar antes de despejá-la na salmoura. Se mantiver a fruta a uma temperatura não superior a 17 °C, o prato estará pronto em seis semanas.
Como conservar maçãs em potes durante o inverno.
Para ter maçãs ricas em vitaminas em abundância para o inverno, prepare grandes potes de vidro (potes de três litros são ideais). Depois de secas após a fervura, coloque folhas de groselha, framboesa ou cereja no fundo, disponha as maçãs em camadas bem compactadas por cima, despeje a salmoura e feche bem com uma tampa (de plástico também serve). Após seis semanas, você terá maçãs deliciosas. Mantenha-as a uma temperatura de 15 a 18 °C durante esse período e, depois, leve-as à geladeira.
Frutas em conserva podem ser preservadas caso não seja possível armazená-las em uma adega. O preparo é semelhante ao de pepinos em conserva (aliás, algumas pessoas gostam de conservá-los juntos): quando as maçãs estiverem prontas, escorra a salmoura, leve-a à fervura, despeje-a novamente sobre as frutas, feche bem os recipientes, vire-os de cabeça para baixo e embrulhe-os em um cobertor até esfriarem completamente.
Uma variação de maçãs em conserva servidas em um balde.
Um balde de esmalte pode ser facilmente usado no lugar de um barril. Lave-o bem, forre o fundo com folhas, grama ou palha, coloque as maçãs bem apertadas por cima, despeje a salmoura e cubra com um pano de algodão limpo ou um pedaço de gaze. Coloque um círculo ou prato de madeira por cima e aplique um peso — pode ser algo tão simples quanto um pote cheio de água.
Para determinar a quantidade exata de líquido, você precisa despejar água limpa e fria sobre as maçãs, escorrer a água e preparar uma salmoura com ela.
Após 4 a 6 semanas, quando o prato estiver pronto (o processo não é muito rápido), o balde pode ser transferido para um local frio ou as maçãs podem ser transferidas para frascos e guardadas na geladeira.
Receitas originais de maçãs em conserva
Se você já tem experiência com conservas, pode experimentar por conta própria, mas por enquanto, aqui estão algumas receitas originais que deram certo.
Maçãs em conserva com palha e alecrim
Ingredientes:
- 5 kg de maçãs;
- 3 litros de água;
- 100 g de açúcar;
- 40 g de sal;
- 5 ramos de alecrim;
- 3-4 folhas de louro;
- 300 g de palha de trigo.
Forre o fundo do recipiente com palha e, em seguida, disponha as maçãs em camadas, alternando-as com palha, alecrim e folhas de lava, finalizando com mais palha. Coloque um peso sobre as maçãs e despeje uma salmoura fria feita com água, sal e açúcar. Guarde as maçãs em um local fresco.
As frutas preparadas com palha têm um aroma delicado e uma agradável cor dourada.
Antonovka em conserva com canela, hortelã e cravo.
A Antonovka forte fica muito saborosa se for marinada com canela, cravo e hortelã.
Para cozinhar, você precisará dos seguintes produtos:
- 2 kg de maçãs;
- 2,5 a 3 litros de água;
- 1 pau de canela;
- 2 colheres de sopa de malte;
- 6 cravos-da-índia;
- 2 ramos de hortelã;
- 5 colheres de sopa de mel;
- 2 colheres de chá cheias de sal.
Acomode bem as maçãs no frasco, intercalando hortelã, canela e cravos entre elas. Se o frasco permitir, coloque um peso sobre ele, despeje a salmoura e feche bem com as tampas.
Para preparar a salmoura, ferva a água com o malte por 10 minutos, depois dissolva o sal, deixe esfriar até 60°C e dissolva o mel. Despeje o líquido completamente frio sobre a fruta.
Fermentação de maçãs em kefir
Um método muito interessante para fermentar maçãs sem sal ou açúcar. Para 5 kg de maçãs, você precisará de 3 litros de água, 0,5 colher de sopa de mostarda em pó e 300 ml de kefir.
A fruta, bem compactada, é regada com água fria misturada com kefir e mostarda, garantindo que fique completamente coberta. Um pano de queijo é colocado por cima e um peso é aplicado. O recipiente é deixado em local fresco.
Algumas dicas para donas de casa
As maçãs em conserva são preparadas a temperaturas entre 14 e 20 °C. Temperaturas mais baixas retardam o processo, enquanto temperaturas mais altas aumentam o risco de crescimento bacteriano. Isso deve ser monitorado de perto. A espuma e o mofo devem ser removidos da salmoura regularmente, o pano deve ser lavado diariamente com sabão e o disco (ou prato) e o peso devem ser lavados semanalmente.
As frutas absorvem água ativamente, então você terá que adicionar mais salmoura se elas ficarem submersas, por isso é melhor guardar o excesso.
Ficará delicioso mesmo se usar apenas sal e açúcar, mas adicionar outros ingredientes é sempre bom – isso só irá melhorar o prato.





