Métodos a frio e a quente para conservar pepinos em potes e barris.
Contente
Métodos de conserva de pepinos
Independentemente do método de conserva escolhido, é importante selecionar e preparar os vegetais corretamente. Os pepinos devem ser de tamanho médio, sem furos de insetos ou danos. Para garantir a crocância, os pepinos levemente salgados devem ser imersos em água fria com gelo por várias horas.
A conserva de pepinos pode ser feita por métodos a frio ou a quente.
Frio
Um barril de vegetais preparados com este método deve ser armazenado em local fresco, caso contrário, estragarão rapidamente. O processo é bastante simples: pepinos com ervas e especiarias são colocados em potes ou em uma panela grande, o sal é dissolvido em água e a salmoura resultante é despejada sobre os vegetais. Os potes são fechados com tampas de náilon herméticas e armazenados em uma despensa. O produto estará pronto em aproximadamente 30 dias.
Quente
Este método difere porque os vegetais são imersos em uma salmoura quente, feita com água, sal, especiarias e ervas, em vez de uma salmoura fria. Os pepinos em conserva são deixados por uma semana e depois enlatados, adicionando-se um pouco mais de salmoura, se necessário.
Vídeo "Pepinos como se viessem de um barril"
Este vídeo vai te mostrar uma receita deliciosa de pepinos em conserva para o inverno.
Como conservar pepinos em barril
Os pepinos em conserva, fermentados em barris de carvalho, têm um sabor tradicional e único. Essas conservas ainda são preparadas hoje em dia usando receitas antigas e clássicas que permanecem atemporais.
Primeiro, prepare o recipiente. Alguns dias antes de colocar os legumes em conserva, lave bem o barril com uma escova e deixe-o de molho em água limpa por 24 horas. Limpe todas as paredes internas com uma mistura de sal e alho — isso evitará o desenvolvimento de mofo. Não se esqueça de fazer o mesmo com a tampa.
Cerca de 24 horas antes de preparar os pepinos em conserva, faça a salmoura: dissolva 600–900 g de sal grosso em aproximadamente 10 litros de água potável limpa e coe a mistura em várias camadas de gaze. Adicione as ervas ao recipiente: umbelas de endro, folhas de raiz-forte e algumas folhas de cerejeira. Coloque os pepinos cuidadosamente selecionados, previamente lavados e hidratados, por cima, preenchendo cerca de metade do recipiente. Agora, adicione os temperos: alho e pimenta vermelha.
Enchemos o barril até à borda com pepinos, cobrimos com ervas aromáticas e acrescentamos salmoura. O barril fica assim durante alguns dias, depois é bem fechado e guardado na adega até ao inverno.
Pepinos em conserva crocantes em uma panela
Adora pepinos em conserva, mas não tem um barril? Sem problema! Você pode fazer picles deliciosos em uma panela de esmalte comum.
Para 1 kg de pepinos, você precisará de:
- Verduras para conserva: endro, folhas de raiz-forte, cereja, groselha preta, salsa;
- 1 vagem de pimenta vermelha picante;
- 1 litro de água potável limpa;
- 50 g de sal;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Deixe os pepinos de molho em água gelada com gelo por 2 horas. Lave bem as folhas verdes e forre o fundo de uma assadeira com elas. Corte a pimenta em pedaços e coloque-os sobre as folhas. Acomode os pepinos bem apertados e despeje uma salmoura fria com sal por cima. Certifique-se de pressionar bem. Após 3 dias, o petisco estará pronto para consumo ou poderá ser enlatado para armazenamento prolongado.
Se não for consumir todos os pepinos de uma vez, escorra a salmoura, lave os vegetais, coloque-os em potes esterilizados, ferva a salmoura e despeje sobre os potes. Feche bem as tampas e guarde-os na despensa.
Conserva rápida de pepinos em potes
Na maioria das vezes, nossas donas de casa preferem conservar pepinos em potes de vidro – esses recipientes são acessíveis a todos, e os pepinos se esgotam rapidamente depois de abertos.
Com mostarda
Um diferencial desta receita é a adição de mostarda em pó a cada frasco antes de fechá-lo – isso protege o produto contra mofo e fermentação. Para fazer um frasco de dois litros, você precisará de:
- 1 kg de pepinos;
- Verduras para conservar: salsa, endro, folhas de groselha, folhas de cerejeira, raiz-forte;
- alho – 4 dentes;
- 1 litro de água;
- 2 colheres de sopa cheias de sal;
- 1 colher de sopa de mostarda em pó de um pacote.
Pré-esterilize os frascos e as tampas e, em seguida, mergulhe os pepinos em água fria por várias horas. Adicione ervas e alho descascado a cada frasco e acomode os pepinos bem apertados. Prepare uma salmoura fria: dissolva o sal na água, despeje a mistura nos frascos e deixe descansar em temperatura ambiente por alguns dias. Após três dias, escorra a salmoura, leve-a à fervura e despeje-a novamente sobre os pepinos. Adicione mostarda a cada frasco e feche bem as tampas.
Com pimenta
Os pepinos em conserva com pimenta, preparados para o inverno em frascos de acordo com esta receita, ficam crocantes, com um sabor picante e conservam-se bem mesmo num apartamento quente na cidade.
Para salgar 2 kg de pepinos, prepare:
- 1 maço médio de endro;
- 2 pimentas malaguetas;
- raiz de rábano de tamanho médio;
- 3-4 dentes de alho;
- algumas folhas de cerejeira ou groselha preta.
Para a salmoura:
- 5 copos de água;
- 2,5 colheres de sopa de sal grosso.
Lave e seque os pepinos, depois disponha-os em camadas nos frascos, alternando com ervas e alho. Ferva a água, dissolva o sal, deixe arrefecer um pouco e verta a salmoura morna sobre os pepinos nos frascos. Tape e deixe marinar durante cerca de uma semana. Após sete dias, escorra a salmoura, leve-a novamente à fervura e verta-a sobre os vegetais, fechando-os imediatamente com as tampas.
Em suco de tomate
Uma receita rápida de pepinos em conserva, usando suco de tomate como principal conservante. Para uma porção, você vai precisar de:
- 15 pepinos de tamanho médio;
- 1,5 litro de suco de tomate;
- 1,5 colher de sopa de sal grosso;
- 1-2 folhas de louro;
- 2 guarda-chuvas de cravos;
- alguns grãos de pimenta-do-reino preta;
- 2 ramos de salsa ou aipo;
- 2–3 g de pimenta-do-reino moída picante.
Despeje o suco de tomate na panela, adicione sal e cozinhe em fogo médio até ferver. Adicione os temperos: folhas de louro, cravos e pimenta-do-reino. Acomode os pepinos, o aipo ou a salsa firmemente nos potes esterilizados, adicionando um pequeno pedaço de pimenta. Despeje a marinada de tomate sobre os legumes e esterilize por 15 minutos (para potes de 800 g). Feche bem os potes e coloque-os sob um cobertor aquecido até esfriarem completamente.
Receitas antigas
Além dos métodos modernos de conservas, existem receitas clássicas que nossas avós usavam com sucesso. Sugerimos experimentar algumas dessas opções.
Com casca de carvalho
A casca de carvalho adicionada aos pepinos em conserva confere aquele sabor único pelo qual os pepinos em barril são famosos.
Coloque os pepinos selecionados, previamente lavados e demolhados, em frascos de um litro, adicionando endro, folhas de raiz-forte e alho. Prepare a salmoura: dissolva 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de sopa de açúcar granulado em 1 litro de água, leve ao fogo até ferver e despeje a salmoura nos frascos.
Cubra com as tampas e deixe descansar por 20 a 30 minutos. Em seguida, escorra a salmoura e leve novamente ao fogo até ferver. Enquanto isso, adicione 2 colheres de sopa de vinagre e 1 colher de chá de casca de carvalho triturada em cada frasco. Despeje a salmoura fervente sobre os legumes e feche bem.
Com vodka
Com base em um frasco de três litros:
- pepinos - quantos couberem;
- 1,5 l de água;
- 50 ml de vodka;
- 4 colheres de sopa de sal;
- Ervas e especiarias a gosto.
Em potes esterilizados, disponha os legumes e as ervas em camadas, adicione sal e cubra com água fria. Tampe e deixe fermentar por alguns dias. Quando uma película se formar na superfície da salmoura, você pode prosseguir para a próxima etapa. Despeje a salmoura em uma panela e leve ao fogo até ferver. Adicione vodka a cada pote, despeje a salmoura quente e feche bem com tampas de plástico ou metal.
Nunca se tem picles demais. Faça-os com alegria e aproveite-os.









