Receitas tradicionais e comprovadas para geleia aromática de lingonberry
Contente
Etapas preparatórias
As bagas amadurecem em agosto e setembro. Para fazer compotas, o ideal é escolher bagas bem maduras, pois são menos ácidas e mais doces. Pessoas com úlceras pépticas e pressão arterial baixa devem consumir arandos com cautela.
Este incrível presente da natureza pode causar danos reais a todos se crescer perto de estradas ou instalações industriais. A planta acumula elementos radioativos, e nenhum processamento os removerá, portanto, o melhor é colhê-la em áreas ecologicamente limpas, longe de cidades e rodovias.
Acredita-se que a geleia feita com frutas secas, em vez de frutas úmidas, se conserva melhor. Portanto, após a colheita, as frutas são cuidadosamente selecionadas, descartando-se as secas, podres ou danificadas. Elas são lavadas em água corrente e, em seguida, bem secas, sendo espalhadas em uma única camada sobre um lençol ou cobertor limpo.
A segunda etapa do preparo obrigatório tem como objetivo reduzir o amargor e a adstringência. Antes de preparar a sobremesa, os arandos devem ser escaldados. Você pode mergulhar as frutas vermelhas em água fervente por 2 a 3 minutos, adicionar água fria e deixar ferver novamente, ou simplesmente despejar água fervente sobre elas.
Vídeo: "Geleia de Lingonberry e Pera"
Este vídeo vai te ensinar como fazer uma geleia deliciosa e saudável de lingonberry e pera.
Receitas passo a passo
Toda cozinheira caseira tem sua própria receita de geleia de lingonberry. Hoje, oferecemos um guia passo a passo para preparar diversas variedades de geleia usando lingonberry fresco ou congelado.
Com laranjas
Ao combinar arandos com frutas cítricas, criamos não apenas uma delícia de inverno, mas também um remédio para todos os resfriados da estação. Esta geleia não precisa ferver por muito tempo; é rápida de preparar e pode ser armazenada em potes esterilizados com as tampas bem fechadas.
Para cada 1 kg de frutos vermelhos preparados, use aproximadamente a mesma quantidade de laranjas (pelo menos 0,5 kg) e 800–900 g de açúcar. Se desejar, pode adicionar algumas das suas especiarias favoritas — canela, anis estrelado ou outra.
Se você quiser obter uma massa homogênea semelhante à de geleia, faça o seguinte:
- Misture lingonberries secas e limpas com açúcar e deixe descansar até que o suco seja liberado. Mexa vigorosamente, pressionando as frutas com uma colher para acelerar a liberação do suco.
- Assim que o suco de lingonberry aparecer, coloque a mistura no fogão e deixe cozinhar em fogo baixo por no máximo 10 minutos. Mexa ocasionalmente.
- Lave e escalde as laranjas em água fervente e, após remover as sementes, pique-as usando um moedor de carne ou um liquidificador.
- Adicione a mistura de laranja aos lingonberries, mexa e cozinhe por mais 10 minutos.
- Agora podemos colocá-lo em potes.
A segunda opção é adequada para quem deseja sentir pedaços de laranja na boca:
- As laranjas devem ser descascadas, separadas em gomos e cada gomo cortado em vários pedaços. Você pode até remover a parte branca da casca para evitar que ela apareça na geleia pronta, mas deixá-la garantirá que os pedaços permaneçam inteiros.
- Coloque os lingonberries e as fatias de laranja em uma tigela e leve ao fogo baixo. Cozinhe a mistura, juntamente com o suco que se formar, por 10 minutos.
- Em seguida, adicione o açúcar (e as especiarias), mexa e cozinhe por mais 10 minutos.
- Coloque a geleia ligeiramente arrefecida nos frascos.
Com maçãs
Se você picar as maçãs bem fininhas, pode fazer geleia, mas fatias de maçã embebidas em calda de lingonberry são uma delícia especial numa noite de inverno.
Ingredientes:
- 1 kg de arandos;
- Maçãs de 800 a 900 g;
- 1,2 kg de açúcar;
- 1 copo de água;
- Tempere com especiarias a gosto (geralmente canela e/ou raspas de limão).
Processo:
- Descasque e retire o caroço das maçãs e corte-as em fatias de 7 a 8 mm de espessura. Recomenda-se o branqueamento para frutas mais firmes.
- O açúcar é dissolvido em água e levado à fervura.
- Coloque os lingonberries e as fatias de maçã na calda. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Em seguida, deixe descansar por 8 a 10 horas.
- Na segunda vez, cozinhe até ficar macio, o que geralmente leva no máximo 35 minutos.
- A geleia pronta é colocada em potes e selada com tampas.
Com peras
O ideal é usar peras firmes, já doces, mas ainda não maduras. Para 1 kg de lingonberries, use de 1 a 1,5 kg de peras com casca, de 0,9 a 1 kg de açúcar, 1 xícara de água e o suco e as raspas de um limão pequeno.
Prepare a geleia assim:
- Descasque as peras, cubra com água e adicione suco de limão.
- Os lingonberries, juntamente com cascas e raspas de pera, são regados com água e cozidos até se transformarem em polpa (10 a 15 minutos).
- A massa resultante é passada por uma peneira.
- Retire as peras da água, remova os caroços, corte-as em gomos e junte-as ao purê. Adicione o açúcar e cozinhe até ficarem macias, mexendo delicadamente para retirar a espuma que se formar. Isso leva até 40 minutos.
Em uma panela multifuncional
A geleia demora muito mais tempo para cozinhar em uma panela elétrica de cozimento lento. Para 0,5 kg de frutas vermelhas, use de 0,3 a 0,4 kg de açúcar e ¼ de xícara de suco de limão. Disponha as frutas vermelhas e o açúcar em camadas em uma tigela e regue com suco de limão. A válvula de liberação de vapor deve estar totalmente aberta. Primeiro, programe o modo "Cozinhar lentamente" por 1 hora e, em seguida, para "Manter aquecido" por mais 2 horas. Você precisará mexer com frequência e retirar a espuma que se formar.
Cinco minutos
A geleia de cinco minutos economiza não só o tempo de quem cozinha, mas também a maior parte das vitaminas. Para cada 1 kg de frutas vermelhas, use pelo menos 0,5 kg de açúcar. Polvilhe metade do açúcar sobre as frutas, colocando-as em uma panela de fundo grosso. Leve ao fogo e cozinhe por exatamente 5 minutos, retirando a espuma que se formar. Em seguida, retire do fogo, adicione o restante do açúcar e mexa bem até dissolver. Depois, despeje a geleia em potes, feche bem com as tampas e vire os potes de cabeça para baixo até esfriarem completamente.
Se quiser adicionar maçãs, pique-as bem fininhas. Adicione os temperos logo no início e prove depois que começar a ferver.
Claro, a receita mais simples é a de geleia feita apenas com lingonberries, à qual podem ser adicionadas especiarias para um sabor picante. Mas a geleia de lingonberry também pode ser feita com cranberries, mirtilos, nozes, cenouras, abóbora e abobrinha. Essa frutinha silvestre é muito baixa em calorias e seu amargor pode acelerar o processo digestivo, por isso, combiná-la com abóbora e abobrinha é uma ótima opção para dietas de emagrecimento. Para benefícios adicionais, substitua o açúcar por mel.






