Receitas medicinais para geleia de dente-de-leão incomum

As geleias podem ser feitas com muito mais do que apenas frutas e bagas. Um dos ingredientes mais incomuns para conservas é o dente-de-leão. O dente-de-leão é uma planta medicinal, então a geleia feita com ele não é apenas deliciosa, mas também saudável. Abaixo, vamos te ensinar como fazer geleia de dente-de-leão.

Propriedades medicinais

O dente-de-leão é amplamente utilizado na medicina popular atualmente.

O dente-de-leão é amplamente utilizado hoje em dia na medicina popular para preparar infusões que auxiliam no tratamento de diversos problemas gastrointestinais e hepáticos. Possui as seguintes propriedades benéficas:

  • Remoção de toxinas e limpeza do corpo;
  • aumenta o nível de hemoglobina no sangue;
  • efeito laxativo leve;
  • ação anti-inflamatória;
  • normalização do apetite;
  • Melhora a condição da pele;
  • estimulação de processos metabólicos;
  • Redução da irritabilidade, eliminação do estresse e da insônia;
  • ação colerética e antiparasitária;
  • Tratamento da gota e da artrite.

Além dos seus benefícios, a planta pode causar alergias se consumida em excesso. O dente-de-leão também pode ser prejudicial se houver contraindicações ao seu uso.

Vídeo: "Geleia Saudável de Dente-de-Leão"

Este vídeo vai te mostrar como fazer geleia de dente-de-leão saudável.

Instruções de uso

Para melhorar a saúde e fortalecer a imunidade, recomenda-se o consumo de geleia de dente-de-leão em no máximo 3 colheres de sopa por dia. Lembre-se que, se você tiver problemas no fígado, a geleia deve ser consumida pelo menos 5 vezes ao dia com chá quente. Adicione de 3 a 5 colheres de chá de geleia a 1 xícara de chá verde.

As principais contraindicações para o uso são: hipersensibilidade ao iodo, gastrite na fase aguda, cálculos biliares, diarreia e náuseas.

Preparação dos produtos

Para garantir que a planta possua apenas propriedades medicinais, ela deve ser colhida na floresta, longe de estradas. Somente flores grandes, bienais, com rizomas robustos devem ser selecionadas. As inflorescências devem ter uma cor dourada intensa. A flor é cortada logo abaixo do píleo.

As flores cortadas são cobertas com gaze e secas ao sol. Em seguida, precisam ser congeladas na geladeira.

Receitas passo a passo

Para fazer uma geleia deliciosa, é preciso saber não só onde e como colher as plantas, mas também como conservá-las adequadamente. Existem diversas maneiras de preparar geleia de dente-de-leão. Cada receita tem suas próprias características únicas que devem ser levadas em consideração. Vamos conhecer as receitas mais populares e interessantes para preparar essa geleia tão peculiar.

Clássico

A geleia de dente-de-leão é muito saudável.

Esta é a receita mais simples, que não exige muito tempo nem esforço. É adequada tanto para iniciantes quanto para cozinheiros experientes. Para fazer a clássica geleia de dente-de-leão, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 400 inflorescências florais;
  • 700 g de açúcar;
  • 0,2 l de água.

As instruções de preparo passo a passo são as seguintes:

  1. As flores colhidas são lavadas e secas cuidadosamente.
  2. Em seguida, adicionam-se dois copos de água e colocam-se no fogo.
  3. Leve a mistura ao ponto de fervura. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos.
  4. Em seguida, coe o produto semiacabado resultante através de uma peneira ou pano de queijo.
  5. Adiciona-se açúcar à solução escorrida. Em seguida, a mistura é levada novamente ao ponto de fervura. Agora, deve-se deixar em fogo baixo por 8 minutos.

A geleia resultante é colocada em potes e selada para o inverno. Guarde a geleia em local fresco.

Com limões

Geleia de dente-de-leão com limão

Você pode usar limão para fazer geleia de dente-de-leão. Para preparar essa sobremesa ácida, você vai precisar de:

  • 400 inflorescências de dente-de-leão;
  • 3 limões;
  • 500 ml de água;
  • 1,5 kg de açúcar.

Primeiro, lave bem as flores de dente-de-leão com água. Em seguida, despeje água fria sobre elas. Deixe a mistura descansar por 7 a 8 horas. Depois, esprema as flores e despeje 500 ml de água sobre elas. Leve ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos.

Em seguida, os limões, com a casca, são cortados em gomos e adicionados à mistura. Deixe tudo cozinhar em fogo baixo por mais 3 minutos. Depois, adicione o açúcar à mistura. Cozinhe em fogo baixo por mais 15 minutos.

O procedimento é repetido três vezes. O segredo é não cozinhar demais os floretes. Depois, a geleia pode ser consumida diretamente ou envasada.

Com laranjas

Geleia de dente-de-leão com laranjas

Outra receita deliciosa de geleia de dente-de-leão é feita com laranjas. A geleia não é apenas muito saudável, mas também deliciosa. Os ingredientes principais são flores de dente-de-leão amarelas (0,5 kg) e laranjas (5). Você também precisará de 3 litros de água e 1,5 kg de açúcar.

Todos os dentes-de-leão colhidos devem ser bem lavados com água fria. Remova quaisquer insetos ou sujeira das inflorescências.

Em seguida, lave as laranjas e corte-as em gomos. Coloque as laranjas e as flores em uma tigela. Depois, adicione água.

Cozinhe a geleia em fogo médio. Não faça nada até que a mistura de dente-de-leão e laranja comece a ferver. Assim que começar a ferver, retire a tampa e deixe o frasco descansar por uma hora. Em seguida, coe a mistura com um pano de queijo e adicione o açúcar. Descarte a polpa. Cozinhe o suco restante por mais 40 minutos. Depois, despeje a geleia em frascos esterilizados e feche-os bem.

Com pé de potro

Geleia de dente-de-leão com tutano

A geleia de dente-de-leão, à qual se adiciona tussilagem, possui propriedades medicinais notáveis. Esta receita difere das demais não só por incluir outro ingrediente vegetal, mas também por não levar açúcar. Em vez disso, utiliza-se mel.

Para fazer geleia de acordo com esta receita, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 200 inflorescências de dente-de-leão;
  • Flores de tussilagem. Podem ser consumidas em qualquer proporção;
  • um copo de água;
  • um copo de mel.

As inflorescências coletadas das duas plantas devem ser bem lavadas e secas. Em seguida, são colocadas em uma panela e cobertas com água. A mistura resultante deve ferver em fogo baixo por 5 minutos.

A mistura é então ligeiramente arrefecida e colocada em frascos. Certifique-se de deixar algum espaço acima dos dentes-de-leão. O mel é espalhado por cima da geleia. O conteúdo do frasco é então misturado delicadamente.

As inflorescências podem ser previamente trituradas. Isso dará à mistura uma consistência semelhante à de geleia. Deixe a mistura esfriar. Só então o frasco deve ser fechado com uma tampa e armazenado em local fresco.

Fazer geleia de dente-de-leão não é muito difícil. Basta seguir as instruções acima e tudo correrá bem.

Pera

Uva

Framboesa