Receitas de geleia deliciosa feita com pinhas e agulhas de pinheiro

A geleia de pinha é usada para prevenir e tratar uma variedade de doenças que afetam a nasofaringe, o trato respiratório superior e inferior e o trato gastrointestinal. Hoje, compartilharemos os segredos para fazer uma deliciosa geleia de pinha.

Benefícios da geleia de pinha

A geleia de pinha é usada para a prevenção de doenças.

Fatores ambientais, genética e um sistema imunológico enfraquecido levam a doenças virais e infecciosas frequentes. No entanto, não corra para a farmácia em busca de medicamentos; experimente remédios caseiros testados pelo tempo. Por exemplo, a geleia de pinho é chamada de "elixir" curativo e é usada para:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • restauração da vitalidade e energia;
  • Prevenção e tratamento de doenças respiratórias: tosse na bronquite aguda ou obstrutiva, traqueobronquite, pneumonia, etc.;
  • Prevenção e tratamento de doenças dos sistemas digestivo, nervoso e cardiovascular;
  • fortalecimento das unhas e dos cabelos, restauração da elasticidade da pele;
  • Melhoria da bioenergética e do bem-estar geral;
  • Prevenção da formação de neoplasias benignas e malignas.

Pessoas com alergias e intolerâncias individuais não devem preparar ou consumir este "elixir".

Qualquer remédio caseiro, incluindo geleia de pinho, pode ser tanto benéfico quanto prejudicial. Quanto às contraindicações, este produto é proibido para idosos, crianças menores de 3 anos, asmáticos e durante a gravidez e amamentação.

Vídeo: "Receita de geleia de pinha"

Este vídeo vai te ensinar como fazer uma deliciosa geleia de pinha.

Preparando para enlatar

Muitas pessoas têm interesse em saber quando coletar pinhas para fazer geleia. É melhor coletar matéria-prima na floresta de pinheiros na segunda quinzena de maio ou no início de junho.

As árvores e os galhos devem ter uma aparência saudável. Se houver manchas, feridas ou uma camada espessa e escura visível em um cone, é melhor evitar a planta.

Uma seleção de receitas

Muitas pessoas já ouviram falar dos benefícios para a saúde da geleia de pinha e broto de pinheiro, mas nem todos conhecem o processo de preparo. Então, vamos descobrir como fazer geleia de pinha.

Clássico

Geleia clássica de pinha

Recolha brotos, rebentos e pinhas de pinheiro, separe-os, limpe-os de detritos e lave-os bem. Deixe os ingredientes colhidos na floresta de molho em água por 5 a 10 horas. Escorra o líquido, adicione açúcar granulado e água potável filtrada. Coloque a panela no fogão e deixe ferver. Cozinhe a calda de pinha em fogo baixo por 2 a 2,5 horas.

Sem cozinhar

Geleia de pinha sem cozinhar

As pinhas que não são tratadas termicamente durante o preparo possuem uma ampla gama de propriedades benéficas. A geleia crua é útil para bronquite, traqueíte, traqueobronquite e outras doenças respiratórias.

Para fazer geleia de pinha crua, você precisará de 1,5 kg de brotos de pinha e 2,5 kg de açúcar granulado:

  1. Lave bem os brotos de abeto e pinheiro coletados, remova quaisquer pequenos detritos e deixe de molho por 8 a 12 horas.
  2. Triture o ingrediente principal em um moedor de carne ou pique em fatias finas.
  3. Prepare os recipientes de armazenamento – os frascos precisam ser escaldados com água fervente ou esterilizados.
  4. Espalhe pinhas trituradas em camadas com no máximo 1 cm de espessura. Polvilhe cada camada com açúcar.
  5. Coloque os frascos na geladeira. Agite o conteúdo a cada 2-3 dias. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido e a calda tiver se formado, o produto estará pronto para uso.

Guarde a geleia crua na geladeira. Agite os potes de vidro ocasionalmente. A validade desta sobremesa é de 5 a 6 meses.

Com agulhas de pinheiro

Geleia de pinha com agulhas de pinheiro

Se você está com vontade de algo diferente e aromático, faça geleia com brotos e agulhas de pinheiro. Para preparar esse "elixir" medicinal, você precisará de 0,5 kg de brotos de pinheiro verdes, 2 punhados grandes de agulhas, 0,7 kg de açúcar granulado e 200-300 ml de água potável filtrada.

A receita é a seguinte:

  1. As agulhas coletadas devem ser separadas, limpas de detritos e depósitos de resina e lavadas cuidadosamente. Para evitar que as agulhas se depositem, coloque-as em sacos de gaze.
  2. Coloque o açúcar e a água em uma tigela de esmalte ou cobre. Leve a tigela ao fogão e deixe ferver.
  3. Despeje a calda fervente sobre as pinhas e agulhas de pinheiro. Cozinhe em fogo baixo por 10 a 15 minutos.
  4. Retire a panela do fogo e deixe o conteúdo esfriar e em infusão. Remova os saquinhos de gaze que continham os ramos de pinheiro.
  5. Cozinhe a mistura em fogo brando por mais 20 a 25 minutos. Despeje a calda em potes de vidro previamente escaldados com água fervente.

Não é recomendável consumir a geleia imediatamente após o preparo. A calda feita com brotos de pinheiro e galhos de coníferas deve ser deixada em infusão por algum tempo.

Com pinhões

Geleia de pinha com cedro

A geleia de pinha e pinhão ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir resfriados e doenças virais.

Para fazer essa geleia, prepare 1 kg de pinhas e nozes, 1 kg de açúcar granulado, 1 litro de água potável e uma pitada de canela.

Os ingredientes são previamente selecionados, limpos de impurezas e lavados cuidadosamente. Os pinhões devem ser tostados em uma frigideira seca.

Despeje água fervente sobre os brotos e pinhas. Deixe a calda ferver. Adicione os pinhões, o açúcar granulado e um pouco de canela à panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente e retirando a espuma que se formar.

O processo de preparação de um produto tão valioso e saudável leva pelo menos 2 horas.

Dicas para cozinheiros

Poucas pessoas sabem que as pinhas em forma de rim, consideradas frutos masculinos, não são usadas na culinária. O "elixir" medicinal deve ser preparado com as pinhas femininas, cuja superfície é coberta por uma camada transparente e pegajosa.

Somente os cones jovens e verdes devem ser colhidos, antes que endureçam e desenvolvam uma casca marrom. Brotos e ramos de pinheiro, galhos de coníferas e nozes podem ser adicionados para realçar o sabor da geleia.

Pera

Uva

Framboesa