Receitas simples de geleia de cereja caseira

As cerejas fortalecem o sistema imunológico, eliminam substâncias nocivas do organismo e previnem o desenvolvimento de células cancerígenas. O único inconveniente é a escassez de frutas frescas no inverno. É aí que a geleia de cereja, da qual existem inúmeras receitas, entra em cena. Estamos até dispostos a relevar o alto teor calórico dessa iguaria — seu sabor divino compensa o excesso de calorias.

Preparando os ingredientes

A geleia de cereja fortalece o sistema imunológico.

As receitas tradicionais de sobremesas não levam muitos ingredientes — apenas as próprias cerejas e açúcar granulado. Para dar mais variedade ao sabor, você pode adicionar especiarias, ervas ou até chocolate. Seja qual for a receita escolhida, todos os ingredientes para a futura geleia de cereja devem ser preparados com cuidado.

As cerejas devem estar no ponto certo de maturação — não devem haver cerejas podres, muito maduras ou muito verdes, por isso precisam ser selecionadas com cuidado. Obviamente, lavar as cerejas é uma etapa essencial do processo. Além disso, se você estiver fazendo geleia sem caroço, retire os caroços de cada cereja.

Não se esqueça de esterilizar os frascos e as tampas para garantir que o produto final se conserve bem.

Vídeo "Receita de Geleia de Cereja"

Este vídeo vai te ensinar como fazer uma geleia de cereja deliciosa e saudável para o inverno.

Receitas passo a passo

Oferecemos aulas de como fazer geleia usando nossas receitas mais populares e de maior sucesso. Você certamente vai adorá-las e elas serão guardadas com carinho nos livros de receitas da família por muitos anos.

Cinco minutos

Geleia de cereja "Cinco minutos"

Esta é uma maneira rápida e fácil de preparar uma guloseima doce. É especialmente adequada para donas de casa ocupadas. O destaque deste método é que a geleia é feita com os caroços, tornando-a muito mais saborosa. No entanto, qualquer estoque desta delícia deve ser descartado dentro de um ano após o preparo – lembre-se de que os caroços de cereja contêm ácido cianídrico. Embora neutralizado pelo açúcar e pelo calor, ele pode ser prejudicial à saúde se armazenado por muito tempo.

Para uma porção desta iguaria, você precisará de 1 kg de frutas vermelhas e 0,6 kg de açúcar granulado. Após selecionar e lavar as frutas, seque-as com papel toalha ou pano de prato e polvilhe com açúcar granulado. Deixe-as descansar por 6 horas para que liberem seu suco aromático. Em seguida, misture as frutas e leve ao fogo baixo.

Lembre-se de mexer a mistura constantemente durante o cozimento para evitar que o açúcar queime. Outro ponto importante: remova toda a espuma que aparecer na superfície. Caso contrário, o produto final perderá a transparência e terá sua vida útil significativamente reduzida.

Assim que a mistura ferver, você pode programar um cronômetro para 5 a 7 minutos — esse tempo será suficiente para o cozimento. Despeje a geleia pronta em potes esterilizados e feche-os bem.

Sem sementes

geleia de cereja sem caroço

A geleia de cereja feita com cerejas já sem caroço também não precisa de muito tempo de cozimento. Nesse caso, use partes iguais de cerejas e açúcar. Coloque as cerejas descascadas em uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem adicionar açúcar. Conforme aquecem, elas liberarão suco, então mexa delicadamente para não amassá-las.

Assim que a mistura ferver, adicione 1 xícara (200 gramas) de açúcar, mexa, deixe ferver novamente e cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 minutos. Você precisará repetir esse processo várias vezes: para cada quilo de frutas vermelhas, serão necessárias 5 xícaras de açúcar.

Após adicionar a última quantidade de açúcar granulado, deixe a geleia cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, mexendo ocasionalmente e retirando a espuma que se formar. Pronto, agora é só colocar nos potes e fechar bem.

Com ossos

Geleia de cereja com caroços

Misture quantidades iguais de cerejas e açúcar. Polvilhe as cerejas com açúcar, misture delicadamente e deixe descansar durante a noite para que liberem o suco. De manhã, você pode começar a cozinhar: coloque a panela em fogo baixo, mexendo sempre até que o açúcar se dissolva completamente. Assim que isso acontecer, aumente o fogo e deixe a geleia ferver em fogo brando. Depois de ferver, cozinhe por apenas 20 minutos, mexendo frequentemente e retirando a espuma que se formar. Despeje a geleia pronta em potes e feche bem.

De cerejas congeladas

geleia de cereja congelada

Se você gosta de congelar frutas vermelhas para usar depois ou não tem espaço para armazenar grandes quantidades, pode fazer geleia de cereja congelada a qualquer momento. A receita é incrivelmente simples.

Use quantidades iguais de cerejas e açúcar; as cerejas congeladas nem precisam ser descongeladas. Polvilhe-as com açúcar granulado e deixe descansar por cerca de uma hora, até que soltem o suco. Cozinhe a mistura em fogo baixo. Após cerca de 15 minutos, escorra o excesso de calda, caso a geleia esteja muito líquida. Em seguida, cozinhe em fogo baixo por mais 20 minutos.

Pronto, agora só falta deixar a iguaria esfriar e servir com chá.

Em uma panela multifuncional

A geleia de cereja pode ser feita em uma panela elétrica de cozimento lento.

Preparar essa delícia em uma panela elétrica de cozimento lento é muito fácil. O processo leva pouco tempo e a geleia cozinha lentamente em vez de ferver, preservando ao máximo seu valor nutricional.

Para cada 1 kg de cerejas, você precisará de 1,2 kg de açúcar. Coloque as cerejas preparadas na panela de pressão elétrica, cubra com açúcar e cozinhe na função "Cozimento lento" por 2 horas. Assim que o sinal sonoro indicar que o cozimento começou, a geleia estará pronta para ser colocada em potes.

Com chocolate

Você pode adicionar chocolate à geleia de cereja.

Esta é uma receita original para quem gosta de sobremesas diferentes. Para prepará-la, você precisará de uma seleção mais completa de ingredientes:

  • 1 kg de frutos silvestres preparados;
  • 0,5 kg de açúcar granulado;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de conhaque;
  • 90 g de chocolate amargo;
  • 40 g de mistura gelificante.

Coloque as frutas vermelhas em uma panela e cozinhe em fogo baixo até que comecem a soltar suco. Quando isso acontecer, adicione a mistura para gelificar e deixe ferver. Adicione o açúcar e deixe ferver novamente. Em seguida, reduza o fogo para baixo e cozinhe, mexendo, por no máximo 4 minutos. Agora, adicione todos os ingredientes restantes e deixe ferver novamente até que as gotas de chocolate estejam completamente dissolvidas. A geleia está pronta para ser colocada em potes.

Essa sobremesa fica bem cremosa, parecida com geleia tradicional. O sabor é simplesmente incrível. Acredite, você nunca mais vai querer ver chocolates comuns.

O ideal é guardar a geleia preparada em um local fresco e escuro – isso prolongará a sua vida útil. Tudo depende da quantidade de potes que você fez: uma pequena quantidade cabe em uma geladeira comum, enquanto uma quantidade maior exigirá um porão ou uma despensa fresca.

Pera

Uva

Framboesa