7 receitas deliciosas de pudim de abobrinha para o inverno
Contente
Leite de abobrinha clássico
O lecho se espalhou pelo mundo a partir da Hungria. Como qualquer prato popular, não existe uma receita exata — ele é frequentemente modificado e aprimorado para se adequar ao gosto de cada um. Não apenas em cada país, mas em cada cozinheiro caseiro, é possível criar diversas variações!
Os seguintes produtos serão necessários:
- 4 kg de abobrinha;
- 4 kg de tomates;
- 1 kg de pimentão;
- 3 cabeças de alho;
- 150 ml de óleo vegetal;
- 100 ml de vinagre;
- 100 g de açúcar;
- 80 g de sal.
A abobrinha é cortada e colocada em uma panela. Os tomates são descascados, os pimentões são retirados das sementes, os legumes são picados e a mistura é despejada sobre a abobrinha. Em seguida, adicione o sal, o açúcar e o óleo vegetal.
Leve ao fogo até ferver, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, até a espuma diminuir, e então adicione o alho amassado e o vinagre. Após 3 minutos, despeje a mistura nos frascos preparados e esterilize em banho-maria por 20 a 30 minutos, dependendo do volume. Em seguida, feche bem os frascos com as tampas e guarde-os.
Vídeo: "Receita deliciosa de leite de abobrinha para o inverno"
Este vídeo vai te mostrar como fazer um delicioso pudim de abobrinha para o inverno.
Receita sem esterilização
Para conservas de inverno, é sempre necessário esterilizar os frascos. Os frascos podem ser esterilizados de várias maneiras: em água, no forno ou no micro-ondas. Antes, elas são lavadas com bicarbonato de sódio. Mas nem toda dona de casa quer se dar ao trabalho de esterilizar a salada. Para evitar a esterilização, cozinhe a mistura de vegetais até ficar macia e depois coloque em potes.
Para este lecho você precisa de:
- abobrinha – 2 kg;
- tomates – 10 unidades;
- cebolas – 10 unidades;
- pimentão doce – 5 unidades;
- 200 ml de óleo;
- 350 g de extrato de tomate;
- 200 g de açúcar;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de vinagre.
Misture o extrato de tomate, o açúcar, o sal e o vinagre em 1 litro de água limpa. Adicione a abobrinha picada e leve ao fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
Corte a cebola em meias-luas, o pimentão em tiras e os tomates em rodelas finas. Coloque-os na panela e cozinhe por mais 10 minutos.
Retire o prato do fogo e coloque-o em frascos, fechando-os com as tampas.
Aperitivos simples
O inverno pede cores vibrantes e uma variedade de sabores, por isso é tentador preparar pelo menos alguns potes de diferentes petiscos para conservar, já que a maioria dos ingredientes é a mesma. O tamanho dos vegetais, os temperos, a quantidade, a proporção dos ingredientes e, claro, os diversos componentes são todos importantes.
Com uvas
Para 1 abobrinha grande, utilize 300 g de uvas verdes, 3 tomates, 1 pimentão doce, 3 dentes de alho, meia pimenta malagueta, 100 g de extrato de tomate, 50 ml de óleo vegetal refinado, 0,5 colher de sopa de vinagre, 1 colher de chá rasa de manjericão e alguns grãos de pimenta-do-reino preta.
Os pimentões são assados, descascados e picados. Os tomates são escaldados, descascados, picados, transformados em purê e adicionados a uma panela. Junte o alho e o extrato de tomate, refogados na manteiga, e deixe ferver. Em seguida, adicione tiras de abobrinha de até 3 cm de comprimento e pimenta malagueta picada finamente, e cozinhe por 10 minutos.
O suco das uvas é despejado sobre os legumes junto com o azeite. Adiciona-se manjericão, vinagre e os potes são fervidos por 2 minutos. Grãos de pimenta são jogados diretamente nos potes e o leite condensado é despejado por cima. Os potes são então tampados e embrulhados até esfriarem completamente, de cabeça para baixo.
Com berinjelas
A berinjela adiciona um toque picante ao sabor delicado deste aperitivo de abobrinha, tornando-o mais substancioso e criando a ilusão de gordura com um mínimo de calorias.
Triture 2,5 kg de tomates vermelhos maduros, adicione 0,5 kg de cenouras em cubos e uma colher de sopa de óleo de girassol, leve ao fogo até ferver e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
Adicione 400 g de cebola picada finamente, 100 g de alho amassado e 1 kg de pimentão cortado em juliana aos tomates. Após ferver, adicione 900 g de abobrinha picada em cubinhos finos e 400 g de berinjela descascada e picada grosseiramente. Adicione 230 g de açúcar e 2 colheres de sopa de sal. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 20 minutos. Em seguida, adicione 1 colher de sopa de vinagre e desligue o fogo após 7 minutos.
Ainda quente, o lanche pronto é despejado em potes esterilizados, selado com tampas, virado de cabeça para baixo e embrulhado para que esfrie por alguns dias. Depois, é só guardar.
Verão Laranja
Para preparar este prato vibrante de verão, coloque 3 kg de abobrinha em cubos, 15 pimentões amarelos ou laranja (laranja vivo) cortados em tiras, ½ pimenta malagueta picada finamente, uma cabeça de alho, 2 litros de suco de tomate, 1 colher de chá de sementes de endro, 1 xícara de óleo vegetal refinado, 2 colheres de sopa de sal e 1 xícara de açúcar em uma panela. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos, adicione uma xícara de vinagre e retire do fogo após 5 minutos.
A salada é colocada em potes previamente esterilizados, fechados com tampas, virados de cabeça para baixo e envoltos em um cobertor por dois dias.
Com tomates e pimentões
O lecho é sempre feito com tomates, suco de tomate ou extrato de tomate, mas este aperitivo requer um preparo cuidadoso para que os pedaços de tomate cozinhem lentamente, sem se desfazerem; eles devem ser considerados um ingrediente distinto no prato. O ideal é usar tomates de casca grossa, não muito suculentos, mas carnudos.
Ingredientes necessários para preparar 2,5 litros do lanche pronto (o peso dos vegetais já descascados está indicado):
- 1 kg de abobrinha;
- 1,5 kg de tomates carnudos e maduros;
- 4 pimentões doces grandes e de paredes grossas;
- 5 dentes de alho;
- 100 g de açúcar;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de óleo vegetal;
- 1 colher de sopa de vinagre.
Os tomates são cortados em gomos, a abobrinha em cubos e os pimentões em tiras. Primeiro, os tomates são colocados no fogão com sal e açúcar e cozidos em fogo baixo por 10 minutos. Em seguida, adicionam-se a abobrinha, o pimentão e o óleo vegetal. Cozinhe por 15 minutos. Depois, adiciona-se o alho picado e cozinha-se em fogo baixo por mais 15 minutos. Mexa com muito cuidado para garantir que os legumes mantenham sua forma. O vinagre é adicionado pouco antes do final do cozimento.
O lanche pronto é despejado em potes esterilizados, virado de cabeça para baixo e embrulhado por alguns dias.
Lecho cazaque “Yurcha”
Para este prato, você precisará de:
- 3 kg de abobrinha descascada e cortada em cubos;
- 1 kg de tomates;
- 1 kg de pimentão vermelho doce, cortado em tiras;
- 3 cabeças de alho;
- 1 vagem de pimenta malagueta;
- um ramo de salsa;
- 4/5 de xícara de óleo vegetal;
- 4/5 de xícara de açúcar;
- 3 colheres de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de essência de vinagre (70%).
Pique os tomates e coloque-os em uma panela grande em fogo baixo. Adicione a pimenta, o azeite, o sal e o açúcar. Assim que ferver, adicione os legumes picados e cozinhe em fogo baixo por 60 minutos. Adicione o alho e as ervas cinco minutos antes do final do cozimento e, em seguida, despeje a essência após desligar o fogo. Coloque tudo em potes, feche com as tampas e embrulhe bem.
Dicas para donas de casa
O ideal é usar abobrinhas jovens, com sementes ainda não formadas. Abobrinhas maduras precisam ser descascadas e o miolo, com as sementes, removido.
Os pimentões devem estar maduros, carnudos e suculentos; os multicoloridos ficam ótimos. As cebolas devem ser escolhidas de acordo com o sabor: se você estiver preparando um prato picante, use uma cebola branca bem forte; para um sabor mais delicado, use uma cebola roxa.
O ideal é prensar o alho em um espremedor e depois picá-lo no liquidificador. Se isso não for possível, você pode simplesmente esmagar o dente de alho em uma tábua de corte com a lateral da faca e depois picá-lo o mais finamente possível. Algumas pessoas preferem esmagá-lo em um pilão.







