Groselha finlandesa, variedade que aprecia a luz e tem alta produtividade.

A groselha é, sem dúvida, uma planta frutífera popular no nosso país. Encontra-se em quase todos os jardins. Isto deve-se não só ao sabor incrível dos frutos maduros, mas também aos seus benefícios para a saúde. Além disso, a planta demonstra boa resistência a diversas doenças e pragas. Qual a variedade ideal entre tantas? Vale a pena considerar a groselha finlandesa. Quais as principais vantagens desta variedade e como cultivá-la no seu jardim?

Características distintivas da variedade

Em primeiro lugar, esta variedade produz uma colheita abundante quando o agricultor lhe proporciona os cuidados adequados. Esta groselha prospera mesmo em áreas com invernos rigorosos, pois consegue suportar até geadas severas. Quanto às doenças, a planta é particularmente resistente ao oídio.

A groselha é uma planta frutífera popular.

Que outras considerações um jardineiro deve levar em conta ao cultivar esta variedade finlandesa? Os arbustos crescem suavemente, espalhando-se e não ficando muito altos. As folhas são ovais e de um tom verde escuro. Esta planta floresce em maio.

Com o cultivo adequado, você terá groselhas amarelas de casca fina em seu jardim. Seu sabor merece atenção especial: uma doçura distinta com um toque de acidez que todo amante de groselha apreciará. Você poderá colher uma safra completa em meados do verão, pois esta variedade é uma groselha de meia estação.

Lembre-se: se plantar as mudas em solo aberto, não poderá saborear essas bagas nutritivas no primeiro ano. Além disso, alguns especialistas recomendam a remoção completa das flores e botões de frutos durante a primeira temporada de primavera-verão, para permitir que o arbusto estabeleça raízes adequadas em vez de gastar energia no amadurecimento dos frutos. No entanto, as groselhas começam a frutificar ativamente no segundo ou terceiro ano após o plantio.

Os frutos da variedade finlandesa são grandes.

Plantio e cuidados

Como a maioria das variedades de groselha, a groselha finlandesa é plantada tanto no outono (final de setembro) quanto na primavera (antes que arbustos semelhantes comecem a florescer). Para garantir que o cultivo do solo seja eficaz, mergulhe o sistema radicular das mudas em uma solução estimulante de crescimento por pelo menos 24 horas. Isso incentivará a planta a criar raízes e crescer com muito mais vigor.

Como plantar esta groselha? É bem simples. Cave buracos na área escolhida. Se você já fertilizou o solo no outono, não precisa fertilizar mais durante o plantio.

Lembre-se: depois de colocar as mudas nos buracos, espalhe cuidadosamente o sistema radicular e, em seguida, preencha-os gradualmente com terra, regando sempre. Esse processo deve ser feito aos poucos para compactar a terra e garantir que não haja espaços vazios entre as camadas.

Plantar groselhas em um buraco preparado.

Então, o que envolve cuidar de groselhas finlandesas? Envolve um conjunto de práticas agrícolas básicas que quase todo jardineiro conhece. Em primeiro lugar, as mudas já estabelecidas precisam ser regadas periodicamente. Também é crucial afofar a terra ao redor dos arbustos e remover as ervas daninhas. Uma etapa separada, mas não menos importante, para garantir o cuidado adequado desta planta frutífera é protegê-la de todos os tipos de doenças e pragas.

Selecionar um local e um tipo de solo

Todo jardineiro deve considerar não apenas a compra de variedades de groselha de alta qualidade, mas também a escolha do local de plantio adequado. Qual é o primeiro passo? Comece escolhendo um local bem iluminado e protegido do vento para suas mudas de groselha.

Os arbustos desta planta podem ser plantados com segurança até mesmo perto de uma sebe. Outro ponto importante: o solo deve ser bem fertilizado, mas não encharcado. Se o sistema radicular do arbusto ficar constantemente úmido, ele simplesmente começará a apodrecer.

Os arbustos de groselha precisam de espaço suficiente.

Escolher o local ideal para plantar groselhas pode ser um verdadeiro desafio para os agricultores. Isso porque nem todos os terrenos têm espaço suficiente para os arbustos. Se esse for o seu caso, você pode plantar groselhas entre árvores frutíferas. No entanto, lembre-se de que as plantas precisam de luz solar, caso contrário, todo o seu esforço poderá ser em vão.

Regar e fertilizar

É preciso ter cuidado ao regar o solo ao redor dos arbustos de groselha finlandesa. É crucial que o nível do lençol freático não esteja muito alto, caso contrário, a planta não conseguirá prosperar. Quanto à fertilização, não basta simplesmente aplicar fertilizante no outono, ao preparar a área para o plantio da groselha.

É necessário regar o arbusto com cuidado.

A adubação foliar é outro fator crucial. Certas regras devem ser seguidas, e as misturas de nutrientes não devem ser adicionadas ao solo de forma aleatória, mas sim de maneira sistemática, seguindo os seguintes passos:

  • A primeira adubação é feita quando as primeiras folhas começam a se formar no arbusto. A solução deve incluir ureia e nitrofósforo;
  • A segunda etapa deve ser realizada durante o período de floração do arbusto. Sulfato de potássio e fertilizantes específicos para groselhas podem ser usados ​​como mistura de nutrientes;
  • A planta precisará de uma terceira adubação durante o período de gasto energético ativo (durante a formação dos frutos). Nitrofosca e humato de potássio são os principais componentes desta próxima solução vitamínica.

Execute todas as etapas da fertilização de arbustos corretamente e você obterá excelentes resultados.

Aparar

A poda é feita para dar forma ao arbusto.

Inicialmente, a poda é feita para garantir o desenvolvimento adequado do arbusto jovem. No entanto, após os três primeiros anos de cultivo da planta no seu jardim, o principal objetivo da poda passa a ser a redução do seu tamanho. Lembre-se de remover galhos velhos e secos, bem como brotos quebrados e danificados.

Siga esta regra fundamental: ramos com mais de 5 a 6 anos já não produzem frutos em abundância, pelo que podem ser removidos sem qualquer problema. Alguns agricultores podam os rebentos não só no início da primavera ou no final do outono, mas também no verão. Cortam as pontas dos rebentos verdes para permitir que o arbusto desenvolva bagas maiores.

Indicadores de produtividade agrícola

As variedades finlandesas de groselha têm rendimento médio.

A variedade finlandesa de groselha é uma escolha ideal para jardineiros que planejam cultivar esta planta em climas moderados. Ela tolera bem as geadas de inverno e também a seca de verão. Em termos de produção, esta planta é considerada uma variedade de rendimento médio. No entanto, com os cuidados adequados, é possível colher frutos bastante grandes.

Siga as recomendações básicas dos especialistas e este tipo de arbusto será a escolha ideal para você. Cultive groselhas grandes e nutritivas em seu jardim, que você poderá não só consumir frescas, mas também usar em diversos pratos.

Vídeo: "Segredos para cultivar groselhas grandes"

Este vídeo mostrará os segredos para cultivar groselhas grandes.

Pera

Uva

Framboesa