Descrição da variedade de groselha resistente Prune
Contente
Características varietais
A variedade "Prunus" é desprovida de espinhos, o que sem dúvida é a sua maior vantagem. O arbusto é baixo (não ultrapassa 1,4 m) e de densidade média. Os ramos são verticais, mas durante a época de frutificação, curvam-se em direção ao solo sob o peso dos frutos. As partes inferiores dos ramos são ligeiramente desprovidas de espinhos, enquanto as partes superiores são totalmente desprovidas, facilitando bastante a colheita. Em termos de tempo de maturação, é considerada uma variedade de meia estação, atingindo a plena maturação na segunda quinzena de julho.
As bagas são de tamanho médio (4–5 g), ovais, por vezes em forma de pera. A casca é grossa, de um tom roxo-violeta intenso com um leve brilho azulado, e a polpa é vermelho-escura. O sabor das groselhas é uma característica marcante desta variedade: é bastante doce (8,6–10,6% de açúcares), porém muito singular, com um sabor e aroma distintos que lembram ameixa. Seus reconhecidos benefícios para a saúde também são notáveis. As groselhas são popularmente usadas para tratar anemia, deficiências vitamínicas, distúrbios digestivos e muitas outras doenças.
Graças à sua casca grossa, as groselhas conservam-se por muito tempo e são fáceis de transportar. Os seus usos são versáteis: além de serem incrivelmente saudáveis quando frescas, conferem um sabor único a compotas, sumos, bebidas de fruta e, especialmente, a vinhos e licores.
Entre as vantagens da variedade estão sua fenomenal resistência ao inverno (suportando facilmente temperaturas de até -34°C), boa resistência ao oídio e a capacidade de autopolinização. A única desvantagem da variedade "Prunus" é sua produção instável — em um ano pode render de 4 a 5 kg por arbusto, e no ano seguinte, não mais que 1,5 kg, sem motivo aparente.
Regras de aterrissagem
'Prunus' é uma variedade que gosta de luz. A groselha não tolera nem mesmo sombra parcial, portanto, plantá-la entre árvores no jardim não é adequado. Se um local aberto e ensolarado não for possível, um espaço junto a uma pequena sebe, a 1-1,5 metros de distância, servirá. As groselhas são sensíveis ao excesso de umidade no solo — elas costumam adoecer nessas condições, portanto, áreas baixas com lençol freático próximo também devem ser evitadas.
O ideal é plantar as mudas jovens no outono, por volta do final de setembro. Esse período é favorável porque garante que as plantas tenham tempo suficiente para criar raízes antes da chegada das geadas e iniciem o crescimento vegetativo pleno na primavera seguinte. O solo para o cultivo da groselha deve ser bem drenado e razoavelmente fértil, de preferência com pH neutro. Se o solo for argiloso, adicione turfa e areia grossa. Pouco antes do plantio, adicione matéria orgânica (0,5 balde de húmus ou composto) à cova, juntamente com um punhado de cinzas ou 20 gramas de qualquer mistura rica em potássio.
Os buracos para o plantio da groselha "Prunus" são padronizados — aproximadamente 50 cm de profundidade e 40–45 cm de largura. O fertilizante deve ser misturado com parte da terra e, em seguida, o solo deve ser colocado no buraco, formando um pequeno monte. A muda é colocada horizontalmente sobre esse monte, de modo que, após o preenchimento com terra, o colo da raiz fique 6–7 cm abaixo da superfície. As raízes são então espalhadas e cobertas com terra.
Para evitar a formação de espaços vazios no solo, regue cada camada. A etapa final do plantio consiste em podar os brotos, deixando de 4 a 5 gemas. Ao plantar no outono, a muda é amontoada ao redor do tronco e a área ao redor é coberta com uma espessa camada de cobertura morta orgânica (turfa, serragem, húmus seco).
Para melhorar a sobrevivência das mudas, mergulhe as raízes em um estimulante (Ideal, Barrier, Humato de Sódio) um dia antes do plantio, seguindo as instruções. O sucesso e o desenvolvimento subsequente dos arbustos também podem ser afetados pelas plantas anteriores. Evite plantar groselhas após framboesas e groselhas-pretas. Essas culturas esgotam significativamente o solo e compartilham pragas e doenças, o que pode levar ao adoecimento e até à morte da planta jovem.
Características de cuidado
Os cuidados adicionais com as groselhas consistem nas seguintes atividades:
- É necessário remover regularmente as ervas daninhas próximas ao arbusto e afofar o solo - caso seja utilizada cobertura morta orgânica, esta deve ser renovada periodicamente;
- Regue os arbustos adultos de 3 a 4 vezes durante a estação quente: certifique-se de fazer isso no final da floração, durante o enchimento dos frutos e no outono, antes do inverno - em verões quentes, a necessidade de rega pode aumentar; se chover, não há necessidade de regar;
- Os fertilizantes são aplicados 2 anos após o plantio (o arbusto começa a dar frutos por volta dessa época) - na primavera, aplica-se um complexo mineral com nitrogênio (húmus ou esterco líquido são possíveis), durante a formação dos ovários - fertilizante de potássio e fósforo (pode ser substituído por cinzas), no outono - superfosfato duplo e húmus ou turfa como cobertura morta;
- Como o arbusto de groselha "Prunus" não é muito denso, a poda de formação na primavera é realizada apenas em arbustos jovens e frutíferos - basta cortar anualmente os ramos danificados e os mais velhos, com mais de 6 a 7 anos.
Controle de pragas e doenças
Embora essa variedade tenha boa imunidade ao oídio, ela é suscetível a doenças como a ferrugem da folha e a antracnose. A primeira se manifesta como manchas inchadas de cor marrom-alaranjada nas folhas, enquanto a segunda causa múltiplas manchas marrons pequenas, que aumentam gradualmente de tamanho.
Ambas as doenças são de origem fúngica, portanto, ao primeiro sinal de infecção, as groselhas devem ser tratadas com inseticidas à base de cobre, como a calda bordalesa ou o sulfato de cobre. Em casos graves, os ramos doentes devem ser removidos.
Para evitar que os arbustos adoeçam, é essencial manter o canteiro e a área ao redor dos troncos sempre limpos. Essa área deve estar livre de quaisquer detritos vegetais ou ervas daninhas. No outono, após a queda das folhas, todas as folhas secas devem ser recolhidas e queimadas, e o solo tratado com inseticidas. Regar as groselhas com água fervente (80–90 °C) no início da primavera, antes da abertura dos botões, é muito eficaz. Esse procedimento destrói não apenas os esporos de fungos, mas também as larvas de pragas que hibernam no solo e na planta.
Após despejar água fervente sobre o arbusto, recomenda-se cobrir a área ao redor do tronco com lona plástica ou feltro para telhado e deixá-la lá até meados de junho. Isso atrasará o surgimento de mariposas, moscas-serra da groselha e mariposas geometrídeas que vivem no solo. Se pulgões, brocas da groselha ou bichos-de-vidro aparecerem nos brotos, eles podem ser eliminados com uma solução de cinzas e sabão de lavar roupa. Em casos graves, é necessário o tratamento com inseticida, seguindo as instruções do fabricante.
Vídeo: "Propriedades benéficas da groselha"
Neste vídeo, especialistas irão falar sobre todas as propriedades benéficas da groselha.






