O segredo para uma boa colheita está na fertilização dos arbustos de groselha.

A groselha é cultivada em todo o país. Ela prospera em todos os tipos de solo, exceto nos muito ácidos. Este arbusto pode crescer e frutificar no mesmo local por até 20 anos, se as condições forem ideais. A adubação da groselha na primavera é uma das etapas mais importantes.

Fertilizantes minerais

Se o solo não for enriquecido com minerais, especialmente os essenciais — nitrogênio, potássio e fósforo — ele se esgota com o tempo. A produtividade diminui e a qualidade se deteriora. Portanto, a fertilização é absolutamente essencial. A única questão é qual fertilizante escolher: mineral ou orgânico. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.

A groselha é uma fruta rica em vitaminas.

Os fertilizantes minerais contêm altas concentrações de nutrientes e são mais fáceis de aplicar do que os fertilizantes organofíticos. O segredo é manter a dosagem correta, pois o excesso é prejudicial não só para a cultura, mas também para a própria planta.

A adubação das groselhas na primavera é especialmente importante, pois é nessa época que a planta precisa de muitos nutrientes para desenvolver folhas, botões e cachos de flores. Primeiramente, a planta é adubada com fertilizantes nitrogenados — ureia, nitrato de amônio, cloreto de amônio ou outros preparados. Duas colheres de sopa de grânulos são espalhadas sob cada arbusto, formando um círculo com raio interno de 0,5 metros a partir da base e raio externo de 1 metro. Para plantas jovens, a dosagem é reduzida pela metade. O fertilizante seco é aplicado quando a neve ainda não derreteu completamente e o solo está saturado de umidade.

A segunda adubação da groselha ocorre antes da floração, que nos Urais acontece no final de abril. Nessa época, aplicam-se fertilizantes potássicos (sulfato de potássio, cloreto de potássio e potassa) e fosfatados (superfosfato, fosfato de rocha e, para solos ácidos, escória Thomas). Dissolva 50 g de cada fertilizante em 10 litros de água. Essa solução é suficiente para um arbusto adulto ou dois jovens. Antes da aplicação, afofe a terra ao redor da groselha até uma profundidade de 10 cm e regue abundantemente para evitar queimar as raízes.

Os fertilizantes minerais contêm nutrientes.

Fertilizantes orgânicos

Os fertilizantes orgânicos oferecem muitas vantagens. Em primeiro lugar, contêm uma gama muito mais ampla de macro e micronutrientes do que qualquer fertilizante complexo. Em segundo lugar, melhoram a estrutura do solo, tornando-o mais solto, o que promove a troca de ar e uma melhor penetração de umidade e calor. Isso é especialmente importante para a groselha, pois a maior parte das raízes fibrosas que absorvem nutrientes está localizada na camada superficial do solo, nos primeiros 35 centímetros. No entanto, também existem desvantagens:

  • O estrume mal curtido contém muitas sementes de ervas daninhas;
  • É impossível determinar a quantidade exata de elementos introduzidos, uma vez que seu teor em diferentes tipos de matéria orgânica varia e todas as informações a respeito são aproximadas.

No início da primavera, os fertilizantes minerais à base de nitrogênio para groselhas são um substituto eficaz para estrume curtido ou composto. Distribua um balde de matéria orgânica uniformemente ao redor do tronco, na mesma medida da projeção da copa. Essa é a distância que as raízes da groselha percorrem. Em seguida, afofe a terra ou cave superficialmente, garantindo que o fertilizante aplicado seja coberto com uma camada de terra para evitar a evaporação do nitrogênio.

Fertilizantes orgânicos aumentarão a produção de groselhas.

Durante o verão, as groselhas são adubadas com uma pasta: adicione 2 kg de verbasco ou 1 kg de excrementos de pássaros a 10 litros de água e deixe repousar por 24 horas. Antes de aplicar esta mistura, as groselhas devem ser regadas abundantemente.

A cinza de madeira contém formas facilmente assimiláveis ​​de potássio e fósforo. Antes da floração, despeje 150 gramas de cinza peneirada em um balde com água quente, deixe descansar por 1 a 3 dias e, em seguida, despeje sob o arbusto após a rega. A cinza também pode ser aplicada seca. Você precisará de 1,5 a 2 xícaras por planta. Após espalhar a cinza ao redor do tronco, afofe a terra e regue.

Fertilizantes incomuns

Na primavera, você pode usar cascas de batata para alimentar as groselhas.

Você pode adubar groselhas na primavera usando cascas de batata. Todos nós adoramos batatas, então muitas dessas cascas podem se acumular durante o inverno. As cascas são congeladas ou secas e, na primavera, colocadas em um barril com água quente. Estarão prontas em 3 a 4 dias, mexendo ocasionalmente. Esse adubo contém potássio, amido e uma grande variedade de vitaminas e micronutrientes. As cascas de batata podem ser simplesmente incorporadas ao solo ao redor da planta na primavera ou no final do outono. Esse tipo de adubação melhora o sabor dos frutos.

A serragem e os excrementos de pássaros podem ser um excelente fertilizante rico em fósforo e potássio, se compostados corretamente. O recipiente deve ser preenchido e compactado, alternando camadas de serragem fresca e esterco de galinha, limpos de detritos. Uma camada espessa de palha deve ser colocada por cima para eliminar o odor, e todo o composto deve ser mantido em pé com algo pesado. O composto estará pronto em 1,5 a 2 meses. Para fertilizar, misture 1 kg da mistura preparada com 10 litros de água e aplique após a rega.

Vídeo: "Segredos para uma colheita abundante de groselhas"

Neste vídeo, um especialista compartilhará os segredos do cultivo de groselhas.

Pera

Uva

Framboesa