Variedade de groselha 'Northern Captain', altamente resistente a doenças.

Entre as diversas variedades de groselha, a "Northern Captain" destaca-se pela sua resistência, tolerância a doenças e pragas, e capacidade de produzir colheitas mesmo em invernos rigorosos. Seus frutos escuros, quase pretos, são considerados de produção industrial, mas o alto teor de açúcar os torna muito saborosos e, como sabemos, gosto e cor são inquestionáveis.

Descrição

A variedade de groselha "Northern Captain" foi desenvolvida no início do século através do cruzamento das variedades "Pink 2" e nº 310-24. De acordo com o Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Genético, seu cultivo é aprovado na região Noroeste. O arbusto alto caracteriza-se por uma copa de copa ampla, suportando o peso dos frutos. Os brotos verdes são ligeiramente arqueados quando jovens; quando lenhosos, tornam-se acinzentados. Com a idade, o arbusto torna-se mais denso e os ramos mais ramificados.

O Northern Captain destaca-se pela sua resiliência.

As folhas são grandes, trilobadas, verde-escuras, não pubescentes e ligeiramente enrugadas. As flores são grandes, verdes com listras vermelhas e dispostas aos pares. Os frutos amadurecem na segunda quinzena de julho – a variedade pertence ao grupo de maturação média a tardia. A variedade é autofértil, mas a presença de outras variedades nas proximidades pode aumentar ligeiramente a produção.

As bagas, de tamanho médio e cor vermelho-escura, pesam aproximadamente 4 gramas e são cobertas por uma casca grossa e cerosa. As nervuras apresentam uma tonalidade mais clara. Depois de maduras, as bagas não caem, podendo permanecer nos ramos por um longo período. Contêm 8,9% de açúcar e 12,1 mg de ácido ascórbico, o que lhes confere um sabor agridoce. As bagas são utilizadas para a produção de deliciosos sucos, vinhos, compotas, conservas, geleias e marmeladas.

Os produtores descrevem as bagas como industriais, o que significa que não as consideram adequadas para consumo in natura como sobremesa. No entanto, muitos jardineiros que já plantaram bagas da variedade "Northern Captain" elogiam seu sabor característico. O consumo de bagas frescas ajuda a desintoxicar o organismo de metais pesados ​​e promove a saúde gastrointestinal e cardiovascular.

As bagas amadurecem na segunda quinzena de julho.

Esta variedade destaca-se de todas as outras pela sua resistência a doenças. Os arbustos são praticamente imunes ao oídio e raramente sofrem de antracnose e septoriose. A traça e a mosca-serra da groselha não causam danos, aparentemente ignorando os arbustos desta variedade.

Cuidado e cultivo

A variedade 'Northern Captain' se desenvolve bem em áreas ensolaradas, especialmente aquelas protegidas dos ventos do norte. Ela prefere solos não ácidos e nutritivos, não muito pesados, que permitam aeração suficiente das raízes e evitem o encharcamento. Com os devidos cuidados, o arbusto pode frutificar por 20 anos, e a poda anual adequada pode prolongar esse período. Um arbusto adulto produz 2,5 kg de frutos por ano, mas alguns jardineiros relataram colher até 4 kg.

Durante a estação de crescimento, remova as ervas daninhas ao redor das groselhas para evitar que a grama roube os nutrientes, crie sombra desnecessária e retenha a umidade. Após a rega ou chuva, certifique-se de afofar a terra, mas faça isso com cuidado e superficialmente acima das raízes, pois elas podem chegar até a superfície. Entre as fileiras, você pode cavar mais fundo. É uma boa ideia espalhar cinzas de madeira sob os arbustos; elas são uma excelente fonte de potássio e protegem contra pragas.

'Northern Captain' cresce bem em áreas ensolaradas.

Pousar

O ideal é deixar uma distância de um metro e meio entre os arbustos, a mesma distância das cercas no momento do plantio e ainda maior das árvores, para que o arbusto tenha uma superfície de nutrição de cerca de dois metros quadrados. O melhor é plantar as mudas no outono; o plantio na primavera é difícil de controlar e nem sempre é bem-sucedido. No entanto, no outono, as mudas devem ser plantadas de 4 a 5 semanas antes da chegada do inverno, garantindo que criem raízes e tenham tempo de desenvolver novas raízes antes da chegada do frio.

O ideal é escolher uma muda de dois anos com raízes lenhosas e brotos saudáveis. Se as raízes estiverem um pouco secas, você pode deixá-las de molho em água por algumas horas antes do plantio.

A área de plantio da groselha deve estar livre de ervas daninhas; se o solo for muito ácido, adicione cal ou farinha de dolomita. A cova para a muda deve ter pelo menos 50 cm de profundidade e largura, preenchida até a metade com uma mistura de solo com húmus, composto orgânico, superfosfato e fosfato de potássio. Uma xícara de cinzas de madeira também é uma boa ideia. Coloque a muda sobre a mistura, espalhe as raízes e preencha gradualmente a cova com o solo fértil (preparado). Compacte levemente o solo e regue a planta abundantemente. Após a acomodação do solo, o colo da raiz deve ficar de 5 a 8 cm abaixo da superfície.

A área destinada às groselhas foi limpa de ervas daninhas.

Após toda a água ser absorvida, o solo ao redor do arbusto é coberto com cobertura morta e os brotos são podados, deixando de 5 a 6 gemas saudáveis ​​em cada um.

Rega

As groselhas preferem umidade, mas não encharcamento. A variedade 'Northern Captain' não é exceção; ela cresce bem se o solo não estiver completamente seco, mas não requer rega constante. Na primavera, quando a água do degelo satura as plantas após o despertar, as groselhas despertam cedo e crescem rapidamente. Inicialmente, elas precisam de umidade suficiente. Você pode fertilizá-las com adubos orgânicos — adicione húmus, composto ou ureia à zona radicular.

Antes da floração, você pode regar a planta algumas vezes com uma solução de verbasco ou esterco de galinha. Antes da floração, durante a formação e maturação dos frutos, a planta precisa de mais água. Se não chover nesse período, é aconselhável regar o arbusto, caso contrário os frutos serão pequenos.

Após a frutificação, o arbusto de frutos silvestres é adubado com potássio e fósforo, e essa adubação é repetida uma ou duas vezes até o final da estação. Os grânulos secos são espalhados ao redor do arbusto ou dissolvidos em água e utilizados na rega. Durante verões secos e quentes, a rega precisa ser mais frequente; o ideal é aplicar o fertilizante junto com a água da rega. Se o verão for bastante chuvoso, basta remover as ervas daninhas e afofar o solo. A quantidade de fertilizante necessária depende da condição do solo — quanto mais fértil, menos fertilizante é necessário.

A rega oportuna em tempo seco aumentará a produção.

Essa variedade se destaca por sua grande vitalidade; mesmo sem rega e com várias chuvas fortes durante o verão, o arbusto ainda produzirá de 2 a 2,5 kg de frutos. Mas uma atenção mais cuidadosa — rega oportuna em tempo seco, afofamento do solo após a chuva e fertilização conforme necessário — pode aumentar a produção e melhorar o sabor das frutas vermelhas.

Aparar

Os arbustos da variedade 'Northern Captain' tendem a ficar densos, com ramos que crescem em ângulo e nem sempre para fora. Se deixados crescer demais, mesmo a resistência genética a doenças fúngicas pode não proteger a planta. Um arbusto muito denso cria condições favoráveis ​​à disseminação de doenças fúngicas, incluindo excesso de sombra e umidade. Portanto, a poda anual deve ter como objetivo dar forma ao arbusto e mantê-lo no formato desejado para um crescimento saudável.

Todos os outonos, inspecione os brotos jovens, selecione no máximo 4 ou 5 e remova o restante cortando-os rente ao solo. Os brotos jovens, em seu primeiro ano, muitas vezes não têm tempo de amadurecer antes da chegada do frio, então suas pontas são cortadas, pois não sobreviverão ao inverno de qualquer maneira. Os brotos maduros são podados para estimular o crescimento ou remover as partes danificadas.

Os arbustos do Capitão do Norte tendem a ficar densos.

Um arbusto bem formado deve ter de 20 a 25 brotos de idades variadas. Após o sexto ou sétimo ano, os brotos mais velhos, que já não são capazes de produzir muitos frutos e cuja produtividade diminui, devem ser removidos e substituídos por brotos mais jovens. Os cortes são tratados com piche para jardinagem, e a poda é feita quando todas as folhas caírem. Se você podar os brotos mais velhos com firmeza e permitir que os brotos jovens cresçam bem, os arbustos podem frutificar por mais de 20 anos.

No outono, é essencial remover as folhas e os galhos podados debaixo do arbusto para evitar a proliferação de pragas e patógenos. O solo ao redor do tronco é revolvido ou, pelo menos, afofado, aplica-se fertilizante e a camada de solo acima das raízes é adensada. Se um inverno rigoroso for previsto e não houver garantia de queda de neve, os arbustos são amontoados e o solo ao redor deles é coberto com cobertura morta. Plantas dessa variedade geralmente sobrevivem bem ao inverno e não necessitam de proteção especial.

As áreas cortadas são tratadas com piche para jardim.

Métodos de reprodução

A groselha se propaga facilmente por divisão, estaquia, enxertia e alporquia. Os jardineiros geralmente propagam seus arbustos por alporquia. Esse método requer pouco esforço por parte do jardineiro. Basta cavar uma vala rasa na primavera, colocar um broto nela, expondo a ponta ao ar, fixá-lo ao solo com arame ou um garfo de madeira, cobrir com terra e regar.

Durante o verão, esse broto, ou melhor, o solo, é regado, e no outono terá criado raízes em vários lugares. O ideal é não deixá-lo assim durante o inverno, mas sim cortá-lo e replantá-lo – isso criará várias mudinhas que conservarão totalmente as características da planta-mãe. Depois de um ano, elas poderão ser plantadas em seu local definitivo.

Vídeo "Segredos do Cultivo de Groselhas"

Neste vídeo, um especialista compartilhará alguns segredos para o cultivo de groselhas.

Pera

Uva

Framboesa