O que plantar depois das cebolas – conselhos de jardineiros
Contente
Causas da fadiga do solo
Como todos sabemos, plantar hortaliças em locais diferentes a cada ano é essencial para uma boa colheita. Esse padrão é chamado de rotação de culturas. Por exemplo, batatas e repolho exigem grandes quantidades de nitrogênio e potássio. Os tomates precisam de fósforo, nutriente também necessário para o repolho. Por esses motivos, não é recomendável plantar tomates no mesmo canteiro por dois anos consecutivos (ou plantá-los depois do repolho, ou vice-versa). Essa prática esgotará os nutrientes do solo, tornando-o inutilizável sem adubação adicional.
Existe outro perigo associado ao não cumprimento das regras de rotação de culturas: o acúmulo de microrganismos patogênicos ou larvas de insetos nas camadas do solo. Assim, os esporos da doença fúngica requeima, ao caírem no solo, representarão um perigo por vários anos, e se você plantar espécies suscetíveis a essa doença em tal local, poderá inadvertidamente criar todas as condições para a contaminação do solo.
Outro ponto importante: todas as plantas influenciam-se mutuamente, em certa medida, através das secreções das folhas ou raízes. Essa influência pode ser positiva, estimulando o crescimento e o desenvolvimento, ou negativa, inibindo-o. Um excelente exemplo desse efeito é o replantio de centeio na mesma área — isso livrará você da praga da grama-bermuda por um longo tempo. E plantar aipo próximo ao repolho protegerá este último de ataques da borboleta-branca-da-couve.
Vídeo: "O que plantar e com o quê"
Através do vídeo, você aprenderá o que plantar e com o que combinar no jardim.
Rotação de culturas
Voltemos à questão principal: o que pode ser plantado nos canteiros depois das cebolas? Se considerarmos um ciclo anual completo, pepinos, cenouras, tomates, beterrabas ou abobrinhas são as melhores opções. Claro que o ideal é criar um plano para o seu terreno e marcar os locais de plantio das hortaliças.
Todas as regras de alternância podem ser formuladas em teses simples:
- Não plante o mesmo tipo de cultura nas mesmas áreas;
- Não plante variedades de hortaliças de maturação precoce onde anteriormente eram cultivadas culturas de maturação tardia - o solo não terá tempo suficiente para se recuperar;
- Seria um erro plantar culturas com composição mineral semelhante no mesmo canteiro.
Você pode alternar os plantios não apenas dentro de um ciclo completo, mas também dentro de uma mesma estação. Por exemplo, quando a colheita da cebola terminar em agosto, experimente semear alface ou repolho chinês no mesmo canteiro; você terá uma colheita antes da chegada do frio.
Se o canteiro de cebolas for bastante grande e você não precisar de tantas hortaliças, pode preencher o espaço com flores anuais ou até mesmo com adubo verde. E se você planeja plantar crucíferas nessa área no próximo ano, pode semear aveia ou centeio em agosto da estação atual.
Planejamento de camas combinadas
Os canteiros combinados não só facilitam o trabalho do agricultor (já que é preciso cultivar áreas menores), como também têm um efeito benéfico sobre o estado da horta.
Observou-se que os canteiros mais diversificados são os menos suscetíveis a infecções e pragas. Por exemplo, feijão, erva-cidreira, salsa, erva-de-gato, tomilho e milefólio protegem eficazmente os canteiros contra pragas.
Não é necessário plantar cada uma das culturas indicadas em fileiras contínuas: plantas individuais dispersas serão suficientes.
Como você pode ver, depois de colher suas cebolas, você ainda pode aproveitar ao máximo o canteiro liberado. Siga nossas dicas e você verá resultados em pouco tempo.
Vídeo: "Rotação de Culturas na Horta"
Este vídeo mostrará como funciona a rotação de culturas na sua horta.



