Cebola de exposição: cultivo e cuidados

Além de batatas e tomates, as cebolas são quase sempre encontradas em qualquer horta. Este vegetal popular atualmente possui uma enorme variedade de tipos e variedades. Uma delas é a cebola Exhibition. Esta variedade muito interessante é o tema do nosso artigo de hoje.

Sobre a variedade

A cebola Exhibition difere de quase todas as suas parentes em sabor, peso, método de cultivo e até mesmo aroma. É, sem exagero, uma variedade de cebola gigante. Seu tamanho enorme, juntamente com seu sabor incomum e agradável, a tornaram bastante popular entre os jardineiros. No entanto, nem todos conseguem cultivá-la, pois esse vegetal requer um método de cultivo um tanto difícil. Portanto, muitos jardineiros preferem a cebola menor, mais saborosa, porém mais fácil de cultivar.

Uma colheita de cebolas gigantes nas mãos

Esta variedade foi desenvolvida por criadores holandeses. Sua principal característica é o tamanho enorme, muitas vezes maior que o de uma cebola comum. Um único bulbo pode pesar entre 500 e 800 gramas. Há relatos de bulbos que chegaram a pesar um quilo!

Além do seu tamanho e peso consideráveis, a cebola Exhibition se destaca das demais pelo seu sabor. Sua polpa não é amarga e tem um sabor levemente adocicado. Além disso, ao cortá-la, seus olhos não lacrimejarão. Devido a esse sabor único, essa cebola pode ser consumida fresca ou utilizada em diversas criações culinárias.

Apesar dessas características impressionantes, essa variedade apresenta duas desvantagens significativas: uma técnica de cultivo difícil, que exige não apenas a seleção de bons bulbos, mas também o cuidado com a planta durante todo o período de crescimento, e armazenamento inadequado. Mesmo que os bulbos sejam armazenados corretamente (a 4°C), eles durarão apenas até o Ano Novo.

A seguir, discutiremos como cultivar corretamente esta variedade a partir de mudas e sementes. Aqui, abordaremos apenas as principais características de cultivo e as especificações técnicas. Seguindo todas as recomendações agrícolas, a variedade Exhibition pode ser cultivada em até 80 dias. Em regiões com verões curtos, esta planta deve ser cultivada exclusivamente a partir de mudas.

Como podemos ver, além do seu tamanho gigantesco e sabor peculiar, esta variedade também tem um curto período de cultivo. Estas são as características e desvantagens pelas quais esta cebola é conhecida.

Vídeo "Mudas de cebola gigante"

O vídeo explica como plantar mudas de cebola.

Cultivo a partir de mudas

Um dos métodos para cultivar a variedade Exhibition é através de mudas. Este método exige bastante tempo, esforço e atenção, e, se não for seguido corretamente, na maioria dos casos, resultará em um resultado negativo. Apesar da dificuldade de propagação, somente o cultivo a partir de mudas, quando todas as práticas agrícolas são seguidas corretamente, garantirá uma colheita abundante e saborosa. Este método assegura que os bulbos atinjam seu tamanho máximo.

mudas de cebolinha

As mudas obtidas dessa forma toleram bem o transplante para o solo, mesmo sem torrão de raízes. Consequentemente, o método de cultivo de cebolas de exposição por meio de mudas pode ser utilizado em apartamentos em prédios de vários andares. Esse método dispensa o transplante para o solo definitivo.

Para obter mudas, as sementes devem ser semeadas no início de março. Você poderá encontrar informações de que a semeadura do material de plantio deve ser realizada no final de fevereiro.

Antes do plantio, é sempre importante selecionar e preparar cuidadosamente todas as sementes escolhidas para maximizar o sucesso do seu projeto. Para preparar as sementes para o plantio, siga estes passos:

  • Selecione as sementes. Elas devem estar saudáveis, sem qualquer sinal de mofo. Também não é recomendável usar sementes congeladas, pois elas germinarão mal.
  • Mergulhe o material de plantio em água morna filtrada por várias horas. Para "despertar" as sementes, você pode adicionar algumas gotas de suco de aloe vera fresco à água morna filtrada.
  • Após retirar as sementes da água, elas devem ser envoltas em gaze ou pano. Devem permanecer nessa posição por 2 a 4 dias;
  • Após esse período, o material de plantio é desinfetado. Para isso, as sementes são imersas em uma solução preparada com 1 g de permanganato de potássio dissolvido em 1 litro de água. A temperatura da água deve ser de 38-40 °C.

Solo para mudas

Após concluir todas as etapas acima, você precisa preparar a área de semeadura. Coloque a mistura de solo nos recipientes de plantio escolhidos (por exemplo, caixas de madeira, pequenos copos de plástico ou vasos compridos). A mistura é composta de terra vegetal, húmus e esterco bovino bem curtido. Todos esses componentes devem ser misturados na proporção de 10:9:1.

Após preparar os recipientes, semeie as sementes. Basta semear as sementes sobre a terra e cobrir com mais terra. A camada superior da terra deve ter aproximadamente 1,5 cm de espessura. Em seguida, regue as mudas abundantemente e cubra todos os recipientes com filme plástico. Isso cria condições de estufa, o que acelera o processo de germinação das sementes.

Cebola gigante no jardim

Os recipientes de plantio devem ser colocados em uma área sombreada. Devem permanecer lá por 7 a 10 dias. É nesse período que os primeiros brotos devem aparecer na superfície do solo. Assim que romperem a terra, retire o plástico que envolve os recipientes e coloque-os em um local bem iluminado. Uma janela voltada para o sul é ideal.

Para garantir que a cebola Exhibition produza mudas (bulbos) de boa qualidade, é essencial fornecer-lhes os cuidados adequados. Isso inclui o seguinte:

  • O fertilizante deve ser aplicado diariamente. Para isso, utilize fertilizantes minerais complexos, diluindo 1 g em 2 litros de água;
  • Regar regularmente com água morna;
  • As plantas devem crescer a uma temperatura do ar de cerca de + 20°C;
  • A cada poucos dias, é essencial ventilar o ambiente onde as mudas de cebola estão localizadas.

Colheita de cebolas na horta

Essas condições devem ser mantidas por dois meses. Se as folhas das cebolas começarem a murchar durante o cultivo, podem ser cuidadosamente podadas. As mudas de cebola devem então ter folhas com 10 cm de comprimento.

Lembre-se que algumas semanas antes do plantio das mudas no exterior, os recipientes precisam ser aclimatados. Recomenda-se levá-los para a varanda durante o dia. A aclimatação reduzirá o estresse das mudas no momento do transplante para o exterior. O transplante das mudas geralmente ocorre no início de maio. O plantio é feito da seguinte forma:

  • Selecione um local. Ele deve ser bem iluminado, e o solo deve ser úmido, solto e bem drenado.
  • A acidez do solo deve ser neutra ou ligeiramente ácida;
  • Não aplique adubo orgânico antes do plantio. Caso contrário, a polpa do bulbo ficará solta.
  • Os orifícios de pequeno diâmetro são feitos com o dedo;
  • As raízes das mudas devem ser plantadas a uma profundidade de 2,5 a 3 cm.

Para plantar as mudas, utilize um espaçamento de 20x30 cm. Após o plantio, cuide das plantas como de costume.

Cultivando a partir de sementes

A variedade de cebola Exhibition também pode ser cultivada a partir de sementes. Este método é muito mais simples em termos de tecnologia de cultivo do que o cultivo a partir de mudas. No entanto, não garante uma colheita abundante.

Plantar cebolas no jardim

Esta variedade deve ser cultivada a partir do início de abril. Nessa altura, já não se observarão geadas noturnas severas. Tal como no método de semeadura, é também necessário algum preparo do material de plantio. Neste caso, prepare as sementes da seguinte forma:

  • As sementes desta cebola são muito pequenas, o que complica o processo de preparo. Portanto, para simplificar, as sementes devem ser coladas em um pedaço de papel higiênico ou em um guardanapo branco comum;
  • Não use supercola, mas sim uma pasta preparada especificamente para esse fim. Para prepará-la, dissolva 1 colher de chá de amido em 150 ml de água fria. Aqueça a mistura até atingir a consistência de creme. Deixe a mistura esfriar e adicione o fertilizante AVA. Isso reduzirá a necessidade de fertilização futura, pois esse fertilizante não é lixiviado do solo.
  • Aplique a pasta preparada e resfriada sobre a base de papel, gota a gota, com espaçamento de 5 a 7 cm entre elas. Em seguida, coloque uma semente em cada gota e deixe secar. Isso levará cerca de um dia.
  • Enrole os papéis secos e coloque-os em sacos plásticos. Eles podem ser armazenados dessa forma até o momento do plantio. As sementes preparadas assim serão muito mais fáceis de plantar ao ar livre. Além disso, após o plantio, não haverá necessidade de desbastar os canteiros devido a ervas daninhas menores.

As sementes preparadas são plantadas em solo solto tratado com Fitospriin. As sementes são colocadas em sulcos rasos e cobertas com terra. Depois disso, elas precisam de rega abundante e cuidados adequados assim que as mudas emergirem.

Cuidado

Mudas de cebola em caixas

Após o plantio das mudas em solo aberto ou o surgimento dos primeiros brotos (cultivados a partir de sementes), a planta Exhibition requer cuidados específicos. Esses cuidados não são muito complicados e envolvem os seguintes passos:

  • Rega moderada e regular. Se a rega for feita corretamente, os bulbos ficarão saborosos e suculentos. A rega deve ser interrompida no final de julho. Caso contrário, os bulbos ficarão encharcados e não se conservarão bem.
  • Para evitar que o solo seque muito rapidamente, o espaço entre as plantas pode ser coberto com palha, turfa ou musgo;
  • Após a rega, a terra é solta;
  • Adotar medidas preventivas para combater pragas e microflora patogênica. Para proteger as plantações de insetos, as cebolas podem ser cultivadas perto de cenouras;
  • Fertilização. Nesse caso, devem ser utilizados fertilizantes nitrogenados, potássicos, fosfatados e magnesianos;
  • A capina deve ser feita periodicamente para remover as ervas daninhas. A capina deve ser feita com muito cuidado para evitar danos aos vegetais cultivados.

Seguindo estas recomendações simples, você poderá cultivar esta variedade de cebola e obter uma excelente colheita.

Tecnologia de limpeza

Cebolas crescendo no jardim

A cebola Exhibition tem um método de colheita simples, não muito diferente de outras variedades. O sinal de que chegou a hora de colher a tão esperada safra é o murchamento das folhas. Isso ocorre porque o sistema radicular morre simultaneamente com o murchamento das folhas. Portanto, é crucial colher este vegetal no momento certo, pois, caso contrário, a cebola pode criar novas raízes, o que reduzirá sua vida útil.

A colheita da cebola Exhibition costuma ser feita em clima seco e ventoso, por volta de meados de agosto. Os bulbos são arrancados ou desenterrados e deixados para secar brevemente ao sol. A colheita deve então ser completamente seca em um galpão ou sótão por um mês. Quando os talos das cebolas ficarem finos, as cascas secas são removidas e armazenadas para o inverno.

Seguindo todas as diretrizes agrícolas corretas, do plantio à colheita, você obterá um produto de alta qualidade que durará todo o prazo de validade. Além disso, a cebola da variedade Exhibition será saborosa e nutritiva.

Vídeo: Cultivando cebolas na horta

Este vídeo explica em detalhes como cultivar cebolas gigantes.

 

Pera

Uva

Framboesa