O que são e como tratar as mudas de cebola?

Uma colheita bem-sucedida depende de muitos fatores, incluindo a preparação adequada do material de plantio. O tratamento correto das mudas de cebola antes do plantio garante uma colheita abundante.

Como processar as cabeças

A primeira coisa a fazer no outono é tratar as mudas de cebola com um antisséptico para evitar o apodrecimento. O verdadeiro trabalho de preparação para o plantio começa na primavera. Claro, você já as secou cuidadosamente, separou e classificou por tamanho, escolhendo bulbos firmes e saudáveis ​​com diâmetro de 1 a 3 cm. Dois dias antes do plantio, as mudas precisam ser aquecidas. Isso é feito de forma muito simples: estenda papel, jornal ou pano perto de um radiador ou fogão e disponha os bulbos em uma única camada.Radar - Conjuntos de cebolas de inverno holandesas

Algumas pessoas secam-nas no forno a baixa temperatura. O segredo é observar com atenção e não deixar passar do ponto.

Existe ainda outra forma extrema de preparar as mudas de cebola para o plantio: mergulhe-as em água quente (não fervente) por dois minutos e, em seguida, em água fria. Aliás, esse método é uma boa forma de prevenir o florescimento precoce.

O próximo passo é um banho de nutrientes com fertilizante complexo (qualquer um serve):

  • Coloque o material de plantio em uma rede;
  • abaixar para uma solução nutritiva;
  • Sair por 10 horas.

Após esse procedimento, não é necessário enxaguar as cabeças dos dentes. Elas precisam de outro "banho" em sulfato de cobre (1 colher de chá para cada 10 litros de água). Uma imersão de dez minutos ajudará a prevenir infecções fúngicas. Em seguida, enxágue com água limpa.

Outro tratamento popular e acessível é a solução salina. É fácil de preparar: 3 xícaras de sal para cada balde de água. Deixe de molho na solução por 24 horas.Cebolas em solução salina

Por fim, desinfete com permanganato de potássio para garantir que todas as medidas de prevenção de doenças tenham sido tomadas. Duas horas de imersão em uma solução saturada devem eliminar todos os germes.

Vídeo: "Tratamento pré-plantio"

Este vídeo mostrará como tratar as cebolas antes do plantio.

Proteção contra doenças

Você acha que precisa começar a proteger suas cebolas de doenças e pragas quando elas já estão crescendo na sua horta? Não, isso é tarde demais. As medidas preventivas começam muito antes, por volta da época em que você escolhe a variedade para plantar.

Muito importante:

  • Escolha uma variedade resistente a doenças e adequada à sua zona climática;
  • Reserve um pedaço de solo fértil para a cebola, onde ela crescerá forte e receberá boa nutrição;
  • Observe as regras de rotação de culturas: cebolas só podem ser plantadas após três anos de espera;
  • Escolha a época de plantio com sabedoria (o início da temporada é preferível);
  • Selecione e processe as cebolas para semente antes do plantio.Esterco para fertilização do solo

No outono, ao preparar o terreno, adicione estrume curtido ou composto (5-7 kg por metro quadrado). Fertilizantes contendo fósforo e potássio, assim como calagem, fortalecerão as plantas. Na primavera, antes da semeadura, regue o solo com uma solução quente de sulfato de cobre e cubra com filme plástico. O plantio pode ser feito em 2-3 dias.

Secar as mudas de cebola é uma forma eficaz de prevenir a podridão do colo. Outra doença comum é o míldio. Seus sintomas incluem manchas verde-claras nas folhas, que logo se transformam em uma camada roxa. Eventualmente, as folhas amarelam e caem. O tratamento com uma solução de oxicloreto de cobre é uma boa opção.

É claro que você precisa proteger suas cebolas de pragas. Na maioria das vezes, você precisa protegê-las de:

  • mosca da cebola;
  • gorgulho;
  • nematóide do caule;
  • ácaro da raiz da cebola.Aparência da traça da cebola

A praga mais comum é a mosca-da-cebola. Este inseto passa o inverno no solo. Durante a época da floração das cerejeiras, emerge e deposita seus ovos nas pontas das cebolas jovens. As larvas, recém-eclodidas, penetram nos bulbos, causando a morte dos frutos. Simplesmente arrancar as cebolas estragadas não é suficiente. A mosca-da-cebola inicia um novo ciclo de vida: migração para o solo, produção de ovos e larvas. Como resultado, o próximo ataque aos canteiros ocorrerá em meados do verão.

O método mais radical para combater a mosca-da-cebola é o cultivo do solo. Para esse tratamento, utiliza-se uma mistura de pó de tabaco e cal. Cerca de 2 kg da mistura (ou apenas pó de tabaco) cobrem 19 metros quadrados.

Este procedimento deve ser realizado duas vezes durante o período em que a mosca da cebola começa a pôr ovos.

Jardineiros que obtiveram sucesso nessa luta recomendam plantar cenouras perto de cebolas, pois as pragas são intolerantes ao cheiro desse tubérculo.

Quanto a outras pragas, você pode, é claro, controlá-las com produtos químicos. Mas você sabe que isso não é ecologicamente correto. Portanto, preste atenção:

  • A infusão de talos de batata é eficaz contra carrapatos;
  • Uma infusão de casca de cebola ajudará a eliminar os pulgões;
  • As moscas-da-cebola têm medo da infusão de tabaco;
  • A infusão de talos de tomate é boa para usar no combate aos ácaros das raízes.

O que mais você pode usar para conservar as mudas de cebola? Sal. Mais precisamente, uma solução de 1 xícara de sal para cada 10 litros de água. Regue o canteiro delicadamente, tomando cuidado para não molhar as folhas. Este procedimento pode ser repetido três vezes, com intervalos de 20 dias.Sal de cozinha para preparar uma solução salina

Combater pragas com remédios caseiros é uma tarefa trabalhosa, mas, neste caso, o esforço vale a pena.

Características de cuidado e cultivo

Para uma boa colheita, é importante encontrar o equilíbrio na fertilização. Economizar no fertilizante resultará em uma colheita ruim. Fertilizar em excesso também afetará negativamente a colheita, tornando improvável que você a aproveite.Soltar a terra e remover as ervas daninhas.

O mais perigoso é exagerar na quantidade de fertilizantes nitrogenados, incluindo o esterco. Esse tipo de fertilizante estimula o crescimento vigoroso das folhas, mas prejudica o desenvolvimento dos bulbos. O ideal é aplicar o esterco no canteiro enquanto as cebolas ainda estão sendo cultivadas.

De modo geral, a cebola é uma planta bastante fácil de cultivar. Tudo o que ela precisa é:

  • afrouxar o solo entre as fileiras;
  • remoção de ervas daninhas;
  • rega;
  • cobertura.

A melhor época para regar é de maio a julho. A planta dará sinais de que está com falta de água: as folhas ficarão com uma tonalidade branco-azulada. Uma cor verde pálida nas folhas indica que você já está regando os canteiros em excesso.

Afofar o solo cria a ventilação necessária para o desenvolvimento normal e serve como medida preventiva contra muitas doenças e ataques de pragas.

Vídeo de Controle de Pragas

Este vídeo mostrará como proteger as cebolas de pragas.

Pera

Uva

Framboesa