Como cultivar mudas de cebola a partir de sementes
Contente
Preparação das sementes
As sementes devem ser frescas, da colheita do ano anterior (cada ano adicional de armazenamento reduz a germinação em 50%). O ideal é comprar as sementes de nigela com antecedência, pelo menos um mês antes do plantio, para verificar sua qualidade imediatamente. Para isso, faça o seguinte teste: conte 20 sementes, envolva-as em várias camadas de pano úmido, coloque-as em um pires e, em seguida, dentro de um saco plástico. Para garantir a germinação, é necessário um local aquecido e umidade periódica. Após 10 dias, conte as sementes germinadas e determine a porcentagem de germinação. 75% é uma boa taxa; entre 50% e 30%, é necessário um plantio mais denso. Se menos de 30% das sementes estiverem viáveis, é melhor substituir as mudas.
A preparação das sementes começa vários dias antes da semeadura. Primeiro, elas são aquecidas por 20 minutos em água a 50 graus Celsius e, em seguida, resfriadas por 2 a 3 minutos em água corrente. Caso a pré-desinfecção não tenha sido realizada (o fabricante fornece essa informação na embalagem), você deve fazê-la.
Na maioria das vezes, as sementes são imersas por 1 dia em uma solução fraca de permanganato de potássio, onde não só ficam livres de doenças fúngicas, como também recebem nutrição adicional. Para o mesmo propósito, você pode usar uma solução de um dos seguintes fungicidas: Quadris, Aliette, Fundazol ou Ridomil. Um estimulador de crescimento também é muito útil.
Deixar as sementes de cebola de molho em Ecopin por 3 horas as desperta, encurtando a germinação em vários dias, cicatrizando quaisquer danos e acelerando a penetração de água no embrião. Depois, as sementes são envoltas em um pano úmido e colocadas em um local aquecido. Inspecione-as diariamente. Quando 3 a 5% das sementes germinarem, elas estarão prontas para o plantio.
Para maior praticidade, elas são secas até ficarem soltas. Quem já plantou cebolas sabe da tendência que elas têm de "desaparecer" na terra escura. Um truque simples para garantir um plantio uniforme é polvilhá-las com giz enquanto secam.
Vídeo "Como Crescer"
Este vídeo mostrará como cultivar mudas de cebola a partir de sementes.
Preparando mudas
O cultivo de cebolas a partir de mudas é muito mais rentável e eficaz se:
- Você tem pouco espaço para plantar (a economia será de 25%);
- Você usa sementes de variedades caras (você precisará de 3 vezes menos delas);
- É necessário cultivar variedades de cebola semiduradas e doces com um longo período de crescimento;
- Você quer cultivar uma colheita recorde com o mínimo de esforço.
Comece a cultivar as mudas no início de fevereiro. Você precisará de uma estufa aquecida ou de caixas rasas preenchidas com solo fértil. Plante as sementes com 4 a 6 cm de distância entre si. Até a germinação, a temperatura ambiente deve estar entre 18 e 25 graus Celsius, depois reduza-a para 14 a 16 graus Celsius para evitar que as mudas estiquem demais. Após dois meses, quando 3 a 4 folhas verdadeiras tiverem se formado, as mudas podem ser transplantadas para o exterior. Se você não tiver uma estufa e tiver pouco espaço no parapeito da janela, pode plantar as cebolas em um arranjo compacto em forma de "caracol". Para isso, adicione 1 cm de solo fértil a uma faixa de 10 cm de largura e 1 m de comprimento de manta laminada.
Usando uma pinça, coloque as sementes a 2 cm da borda. Em seguida, enrole a fita adesiva e prenda com um elástico. Coloque o "caracol" em um recipiente, regue e cubra com plástico para manter a umidade. Vale a pena tentar este método para cultivar uma cebola muito interessante, que será discutida a seguir.
Variedades de cebola
A partir de mudas, é possível cultivar bulbos gigantes (até 1 kg) da variedade holandesa "Exhibition", que são excepcionalmente doces e saborosos. Em uma única estação, é possível cultivar nabos de tamanho normal a partir de sementes de nigela, proporcionando condições ideais para variedades precoces como Odintsovets, Chalcedony, Shaman, Centaur e Olina. As variedades "Sibirsky odnoletniy" e "Agro ozimy", que se destacam pela maior tolerância ao frio, são adequadas para o plantio no inverno. Cultivam-se também mudas de variedades de alto rendimento, como "Stuttgarten Riesen" e "Centurion".
Plantar cebolas na primavera
Na primavera, as sementes de nigela devem ser plantadas o mais cedo possível. Para isso, o ideal é preparar o canteiro no outono, adubando com húmus, cavando e nivelando. Antes do plantio, aplique 1 colher de sopa de superfosfato e nitroammofosca por metro quadrado de solo, juntamente com um punhado de cinzas de madeira. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de 1,5 a 2 cm. As cebolas podem ser plantadas de duas maneiras: em faixas de seis linhas ou espaçadas.
Método 1. Usando a ponta afiada de uma enxada, faça sulcos rasos com 15 a 20 cm de distância entre si e semeie as sementes com 1 a 1,5 cm de distância entre elas. As cebolas plantadas em fileiras são fáceis de soltar e desbastar.
Método 2. Usando um ancinho, rastelhe levemente a terra até as bordas do canteiro, espalhe as sementes a uma distância de 1,5 cm, cubra com terra, juntando-a nas bordas, e compacte levemente. Este método garante que os bulbos amadureçam com tamanho uniforme.
As cebolas plantadas são cobertas com uma camada de 1 centímetro de composto ou turfa, regadas com um regador de malha fina e cobertas com filme plástico até a germinação. Para os brotos tenros, é crucial que a camada superior permaneça solta e o solo úmido. Em áreas onde as cebolas brotaram muito densamente, faça o desbaste assim que a planta formar duas folhas.
Os canteiros devem ser mantidos limpos; cebolas sufocadas por ervas daninhas crescerão pequenas. Se o tempo estiver seco em maio e junho, regue as cebolas de uma a duas vezes por semana. Em julho, a rega deve ser suspensa. A colheita começa quando as folhas estiverem amareladas e caídas. As mudas colhidas devem ser limpas de quaisquer folhas restantes e colocadas ao sol para amadurecerem.
Semeamos cebolas antes do inverno.
Plantar cebolas no inverno não difere muito do plantio na primavera. Você pode usar canteiros ricos em matéria orgânica de culturas anteriores, como pepino, tomate, repolho e leguminosas. Não deixe o material de plantio de molho antes do inverno. Como as sementes de nigela começam a germinar a temperaturas de 2 graus Celsius, elas devem ser semeadas antes da chegada de geadas persistentes.
Considerando que algumas cebolas podem não germinar (podem congelar ou apodrecer durante uma primavera longa, fria e úmida), é melhor aumentar o número de sementes semeadas. Assim que as mudas emergirem, faça o desbaste, deixando 5 cm entre as plantas. As cebolas cultivadas dessa forma amadurecerão 10 dias mais cedo. Cebolas pequenas podem ser cultivadas da mesma forma que as mudas de cebola a partir de sementes, semeadas na primavera; deixe 1-1,5 cm entre as mudas.
conjuntos de cebolinha
Para o cultivo de cebolinhas, utilizam-se bulbos grandes de cebola. Quando plantados na primavera, os talos secos dos bulbos são cortados e mergulhados em água morna (30-35 graus Celsius) por 24 horas (isso reduzirá o período de indução em 5 a 7 dias). Embora as necessidades de fertilizantes permaneçam as mesmas, a necessidade de luz é muito menor. As cebolinhas podem ser plantadas em meia-sombra.
As cebolas são plantadas em faixas com várias fileiras, com um espaçamento mínimo de 1 cm dentro de cada fileira e 20 cm entre fileiras. Também se utiliza o plantio em ponte, onde as cebolas são plantadas como paralelepípedos em um pavimento, quase alinhadas umas com as outras. As cebolas crescem por 25 a 30 dias. A colheita é concluída quando as folhas atingem 30 a 40 cm de comprimento.
O plantio de inverno é realizado utilizando um dos métodos descritos acima, mas as culturas são cobertas com uma camada de oito centímetros de estrume ou húmus, que é removida na primavera.
A folhagem verde das cebolas pode ser colhida mesmo no inverno. É interessante conhecer a experiência de Valery Medvedev, que cultiva hortaliças durante o ano todo.
Para cultivar cebolinhas em um parapeito de janela, você precisará de uma caixa, serragem e material para plantio — mudas grandes de cebola.
A serragem de madeira dura é misturada com água fervente, deixada esfriar e o excesso de água é drenado. A caixa é preenchida até 2/3 da sua capacidade e os bulbos são compactados firmemente. A serragem restante é usada para preencher os espaços vazios, criando uma fina camada superior.
Para irrigação, utilize uma solução de salitre — 3 a 5 gramas por litro de água. As plantas levarão 25 dias para amadurecer.
Vídeo "Conjuntos de Cebolinha Verde"
Este vídeo vai te mostrar como cultivar cebolinhas.



