Cebola Stuttgarter: características, cultivo e cuidados

A cebola é o vegetal mais comum, com uma ou até mesmo várias variedades indispensáveis ​​em todas as casas de campo e hortas. Hoje, o mercado oferece uma ampla gama de variedades, e os jardineiros já têm suas favoritas. Uma delas é resultado da seleção interespecífica, fruto do trabalho bem-sucedido dos criadores alemães da Stuttgarter Riesen. A cebola Stuttgarter se destaca pela resistência a doenças, boa germinação e produção abundante; um metro quadrado pode render de 5 a 8 kg de cebolas excelentes, ricas em vitamina C.

Descrição

A cebola Stuttgarter é há muito tempo uma das favoritas dos jardineiros por seu sabor suave, facilidade de cultivo e produção consistente. Ela pode ser plantada a partir de sementes e mudas, na primavera e no outono, tanto para cebolas verdes quanto para cebolas de bulbo. Esta variedade precoce produz uma colheita em 70 dias quando plantada a partir de mudas, enquanto que, se semeada a partir de sementes, a colheita leva três meses e meio.cebola Stuttgarter

A cebola Stuttgarter cresce bem em todos os tipos de solo, desde que não sejam ácidos. No entanto, para uma colheita abundante, recomenda-se o cultivo em solos chernozem ou argilosos, ricos em húmus. O bulbo pesa em média 150 g, mas pode chegar a 240 g, sendo as cebolas de inverno particularmente grandes. O bulbo é redondo, achatado na parte superior e inferior, e coberto por escamas amarelo-acastanhadas. Possui um sabor suave e agradável, sendo ideal para saladas. Sua versatilidade, porém, o torna versátil: pode ser consumida fresca, enlatada, seca ou congelada.

Vídeo "Descrição"

Neste vídeo, você aprenderá muitas coisas interessantes sobre a variedade de cebola Stuttgarter.

Plantio por sementes

As cebolas Stuttgarter se desenvolvem melhor em canteiros anteriormente ocupados por batatas, repolho, pepinos, tomates e leguminosas. Use sementes frescas; ao comprar na loja, é melhor escolher aquelas com prazo de validade que expire não neste ano, mas pelo menos no próximo. Sementes de cebola na mãoÉ necessário aquecê-las segurando-as perto de um radiador quente, deixá-las de molho em água morna por várias horas (alguns especialistas dizem 24 horas) e adicionar permanganato de potássio para desinfecção.

O solo é preparado com antecedência, levando em consideração suas características: adiciona-se composto ou húmus ao solo empobrecido, e o solo ácido é corrigido com cal, farinha de dolomita ou, pelo menos, cinzas de madeira, que serão um excelente fertilizante para as plantas.

Se o canteiro foi usado anteriormente para o cultivo de repolho e o solo foi adubado, então estará adequado para o plantio de cebolas. O preparo do canteiro é mais fácil no outono, mesmo que o plantio seja feito na primavera. Na primavera, basta afofar a terra pouco antes da semeadura, fazendo sulcos com 10 cm de distância entre si. As sementes devem ser colocadas a uma profundidade máxima de 2 cm, com espaçamento de 1 a 1,5 cm entre elas. Cubra as sementes com terra e compacte-a levemente para garantir que não haja bolsas de ar ao redor das sementes.Plantar cebolas no solo

Na primavera, a semeadura não deve começar antes de abril, quando o solo estiver aquecido a 10 graus Celsius. O canteiro pode até ser coberto com plástico à noite para acelerar a germinação. Após a semeadura de outono, o canteiro é coberto com uma mistura de turfa e húmus com terra solta.

Plantando mudas de cebola

As cebolas Stuttgarter Riesen também são plantadas na primavera ou no outono. Sementes pequenas, com menos de um centímetro de espessura, são plantadas antes do inverno — provavelmente não sobreviverão até a primavera. No entanto, como cultura de inverno, podem produzir excelentes nabos no início do verão e, no início da primavera, as primeiras e mais desejadas folhas verdes. O canteiro para esta variedade é preparado após a colheita da cultura anterior: revolvido, limpo de grama, raízes e quaisquer detritos, fertilizado, se necessário, e com adição de cal ou cinzas de madeira. Fertilizar o solo com cinzas de madeiraPlante as cebolas um mês antes do inverno para que criem raízes antes da chegada da geada. As plantações de outono devem ser cobertas com palha, folhas secas ou ramos de pinheiro para evitar que congelem antes da chegada da neve.

Alguns jardineiros corajosos plantam as mudas de cebola em agosto ou setembro, regam-nas e, antes da chegada do inverno, conseguem que cresçam várias folhas, com as quais desaparecem sob a neve. Essas cebolas de folhas verdes devem ser cobertas com um material especial (lutrasil, spunbond) ou uma camada bem espessa de folhas ou ramos de pinheiro. Elas sobreviverão a uma geada leve, a neve as protegerá de geadas mais fortes e, assim que o solo descongelar, as cebolas continuarão a crescer e a encantar os cultivadores com as primeiras folhas verdes e, em seguida, com os primeiros bulbos.

As mudas de cebola Stuttgart Riesen podem ser plantadas em rotação na primavera: as menores são plantadas assim que o solo descongelar, e as maiores depois que o solo aquecer a 15 graus Celsius. As mudas pequenas não espigam, mas se as grandes forem plantadas em solo frio, elas espigarão imediatamente, então não há pressa.

O material de plantio é preparado para acelerar a germinação. Para isso, as mudas de cebola são aquecidas por pelo menos 8 horas (basta colocá-las sobre um radiador) e, em seguida, imersas em água morna por 24 horas. Uma pequena quantidade de permanganato de potássio é adicionada à água para desinfecção e suco de aloe vera para estimular o crescimento. As cebolas são retiradas da água, dispostas sobre um saco de juta (ou filme plástico), cobertas com uma tampa e, então, plantadas no canteiro preparado. As cebolas são plantadas a uma profundidade máxima de 2 cm, espaçadas em fileiras com 20-25 cm de distância entre si, deixando 10-15 cm entre cada bulbo.Mudas de cebola para plantio

Se quiserem cultivar um caule, pegam nabos ou cebolas que não eram adequados para o plantio e os plantam levemente no solo, lado a lado, quase sem espaço entre eles. Não os cobrem com terra, mas sim com plástico para acelerar o processo de brotação forçada. Alguns jardineiros cortam a parte superior do bulbo ou simplesmente removem as escamas externas para facilitar a emergência do broto em direção à luz.

Cuidados e alimentação

Após duas semanas, fertilize as plantas com uma solução de verbasco ou excrementos de pássaros. Diluir a solução com água é essencial para evitar queimar as cebolas; recomenda-se uma diluição de oito vezes ou mais. Esterco fresco não deve ser usado como fertilizante, pois atrai pragas e faz com que as cebolas cresçam tortas, causando rachaduras nos bulbos, o que contribui para o surgimento de doenças. É melhor usar esterco bem curtido, infusão de verbasco ou composto. Posteriormente, as plantas precisarão de fertilizantes minerais ricos em fósforo e potássio. Um mês depois, aplique outro fertilizante, diluindo ureia, superfosfato e sal de potássio em água. Um terceiro fertilizante é aplicado durante a fase de formação do bulbo, utilizando um fertilizante mineral complexo.Fertilizantes minerais para o solo

A própria condição da planta indicará suas necessidades. Folhas pálidas e de crescimento lento indicam deficiência de nitrogênio. Se as folhas estiverem enrugadas e com aparência envelhecida, é claramente uma deficiência de potássio. A deficiência de fósforo fará com que as pontas das folhas fiquem pretas. Se a cebola parecer saudável e estiver crescendo bem, não há necessidade de fertilizar. Especialistas dizem que é melhor fertilizar menos do que fertilizar em excesso, pois qualquer excesso acabará na mesa.

Ao longo da estação, mantenha o canteiro limpo, livre de ervas daninhas e afofe delicadamente a terra para permitir que o ar chegue às raízes, mas evite danificar os nabos em desenvolvimento, pois isso pode levar a infecções. A rega também deve ser ajustada de acordo com o clima: se estiver calor, regue com mais frequência; afofe a terra após a chuva; e no início de julho (a menos que esteja muito quente), reduza gradualmente a rega e pare completamente duas semanas antes da colheita.Soltar a terra e remover as ervas daninhas.

Essa variedade maravilhosa não é suscetível a ataques de pragas ou doenças, mas, por precaução, é melhor plantar alguns arbustos de endro no jardim para repelir insetos.

Colheita

As folhas verdes e os nabos jovens são consumidos durante todo o verão, mas a colheita completa ocorre quando os bulbos estão maduros. Isso é indicado pelo amarelecimento, secagem e murchamento das folhas, secagem do pescoço e pela coloração característica das escamas externas dos bulbos. Não é recomendável deixar cebolas maduras na terra, pois elas podem começar a brotar novamente ou apodrecer após a próxima chuva.

Em um dia seco e ensolarado, as cebolas são colhidas e deixadas no canteiro para secar, se o tempo permitir. Se estiver úmido, a colheita é seca sob uma cobertura ou em uma área ventilada até que as raízes e as folhas estejam completamente secas. Só então as cebolas podem ser selecionadas, separando a colheita para consumo, enlatamento e armazenamento a longo prazo.

Armazenar

Apenas nabos completamente maduros, saudáveis ​​e sem danos são armazenados. Suas raízes e folhas são aparadas e, em seguida, colocadas em caixas cheias de areia. Embora os bulbos tolerem temperaturas abaixo de zero, o ideal é armazená-los em temperaturas entre 0°C e -3°C (32°F). No entanto, flutuações bruscas de temperatura favorecem a formação de condensação nos próprios bulbos, levando ao apodrecimento.Armazenar cebolas em caixas com areia.

Em condições ideais, a colheita permanecerá intacta até a primavera. As cebolas também são armazenadas em areia, mas precisam ser verificadas periodicamente, pois a exposição à umidade, mudanças de temperatura ou outras flutuações podem fazê-las brotar.

Vídeo "As sutilezas do plantio"

Este vídeo mostrará como plantar mudas de cebola corretamente.

 

Pera

Uva

Framboesa