Descrição e características de cultivo das variedades de chalota
Contente
Descrição e características da variedade
As chalotas são caracterizadas por um bulbo que parece estar rodeado por brotos-filhos (primórdios). Essa característica é o motivo pelo qual também são chamadas de cebolas tradicionais. O número de brotos-filhos depende de diversos fatores, incluindo a variedade, e pode chegar a 40. Os primórdios estão contidos na mesma bainha que o bulbo principal. Cada chalota pesa de 15 a 40 g. A bainha pode ser branca, roxa ou amarela. O comprimento médio do broto é de 30 a 50 cm.
A polpa da chalota é suculenta e macia, com notas picantes e levemente adocicadas (a variedade mais doce é a chalota banana). Ao contrário da cebola, o aroma da chalota não se sobrepõe ao sabor de outros alimentos, tornando-a ideal para iguarias. É frequentemente usada em saladas, molhos e pratos assados. Os bulbos da chalota são frequentemente adicionados a picles e outras marinadas. Na China, são usados para fazer chips. As folhas carnudas também são comestíveis.
Esta cebola contém muita vitamina C, caroteno, vitaminas E, PP e do complexo B, óleos essenciais e fitoncidas. Ela fortalece o sistema imunológico, ajuda a normalizar a pressão arterial, fortalece os vasos sanguíneos e é recomendada para problemas gastrointestinais e doenças oculares.
As chalotas são mais resistentes à geada do que as cebolas e podem ser plantadas no inverno.Resistente a muitas doenças, apresenta alta produtividade. É fácil de armazenar e pode durar vários meses, mesmo em temperatura ambiente.
Principais variedades
Camelot F1 é uma variedade de maturação precoce, pronta para a colheita de 20 a 25 dias após a germinação. Possui boa resistência à geada e ao inverno. Os bulbilhos atingem até 30 cm de comprimento e cada um pesa de 34 a 36 g. Os bulbilhos demoram a endurecer. A vida útil é de até 7 meses.
Knyazhich é uma chalota de meia estação. Leva de 65 a 70 dias da germinação em massa até a colheita. As folhas podem ser colhidas após 20 dias. Cada cacho contém até 8 chalotas, com uma média de 25 g. Tem uma validade de até 10 meses.
A chalota Krepysh é uma variedade de meia estação, de tamanho relativamente grande. Seu ciclo de crescimento dura de 55 a 70 dias. Cada cacho contém de 5 a 7 bulbos, pesando até 50 g. Esta variedade é particularmente resistente ao mofo cinzento.
A variedade Siberian Yantar é semi-ácida e de meia estação. Seu ciclo de crescimento dura de 56 a 60 dias. Cada cacho contém de 6 a 7 bulbos com peso aproximado de 30 g.
Regras e métodos de plantio
Já descobrimos por que vale a pena cultivar chalotas na sua horta. Agora vamos descobrir como fazer isso da maneira correta.
Se o objetivo é cultivar cabeças grandes, a semeadura deve ser feita em meados de abril, quando o solo atinge uma temperatura de 8 a 10 °C. Para hortaliças folhosas, recomenda-se o plantio em campo aberto no outono ou em estufa no início da primavera.
O terreno destinado ao cultivo desta chalota deve ser bem iluminado, pois a falta de luz retarda o desenvolvimento das chalotas e prejudica sua durabilidade. O solo ideal é um solo arenoso ou argiloso, ligeiramente ácido. A alta acidez faz com que os bulbos encolham e a folhagem amarele rapidamente. Boas culturas predecessoras para esta chalota incluem ervilhas, tomates, pepinos e batatas, enquanto as indesejáveis incluem cenouras, beterrabas, alho, milho e girassóis. As cenouras, no entanto, são boas companheiras: o cheiro de cebolas e cenouras repele mutuamente as pragas.
Se o plantio estiver planejado para a primavera, a área deve ser revolvida no outono, adicionando fertilizante ao mesmo tempo – composto ou esterco curtido, superfosfato e fertilizantes potássicos.
Sementes em terreno aberto
Você pode usar tanto bulbos de chalota (ou seja, pequenos bulbos cultivados a partir de sementes) quanto chalotas jovens para o plantio. Neste caso, veremos como cultivar chalotas a partir de sementes. Plantar chalotas jovens é mais fácil, mas leva a uma deterioração na qualidade da variedade.
A maneira mais fácil de obter sementes é comprá-las de um produtor confiável. Se você decidir cultivar suas próprias mudas, use bulbos saudáveis que tenham sido armazenados por pelo menos três meses a temperaturas entre 5 e 11 °C. Nesse caso, o plantio deve ser feito apenas na primavera. Atenção: chalotas e cebolas são propensas à polinização cruzada, portanto, não as plante próximas umas das outras para a produção de sementes.
Antes do plantio, as sementes resultantes são envolvidas em uma bandagem ou gaze, bem umedecidas e seladas em um recipiente. Elas são mantidas ali por aproximadamente dois dias a uma temperatura de 21 a 24 °C, enxaguando-as e trocando a água a cada sete horas. Deixe as sementes secarem um pouco antes do plantio.
As sementes são plantadas a uma profundidade de 3 a 5 cm e cobertas com terra, ou melhor ainda, turfa ou húmus, sendo depois regadas abundantemente (água dura é indesejável). O espaçamento ideal entre plantas na mesma linha é de 10 a 15 cm, e entre linhas, cerca de 30 cm. Dentro de um ano, as sementes germinam e formam frutos que podem ser colhidos no ano seguinte.
Alguns dias antes do plantio, mergulhe os bulbos de chalota em uma solução fraca de permanganato de potássio. O talo deve ser cortado primeiro.
mudas
Para cultivar mudas, uma mistura de 1:1 de grama e húmus é colocada em uma caixa em uma camada de 7 a 8 cm. A distância entre os sulcos deve ser de até 5 cm. Após o plantio, as sementes são regadas abundantemente e mantidas a uma temperatura de +25°C. Uma semana depois, quando as mudas aparecerem, a temperatura é reduzida para +18…+20°C, o que fortalece as raízes.
Segredos do cuidado
O cuidado com a chalota envolve afofar o solo regularmente, remover ervas daninhas e adubar em junho e julho. A rega deve ser moderada, à medida que o solo seca (se chover com frequência, a rega pode ser desnecessária).
Uma pergunta frequente é quando colher as chalotas semeadas para produção de bulbos. Isso é feito entre o final de julho e o início de agosto. As folhas devem estar amareladas e murchas nessa época.
Após a colheita, as chalotas devem ser secas ao ar livre, à sombra, durante 20 a 30 dias. Em seguida, as folhas são removidas e os bulbos são separados em bulbilhos.
Redes ou caixas com furos são adequadas para armazenamento.
Vídeo: Plantando Chalotas
Este vídeo mostrará como plantar chalotas corretamente em campo aberto.





