Um calendário lunar detalhado para jardinagem em setembro de 2025.
Contente
O que fazer no início do mês
O calendário lunar para jardineiros de setembro de 2025 indicará a melhor época para colher frutos de árvores frutíferas e arbustos de frutos silvestres, além de orientar sobre como preparar as plantas do jardim para o inverno que se aproxima. Jardineiros que cultivam hortaliças também se beneficiarão das informações contidas no calendário lunar.
Segundo especialistas que estudam os efeitos das fases da lua nas plantas, é melhor evitar qualquer trabalho relacionado à terra nos dias de lua nova e lua cheia (9 e 25 de setembro).
POs primeiros dez dias de setembro são de lua minguante, portanto, o plantio não é recomendado durante esse período. A lua minguante puxa as plantas para baixo, resultando em mudas muito fracas e de baixa qualidade.Uma exceção é o plantio de alho de inverno, cebolas, rabanetes e raiz-forte.
A lua minguante favorece a drenagem da seiva celular do sistema radicular. Batatas, cenouras, beterrabas, rabanetes e outros vegetais colhidos se conservarão por um longo tempo. No entanto, evite colher vegetais em dias chuvosos e úmidos. Tubérculos encharcados podem começar a apodrecer, resultando em perda da colheita.
Nos dias 10 e 11 de setembro, você pode começar a colher repolho de maturação tardia e outros vegetais de longa duração. Não se esqueça de remover qualquer vegetação restante, revolver a terra e cobrir os canteiros com cobertura morta.
Vídeo: "Jardinagem em setembro"
Este vídeo vai te ensinar o que um jardineiro deve fazer no início de setembro.
Recomendações para meados de setembro
Em meados de setembro, a lua está na fase crescente. Alho-poró, azedinha, cenouras, beterrabas e verduras de inverno produzirão bons brotos. O meio do primeiro mês do outono é a época ideal para plantar sementes e verduras em ambientes internos: tomates, pimentões, pepinos, aipo, cebolas, beterrabas, espinafre, salsa, cebolinha, cebolinho e outras.
Seguindo as recomendações do calendário lunar para setembro de 2025, é hora de fertilizar as plantas do seu jardim com fertilizantes orgânicos em meados do mês. Cultivadores de cogumelos devem começar semeando os esporos em um meio rico em nutrientes e micronutrientes benéficos, transferindo o micélio para um substrato e cobrindo-o com terra.
Guiados pelo calendário lunar, em meados de setembro, os jardineiros coletam e preparam as raízes de plantas medicinais para uso posterior, conforme o planejado.
Como terminar o mês
Os últimos dez dias do mês começam com um período desfavorável para a jardinagem: 20, 21 e 22 de setembro são considerados dias improdutivos. Segundo especialistas, é melhor evitar semear, transplantar hortaliças e frutas, ou aplicar fertilizantes nesses dias. Para aproveitar esse tempo de forma produtiva, você pode tratar os canteiros para eliminar insetos nocivos e suas larvas, que costumam se esconder nas folhas das plantas. Não se esqueça de dar atenção especial aos canteiros de repolho.
Nas últimas semanas de setembro, comece a colheita da horta. Os restos vegetais recolhidos devem ser queimados ou compostados para produzir adubo orgânico. Quaisquer larvas de pragas que possam ter permanecido nas folhas serão eliminadas. Deixar as folhas na horta representa um alto risco de infestação por insetos nocivos, que surgirão com a chegada da primavera e destruirão os primeiros brotos das hortaliças.
Você pode finalizar o mês preparando o jardim para futuros plantios, demarcando as áreas de plantio, planejando as plantações e formando os canteiros. Recomenda-se fertilizar o solo sob culturas de ciclo tardio com fertilizantes minerais. No entanto, durante este período, somente fertilizantes secos são permitidos.
Os dias 25 e 26 de setembro são considerados favoráveis para o cultivo da terra em áreas do jardim livres de plantações: remoção de ervas daninhas, afofamento, substituição parcial ou total da camada superficial do solo, escavação e aplicação simultânea de fertilizantes orgânicos.
Sinais e tradições de setembro
Muitos jardineiros e horticultores estão acostumados a confiar não apenas no calendário lunar de semeadura elaborado por especialistas para cada mês de 2025, mas também em diversos presságios populares.
Existem, portanto, muitos sinais e tradições diferentes para setembro, graças aos quais é possível prever o tempo para as próximas semanas, bem como estar preparado para surpresas climáticas no inverno e na primavera:
- Os trovões de setembro prenunciam um outono ameno e a oportunidade de terminar a colheita na horta e nos canteiros com calma.
- Se as árvores e arbustos do seu jardim estiverem cobertos de teias de aranha, não precisa se apressar em se preparar para o inverno, pois o tempo quente e agradável persistirá por mais algumas semanas.
- Um vento quente vindo do sul no dia dos santos mártires Tecla, Agápio e Timóteo, que cai em 1º de setembro, promete uma colheita abundante de aveia no próximo ano.
- Tradicionalmente, o trabalho era estritamente proibido no Dia de São Miguel. Ir para o jardim ou para a horta para trabalhar era considerado um pecado. A geada nas plantas nesse dia era um presságio de um inverno frio e rigoroso.
- As geadas matinais no dia do santo mártir Luppus de Tessalônica (5 de setembro) prenunciam a chegada antecipada do frio e das geadas, por isso é necessário apressar a colheita e preparar a horta para o inverno.
- Se as culturas de inverno produziram brotos fortes, você pode se preparar para uma boa colheita de trigo no próximo ano.
A maioria das crenças e tradições populares foi desenvolvida por nossos ancestrais, que habilmente utilizavam os "sinais" da natureza ao planejar e organizar a jardinagem. No entanto, os jardineiros modernos, buscando obter altas colheitas de frutas e hortaliças, aplicam na prática a experiência de seus antecessores.




