Um calendário lunar detalhado para jardineiros siberianos para 2025.
Contente
Características da região
Embora o clima na Sibéria não seja mais tão rigoroso quanto era há um século, ele ainda não proporciona aos moradores muito calor. A Sibéria Ocidental é caracterizada por um clima relativamente ameno, semelhante ao da Rússia central e dos Montes Urais. As temperaturas de verão raramente ultrapassam os 15-18°C, mas os jardineiros cultivam plantas que não exigem muito calor. Hortaliças de raiz prosperam nessa região. No inverno, as temperaturas caem para -20°C a -25°C, mas graças à ausência de vento e à abundante cobertura de neve, o frio é facilmente tolerado. As culturas de inverno já se adaptaram a esse clima e resistem bem ao frio.
O clima no leste e norte da Sibéria é bastante diferente. A temperatura média anual nessas regiões é de apenas 0°C. No inverno, as temperaturas raramente chegam a -35°C, e os verões também não são particularmente quentes. Julho é considerado o mês mais quente, quando as temperaturas atingem 10–12°C acima de zero. Além disso, a situação é complicada pela presença da noite polar e do dia polar. No inverno, o sol não nasce acima do horizonte por um mês, então a Terra esfria e não tem tempo de aquecer. No verão, quando o dia polar dura de 40 a 60 dias, as plantas ficam expostas ao sol por muito tempo.
Vídeo: "O efeito das fases da lua no crescimento das plantas"
Este vídeo mostrará como as fases da lua afetam o crescimento das plantas.
Fases da Lua por mês
As principais fases são a lua nova, a lua cheia, o primeiro quarto e o último quarto. Esses são os pontos mais significativos do ciclo lunar. A energia desses dias está no seu auge e pode ser bastante perigosa, mas também pode ser canalizada para um propósito benéfico.
A lua nova marca o início de um novo ciclo, quando a lua não está visível no céu. Durante a lua cheia, ela é totalmente iluminada pelo sol. A interação entre os dois corpos celestes se intensifica, por isso esses dias são considerados tensos. Durante a lua nova, você pode plantar mudas, transplantar e semear. A energia crescente da lua permitirá que elas criem raízes e produzam uma boa colheita. No entanto, neste momento, as raízes estão mais vulneráveis, então deve-se ter cuidado para não danificá-las. Durante a lua cheia, recomenda-se podar árvores e arbustos e colher frutos.
O primeiro quarto da lua é a época da lua crescente, quando ela ganha força. Os primeiros dias desse período são favoráveis para preparar canteiros e campos. Recomenda-se o plantio de culturas frutíferas que crescem acima do solo. É possível coletar sementes, afofar e fertilizar a terra. O último quarto da lua é propício para uma jardinagem tranquila e relaxante. Você pode regar, coletar sementes e desenterrar tubérculos e bulbos de flores para armazenamento.
O dia mais desfavorável para jardinagem é o último dia do ciclo lunar. Na véspera da lua nova, a Terra permanece imóvel, preparando-se para o início de uma nova fase. Plantar e podar são estritamente proibidos. A colheita provavelmente será perdida e as plantas morrerão.
Não se esqueça dos eclipses lunares e solares. As energias estão em conflito, portanto, evite jardinagem para não danificar a colheita.
Períodos favoráveis
Se você realizar os trabalhos de jardinagem na época certa, as plantas agrícolas lhe darão alegria com uma boa colheita, as árvores darão frutos e as flores desabrocharão em abundância.
Primeiro semestre do ano
Os dias mais favoráveis do ciclo lunar para jardinagem são durante a lua crescente. Em janeiro, são os dias 10, 15 e 16. No inverno, você pode cuidar das suas plantas de interior, fertilizando, replantando e podando os brotos. Também é uma boa oportunidade para verificar o estado de tubérculos e bulbos armazenados.
Nos dias 6, 7 e 12 de fevereiro, também é possível enxertar plantas de interior. A poda é melhor realizada durante a lua minguante — nos dias 23, 24 e 26 de fevereiro.
De acordo com a tabela, os dias mais favoráveis de março são 7, 10 e 12. Durante esse período, você pode germinar sementes. As mudas podem demorar um pouco para aparecer, mas crescerão rapidamente. Você pode cortar plantas floridas e fazer arranjos em buquês — elas não murcharão por muito tempo. Você também pode aplicar fertilizante.
O clima siberiano em abril ainda não permite que os jardineiros trabalhem no campo, mas eles podem começar a se preparar para o verão. Os dias 2, 7 e 11 são os melhores para isso. Recomenda-se a poda de árvores. Este também é o momento ideal para germinar sementes e preparar o material de plantio.
Felizmente, os dias mais favoráveis de maio coincidem com os fins de semana prolongados. Os dias 7, 8 e 9 podem ser totalmente dedicados à jardinagem. Você pode começar a semear e transplantar culturas e flores anuais, além de afofar e fertilizar o solo. Solanáceas e ervas crescem bem. Os dias 21, 23 e 27 de maio são ideais para o plantio de batatas e cebolas. Esses dias também são ideais para o controle de pragas e o plantio de mudas de árvores. No entanto, é preciso ter cuidado ao manusear as raízes para evitar danificá-las. Também é importante ficar atento à previsão do tempo. Se houver previsão de geada, evite plantar culturas que gostam de calor.
Em junho, a jardinagem está a todo vapor. Nos dias 5, 6 e 7, você pode fertilizar com adubos naturais. Recomenda-se focar no plantio de hortaliças, árvores frutíferas e arbustos. Qualquer planta cultivada ou transplantada nesses dias renderá uma colheita farta. Você pode semear flores anuais; elas logo brotarão e o encantarão com flores abundantes. Se o tempo estiver seco, regar bem será benéfico. De 12 a 14 de junho, plante plantas espinhosas e abóboras.
Segundo semestre do ano
O auge do verão é a época mais quente do ano. Começa a temporada de colheita. Os dias 3, 11 e 12 de julho são bons para fertilizar as plantas e afofar o solo. Culturas com frutos acima do solo podem ser colhidas. Plantas medicinais também podem ser colhidas e conservas podem ser feitas. De 15 a 17 de julho, você pode colher raízes, enxertar plantas e preparar alimentos para o inverno.
De 6 a 8 de agosto, você pode plantar rosas e tubérculos e colher sementes. Este também é o período recomendado para armazenar hortaliças de raiz: batatas, beterrabas, cebolas e aipo. De 11 a 13 de agosto, prepare as mudas e aplique o fertilizante.
Em setembro, começam os preparativos para o inverno. Do dia 3 ao 5, colhem-se os frutos subterrâneos restantes e, nos dias 7, 8 e 15, recolhem-se as partes aéreas. Os frutos colhidos nesta época têm uma longa vida útil. Os dias mais favoráveis para a colheita de variedades tardias são 1, 2 e 15 de outubro. A preparação dos canteiros ocorre entre os dias 10 e 13 e entre os dias 16 e 18. A época de cultivo de verão termina em novembro. Nos dias 2, 3 e 11, podem ser plantadas hortaliças bulbosas e alho para o inverno. Em dezembro, os dias mais favoráveis são dedicados a fazer um balanço do ano e planejar os plantios do ano seguinte.
Dias negativos
Em períodos de adversidade, deve-se evitar trabalhos no jardim. Eles não serão benéficos e podem prejudicar a colheita.
Início do ano
No primeiro semestre de 2020, são esperados dois eclipses: um solar em 6 de janeiro e um lunar em 21 de janeiro. Durante esse período, evite trabalhar com plantas, pois elas são sensíveis a qualquer influência. Também não é recomendável evitar qualquer intervenção nos últimos dias de cada ciclo lunar. É melhor evitar o plantio, o transplante e a colheita nos dias 3 a 5 de janeiro, 4 de fevereiro, 5 de março, 4 de abril, 2 a 4 de maio e 1 a 2 de junho. Tenha cuidado redobrado ao usar pesticidas. A poda de árvores é a única atividade recomendada durante esses períodos.
Fim do ano
Três eclipses são esperados no segundo semestre do ano: eclipses solares em 2 de julho e 26 de setembro, e um eclipse lunar em 17 de julho. Nesses dias, é melhor prevenir e evitar jardinagem. O final do mês lunar também é um período perigoso. No segundo semestre do ano, esses eclipses ocorrem em 1º e 31 de julho, 28 e 29 de agosto, 27 de setembro, 26 de outubro, 24 e 25 de outubro, 25 de outubro e 23 e 25 de dezembro. Nesses dias, é melhor reunir forças e começar o trabalho no início do ciclo lunar.
Um clima rigoroso não é obstáculo para uma boa colheita. Para garantir uma produção abundante de frutas, escolha variedades resistentes ao frio, fique atento à previsão do tempo e siga o ciclo lunar utilizando o calendário.
A energia recebida como resultado da interação do sol e da lua em dias favoráveis não permitirá que o árduo trabalho no jardim seja desperdiçado.






