Um calendário lunar detalhado para jardineiros para dezembro de 2025.
Contente
O que fazer no início do mês
Após consultar as recomendações do calendário lunar de jardinagem para dezembro de 2025, você pode começar a planejar seu jardim e sua horta. A produtividade das suas colheitas depende disso.
Dezembro é um mês especial. Nessa época, quase todo o trabalho de jardinagem está concluído. A colheita do ano passado já está armazenada, e as árvores frutíferas e os arbustos passaram por poda preventiva: foram isolados e regados para reter a umidade. Assim, o jardim está pronto para a chegada do frio.
Pode parecer que você pode se acomodar e relaxar. Mas isso é um erro, pois as plantas de interior exigem cuidados. As mudas precisam ser enraizadas e as flores precisam de atenção especial em parapeitos de janelas, varandas e estufas.
Primeiro, você deve descobrir quais plantas podem ser plantadas em dezembro e, em seguida, planejar o que e quando plantar. Por exemplo, pimentas pequenas são uma planta lucrativa: estão sempre à mão e são visualmente agradáveis. Não se esqueça de colhê-las, pois novas crescerão no lugar. Cebolas e manjericão enraízam bem e prosperam em um parapeito de janela. Se você estiver se sentindo aventureiro, pode até cultivar repolho chinês em um parapeito de janela.
É claro que o plantio não termina em dezembro. Mas as plantas da horta e do jardim ainda precisam de cuidados.
Logo no início do mês, escolha um dia e inspecione cuidadosamente a área. Se já houver neve, você poderá encontrar troncos de árvores sem cobertura. Nesse caso, cubra-os imediatamente com neve para evitar que o solo congele.
Você também deve tomar cuidado para proteger as árvores de parasitas e roedores.
De acordo com o calendário lunar, a fase minguante da lua ocorre entre 1 e 6 de dezembro. Este é o momento ideal para enraizar plantas bulbosas. Plantas de interior podem ser regadas e fertilizadas sem problemas. O dia 7 de dezembro marca a lua nova, então tanto os jardineiros quanto as plantas podem descansar. Isole bem os porões destinados ao armazenamento de colheitas durante os primeiros dias.
Recomendações para meados de dezembro
Em meados de dezembro, os jardineiros começam a planejar suas árvores frutíferas para o próximo ano. Parece que a primavera ainda está muito longe. O ideal é decidir com antecedência o tipo de árvore frutífera que você vai plantar, para saber quais mudas comprar. Também é importante escolher o local para as novas árvores. Verifique a disponibilidade de sementes para o plantio. Aprimore seus conhecimentos sobre técnicas agrícolas.
De 8 a 20 de dezembro, a lua estará crescente. Durante esse período, se você plantar pepinos, tomates e pimentões em uma estufa, eles começarão a criar raízes muito rapidamente. Plante cebolas no parapeito da janela e você terá vitaminas durante todo o inverno. Você também pode plantar espinafre, aipo e azedinha na estufa.
Como terminar o mês
No final do ano, todos os arbustos do jardim devem estar preparados para a queda das temperaturas. Os fertilizantes também devem ser preparados para a primavera, pois o solo do jardim e da horta precisará ser preparado para o plantio já em maio. Para isso, junte restos de plantas da cozinha e prepare infusões contra pragas do jardim.
O dia 22 de dezembro é dia de lua cheia. Não há absolutamente nenhum motivo para desperdiçar sua energia nesse período, pois qualquer trabalho de jardinagem ou cultivo de hortaliças será em vão. É melhor descansar e dedicar esse tempo a si mesmo.
De acordo com o calendário lunar de 2025, a lua estará em fase minguante de 23 a 31 de dezembro. Você pode regar e fertilizar suas plantas de interior durante esse período. Se suas plantas precisarem ser replantadas, você pode fazê-lo sem hesitar.
Sinais e tradições de dezembro
Dezembro é o primeiro mês do inverno. Traz neve e os preparativos para as festas de fim de ano. A partir do final do mês, os dias começam a ficar mais longos. No dia 1º de dezembro, fique atento à previsão do tempo. O tempo estará como está nesse dia. E se você vir um mosquito no seu quarto, é sinal de que o degelo está chegando.
Um corvo a vaguear pela estrada é considerado um sinal de que fará calor.
O clima do dia 2 de dezembro prevê a época da colheita do feno. O clima do dia 3 prevê junho. Se houver neve lá fora, junho será chuvoso. O dia 4 de dezembro marca a Festa da Entrada da Bem-Aventurada Virgem Maria no Templo. Segundo os presságios, o inverno chega nesta época, pintando as janelas com seus padrões ornamentais. O degelo costuma começar neste dia e, se estiver congelando lá fora, o verão será escaldante.
No dia 6, observe as nuvens. Se elas brilharem ao pôr do sol, o tempo estará bom; se estiverem baixas em relação ao solo, a geada está próxima.
Se houver geada antes do Dia de São Jorge (9 de dezembro), a semeadura da aveia terminará em 6 de maio.
No dia 12 de dezembro, eles previram o tempo para todo o mês: uma manhã com neve significava que haveria nevascas; uma manhã sem neve significava que o mês seria ensolarado e sem vento. Se nevasse no dia 13, dizia-se que a neve duraria mais 100 dias.
Em meados de dezembro, está nevando e há montes de neve lá fora, o que significa que o verão será fértil para ervas medicinais.
Se o tempo no dia 19 de dezembro, Dia de São Nicolau, estiver frio e claro, significa que a colheita de grãos será boa. Se houver opoka nas árvores no dia 22, o ano será frutífero. Se no dia 23 de dezembro a neve se acumular a ponto de ser impossível sair de casa, o verão será ruim. Se houver uma abertura entre a neve e a cerca viva, a colheita será boa.
O dia 25 é o Dia de São Spyridon. Nos 12 dias seguintes, o tempo era observado atentamente, pois cada dia indicava o clima para os 12 meses seguintes. Se nevasse pouco em 28 de dezembro, Dia de São Trifão, as chuvas de verão seriam raras; se a neve fosse profunda, a colheita de grãos seria boa.
Se houver tempestades de neve frequentes em dezembro, as abelhas irão enxamear bem.
Vídeo: "Jardinagem em dezembro"
Este vídeo mostrará o que fazer no seu jardim neste inverno.




