Como e com o que pulverizar framboesas: métodos eficazes
Contente
Processamento de primavera
Para garantir uma excelente produção de frutos em framboeseiras, elas precisam ser tratadas em determinados momentos, a partir da primavera.
Tratar as framboesas na primavera contra doenças e pragas é fundamental para uma floração abundante dos arbustos no futuro.
Portanto, não deve ser negligenciado em hipótese alguma. É na primavera que diversos insetos começam a sair da hibernação, aumentando o risco de infecção das plantas por vírus e fungos. Nesse caso, somente o tratamento preventivo das framboeseiras pode protegê-las contra infecções.
Isso deve começar assim que a neve derreter no canteiro. Mas lembre-se, isso deve ser feito antes que o solo aqueça. Caso contrário, as plantas "acordarão" e sua seiva começará a fluir. Nesse momento, qualquer poda pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento dos arbustos. Portanto, um calendário não é necessário, pois as condições ideais chegarão em épocas diferentes em cada região. Normalmente, as condições climáticas adequadas chegam no final de março. Nessa época, você precisa cuidar dos seus arbustos de framboesa. Eles devem ser tratados da seguinte forma:
- Em primeiro lugar, é necessário cortar todas as pontas dos rebentos que foram afetadas pela geada;
- Remova os caules que adquiriram uma cor distinta ou que foram danificados durante o inverno;
- Você também deve cortar os galhos que começarem a crescer para dentro do arbusto;
- É preciso retirar as folhas caídas do ano passado debaixo dos arbustos.
Todos os restos vegetais (folhas, caules cortados) devem ser queimados. Isso porque insetos e microrganismos nocivos sobrevivem ao inverno nesses resíduos. A não queimada aumenta significativamente o risco de infecção nas plantas.
Após a colheita dos ramos, o solo ao redor dos pés de framboesa deve ser fertilizado com adubo nitrogenado. Em seguida, os especialistas recomendam o uso de estacas para sustentar as plantas. Isso permitirá uma inspeção minuciosa para identificar quaisquer galhos faltantes que precisem ser podados.
Como podemos ver, o principal tratamento de primavera para arbustos envolve a poda adequada. Isso também pode estimular a produção de frutos. Para alcançar esse objetivo, realiza-se uma poda dupla.
Para evitar a introdução de infecções com ferramentas de jardinagem durante a remoção preventiva de caules, siga estas regras:
- A poda pode ser feita com tesoura de poda ou faca;
- Todos os instrumentos devem estar bem afiados para garantir cortes suaves e uniformes. O risco de infecção aumenta com cortes irregulares e serrilhados causados por instrumentos mal afiados.
- As ferramentas devem ser completamente limpas. Para a poda, a tesoura/faca de poda deve estar livre de sujeira;
- Após a limpeza, recomenda-se desinfetar as ferramentas. Para isso, limpe as partes cortantes da tesoura de poda ou da faca com álcool ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
Seguindo as recomendações acima, você pode tratar eficazmente qualquer arbusto de framboesa e prevenir doenças nas plantas ou a proliferação de pragas. No entanto, é importante lembrar que tratamentos adicionais são necessários para combater insetos e doenças.
Vídeo "Pulverizando"
Este vídeo mostrará como pulverizar corretamente os arbustos de framboesa.
Tratamento para doenças
O tratamento preventivo de framboeseiras para protegê-las contra microflora patogênica, como a poda, deve ser realizado na primavera. No entanto, para que isso seja bem-sucedido, é importante saber com o que tratar as framboesas na primavera. Nessa época, as framboesas devem ser pulverizadas com calda bordalesa ou nitrafen. É importante lembrar de pulverizar não apenas as framboesas, mas também o solo ao redor delas. Isso porque esporos de fungos e vírus podem sobreviver ao inverno no solo.
A primeira pulverização deve ser feita antes do início da formação dos botões florais. Às vezes, é necessário pulverizar no verão, mas apenas antes da floração. Evite pulverizar durante a floração, pois isso pode prejudicar a colheita futura. A escolha do produto depende da eficácia do tratamento de primavera. Isso pode ser avaliado pela condição dos arbustos de framboesa. Se os primeiros sintomas de uma doença aparecerem nos arbustos (manchas, placas, etc.), o tipo de doença deve ser determinado primeiro. Somente então será possível selecionar uma solução eficaz contra a doença específica.
Por exemplo, a solução Topaz é eficaz contra o oídio. Dependendo da causa da infecção, a pulverização de verão pode ser feita com calda bordalesa, nitrafen ou outros remédios naturais.
Muitos jardineiros preferem combater doenças com remédios caseiros. Estes foram testados ao longo dos séculos e comprovaram sua eficácia. Além disso, seu uso não afetará as colheitas futuras. Agulhas de pinheiro podem ser usadas para combater o mofo cinzento.
Deve ser espalhado ao longo do canteiro de framboesas. Diversas infusões também são bastante eficazes. Por exemplo, infusões de dente-de-leão, milefólio e cebola têm um excelente efeito preventivo. A infusão de alho também combate eficazmente infecções fúngicas.
Ao realizar pulverizações preventivas no início da primavera e continuar com esse tratamento eficaz durante os meses de verão, você não só obterá uma excelente colheita, como também manterá a saúde e o vigor do seu pé de framboesa durante toda a estação de crescimento. Lembre-se, porém, que o tratamento preventivo deve visar não apenas os patógenos, mas também as pragas. Afinal, um único inseto nocivo pode reduzir significativamente a produção de todo o pé de framboesa.
Controle de pragas
As framboesas são consideradas uma cultura de frutos silvestres altamente suscetível não só a doenças fúngicas, mas também a uma variedade de besouros, moscas e outros insetos nocivos. Para proteger os seus arbustos deste flagelo, é necessário tratá-los com um spray específico. A primeira pulverização deve ser feita no início da primavera. Antes do tratamento, os arbustos devem ser limpos de ramos doentes, danificados e queimados pelo frio. Em seguida, o canteiro de framboesas é pulverizado com calda bordalesa como medida preventiva. Vale ressaltar que esta solução previne não só infecções fúngicas e virais, mas também muitos insetos nocivos.
O segundo tratamento, mais específico, é realizado antes da floração. Nessa fase, os arbustos são tratados com enxofre coloidal. Isso ajudará a prevenir o ataque de ácaros.
Antes que os botões comecem a abrir, muitas pessoas pulverizam o arbusto com actellic ou karbofos.
Se alguma praga for detectada nos arbustos de framboesa, medidas de controle devem ser tomadas imediatamente. Do contrário, você poderá perder a maior parte da sua colheita. Além disso, alguns insetos são impossíveis de eliminar mesmo com métodos de controle agressivos (inseticidas). A única solução, nesse caso, é cortar o arbusto inteiro. Depois disso, a planta infectada deve ser queimada. Essa é a única maneira de impedir a propagação da infestação por todo o seu jardim.
Vale ressaltar que as pragas, ao contrário de vírus e fungos, são muito difíceis de prevenir. Alguns insetos, como o besouro da framboesa, precisam ser removidos mecanicamente do arbusto. Recomenda-se uma tintura de tansy como medida preventiva contra o besouro da framboesa. Enquanto isso, afofar a terra ao redor dos arbustos é suficiente para prevenir o aparecimento da mosca-do-caule-da-framboesa. Para prevenir o aparecimento do gorgulho da framboesa, que, assim como o besouro da framboesa, destrói os botões da planta, recomenda-se tratar os arbustos com uma infusão de alho. Para aumentar sua eficácia, adicione sabão em pó à infusão. Este tratamento é permitido durante a floração e a formação dos botões.
Se o tratamento for realizado duas vezes por ano, juntamente com o cumprimento de todas as práticas agrícolas e os devidos cuidados, seu canteiro de framboesas ficará saudável e produzirá frutos grandes e saborosos.
Processamento de outono
O processamento da framboesa no outono é a etapa final. É realizado após a colheita. O processamento no outono é realizado por diversos motivos:
- Preparar a planta para o inverno;
- a fim de destruir microorganismos patogênicos e insetos que possam permanecer após o tratamento de primavera e verão e, nessa forma, entrar em “hibernação de inverno”;
- Para facilitar seu trabalho na primavera.
O processamento de framboesas no outono consiste em várias etapas:
- poda;
- pulverização;
- aplicação de fertilizantes.
A poda de framboeseiras tem um duplo propósito. É necessária para remover os ramos frutíferos da planta. Os ramos da framboesa começam a produzir frutos no segundo ano e depois perdem a capacidade de frutificar. Portanto, para evitar que esses ramos absorvam nutrientes em excesso das framboesas, o que afetaria negativamente a quantidade e a qualidade da colheita, eles devem ser podados após a colheita de todas as framboesas. Por outro lado, a poda de outono permite remover galhos mortos, quebrados e doentes que podem abrigar insetos, vírus, fungos e outros patógenos durante o inverno.
A poda de outono é realizada de acordo com o procedimento padrão. Todos os ramos frutíferos, assim como os ramos danificados, são cortados rente à raiz. Quaisquer folhas restantes também devem ser removidas dos arbustos. Observe que você só deve remover as folhas usando luvas. Use uma mão protegida para arrancar as folhas, movendo-as para cima ao longo do ramo. Caso contrário, você pode danificar os botões. Quaisquer folhas restantes devem ser aparadas com uma faca ou tesoura de poda. As ferramentas de poda devem estar limpas, desinfetadas e afiadas.
Depois disso, as folhas e os galhos cortados devem ser removidos do jardim e queimados. Se forem simplesmente compostados, podem se tornar uma fonte de doenças e pragas na primavera, reduzindo significativamente a produção não só de framboesas, mas também de outras frutas vermelhas e outras frutas. As folhas que estavam sob os arbustos também devem ser queimadas.
Após a poda, recomenda-se fertilizar o solo e cavar o canteiro de framboesas. Normalmente, utiliza-se estrume como fertilizante, adicionando cinco baldes por metro quadrado. Em seguida, retire os ramos de framboesa das treliças e organize-os para o inverno.
Os arbustos de framboesa não são tratados contra pragas e doenças no outono. No entanto, como medida preventiva, devem ser pulverizados com infusões de ervas tradicionais. Este tratamento é normalmente utilizado em regiões do sul, onde o clima quente pode causar infestações de framboesa mesmo no outono.
A proteção contra pragas e doenças da framboesa deve ser realizada tanto na primavera quanto no verão, e às vezes até mesmo no outono. Lembre-se de que medidas preventivas adequadas são a chave para uma colheita abundante.
Vídeo: Controle de Pragas e Doenças
Este vídeo mostrará como pulverizar corretamente os arbustos contra doenças e pragas.



