Quando e como podar framboesas – dicas importantes para jardineiros
Contente
Por que aparar?
A framboesa é um arbusto incomum que produz bagas aromáticas e deliciosas com propriedades medicinais. Este arbusto tem uma peculiaridade: no segundo ano após o plantio, os ramos frutíferos (de dois anos) morrem. Consequentemente, esta planta requer seus primeiros cuidados profissionais no segundo ano após o plantio.
Muitos jardineiros iniciantes costumam perguntar: "Preciso podar minhas framboesas?" Para responder a essa pergunta, é importante entender o que a poda envolve.
Este procedimento é uma parte importante do cuidado com as framboesas. As framboesas precisam de poda para aumentar a produção. Para obter excelentes resultados, é importante saber a melhor época para fazê-la.
A melhor época para podar é após o término da frutificação, no final do verão. Esse procedimento pode ser adiado até o início do outono. Nessa época, os brotos da planta já terão parado de produzir frutos e começarão a secar gradualmente. Esses brotos devem ser removidos rente à raiz. Quanto mais próximo do solo for o corte, melhor. Especialistas não recomendam deixar tocos.
É importante saber que os arbustos de framboesa têm um sistema radicular poderoso. Portanto, a planta tende a ocupar o máximo de espaço possível, o que resulta em menos botões de frutos. Consequentemente, se a poda da framboesa for realizada corretamente, a propagação descontrolada das raízes pode ser evitada.
Outra característica única das framboesas é que cada broto tem um ciclo de vida de dois anos. Isso significa que, após o plantio, os ramos se desenvolvem e crescem ativamente durante o primeiro ano. Nesse período, eles se alongam consideravelmente. No segundo ano, começam a dar frutos. Após o término da frutificação, os brotos simplesmente morrem.
Se você não podar os galhos de dois anos, o arbusto ficará muito denso e começará a se parecer com um pé de groselha. Essa madeira morta também impedirá o crescimento de novos brotos saudáveis e fortes. Além disso, cria condições favoráveis para a proliferação de insetos-praga e microflora patogênica (fungos, vírus, bactérias). Tudo isso acaba tendo um efeito prejudicial na produção: as frutas ficarão menores com o tempo. A frutificação pode até cessar completamente no futuro, obrigando você a correr para comprar novos arbustos.
Além de aumentar a produção, a poda remove todos os ramos doentes e velhos. Acredita-se que, após esse procedimento, devam permanecer aproximadamente de 8 a 12 ramos por metro quadrado. Esse é considerado o número ideal. Isso garante que os arbustos recebam boa luminosidade, o que impactará positivamente a frutificação no ano seguinte. Após a poda, todos os ramos cortados devem ser removidos do terreno e queimados.
A poda também pode ser feita para fins de propagação. Um broto jovem, após preparação prévia, é cortado e fica pronto para o transplante. A poda pode ser usada para controlar o tempo de maturação das bagas. Existe uma técnica especial (poda dupla) para esse fim. Discutiremos isso mais adiante.
Para entender como podar framboesas corretamente, é preciso saber uma regra: faça tudo com precisão e dentro do prazo estipulado. A poda é um processo complexo que visa principalmente aumentar a produção e criar condições ideais para o arbusto. Jardineiros experientes sabem que esse procedimento inclui as seguintes etapas:
- cortar os rebentos mortos;
- Corte de tronco de árvore;
- Cortar os ramos fracos, deformados e danificados;
- encurtamento dos brotos;
- remoção de brotos radiculares;
- Dobrar os galhos até o chão ou amarrá-los uns aos outros.
Cada etapa descrita acima deve ser realizada em seu próprio momento. Normalmente, algumas etapas são realizadas no outono, após a colheita, e outras na primavera, para preparar a planta para a estação de crescimento.
Como podemos ver, o ideal é podar as framboesas. Caso contrário, o arbusto inevitavelmente perderá a capacidade de produzir frutos.
Vídeo: "Métodos eficazes para podar framboesas no outono"
Este vídeo mostrará como podar framboesas no outono.
Dicas para aumentar a produtividade
Para entender como podar framboesas corretamente, é importante conhecer e seguir os conselhos de jardineiros experientes. Seguir essas recomendações garantirá uma colheita saborosa e de alta qualidade, que amadurecerá ao longo do verão.
Por isso, os jardineiros dão as seguintes dicas sobre como podar framboesas corretamente:
- A poda das framboesas deve ser feita em alturas diferentes. Para isso, divida os arbustos em três grupos. O primeiro grupo deve ser podado na primavera em 10-15 cm, o segundo pela metade da altura e o terceiro deve ser deixado com apenas 15-20 cm. Isso garantirá que os frutos amadureçam na ordem em que os arbustos foram podados.
- Utilize o método de poda dupla. Este procedimento deve ser realizado no verão. A poda dupla das framboesas é feita em arbustos com aproximadamente 1 a 1,2 m de altura. Primeiro, os ramos superiores devem ser encurtados em 5 a 7 cm. Isso permitirá que os nutrientes fluam mais ativamente para as gemas laterais. Como resultado, no outono, formarão de 4 a 8 ramos fortes com 50 cm de comprimento. Estes devem ser curvados até o solo para que passem o inverno sob a neve. Na primavera, o arbusto podado, especificamente os ramos laterais mais longos, é cortado em aproximadamente 10 a 15 cm. Isso garante uma alta produção.
É importante lembrar também que a poda deve ser feita no momento certo. Cortar os galhos mais tarde pode causar o congelamento e a morte deles.
Observe que essas dicas se aplicam a todas as variedades de framboesa. Portanto, neste caso, a pergunta "posso podar esta variedade de framboesa?" é irrelevante.
A única coisa a considerar antes da poda é se a variedade em questão produz apenas uma vez por ano. Afinal, além das variedades regulares, existem também plantas que produzem frutos continuamente. Estas últimas têm requisitos específicos para este procedimento.
Para obter uma boa colheita, é importante não só podar corretamente os ramos da framboesa, mas também seguir todas as práticas agrícolas necessárias. É especialmente importante seguir as orientações de rega e fertilização. Esses procedimentos são essenciais para que o arbusto de framboesa cresça saudável, forte e frutífero. Todo jardineiro que planeja cultivar framboesas em seu jardim deve conhecer tudo isso.
Poda de variedades que produzem apenas uma vez por ano
As variedades comuns de framboesa que não são remontantes produzem frutos apenas uma vez durante a estação de crescimento.
Para esses arbustos, o processo de poda é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- No outono, após a colheita, é necessário remover os ramos que já produziram frutos;
- Em seguida, todos os galhos doentes, secos e danificados devem ser cortados. Esse procedimento é chamado de sanitização;
- então você pode começar a desbastar os brotos de um ano;
- Com a chegada da primavera, a preparação do arbusto para a frutificação envolve o corte das pontas dos ramos.
Como você pode ver, o procedimento em si é muito simples e não requer muito tempo. Lembre-se de que todos os galhos cortados devem ser queimados longe das plantas. Isso é feito para proteger as plantas de possíveis doenças. Mesmo que o broto cortado pareça saudável, isso não significa que esteja livre de microflora patogênica. Muitos microrganismos podem sobreviver ao inverno em galhos cortados e reativar-se com a chegada da primavera. Por esse motivo, todo o material verde, incluindo quaisquer galhos da poda, deve ser queimado.
Essa tecnologia não é adequada para variedades que podem produzir várias colheitas em uma mesma estação de cultivo.
Poda de variedades remontantes
As variedades de framboesa de produção contínua diferem das variedades comuns por serem muito produtivas. Elas começam a frutificar já no primeiro ano. Essas variedades surgiram em nosso país relativamente há pouco tempo e estão se tornando cada vez mais populares. Portanto, é importante saber como podar essas plantas.
Arbustos de frutificação contínua são capazes de produzir frutos rapidamente. Isso é facilitado pelo fato de seus brotos de substituição possuírem gemas terminais. Portanto, quando os ramos secam parcialmente, a frutificação do ano seguinte é um pouco reduzida, mas ainda assim abundante. Este é um fator importante a ser considerado ao podar ramos secos.
Nos dois primeiros anos após o plantio, os cuidados com essas plantas não serão diferentes dos cuidados com as variedades comuns:
- afrouxamento;
- rega;
- aplicação de fertilizantes.
No entanto, no segundo ano, é preciso ter cuidado. Devido à natureza específica do cultivo de framboesas de produção contínua, é necessário saber o que fazer e como podá-las para evitar a redução da produção. Nessa situação, se algo for feito de forma incorreta, a planta pode não se recuperar. Para evitar isso, foi desenvolvida uma técnica especial de poda para framboesas de produção contínua. Ela é implementada da seguinte forma:
- Após a primeira frutificação, alguns ramos podem morrer. São esses que precisam ser podados;
- É necessário cortar toda a parte aérea dos brotos;
- Os ramos restantes darão frutos no próximo ano;
- Depois disso, todos os rebentos devem ser queimados;
- Em seguida, você deve soltar a terra do canteiro. Isso deve ser feito a uma profundidade rasa;
- Após afofar a terra, regue-a bem.
A poda das variedades de produção contínua deve ser feita no outono, após a última colheita. Após esse procedimento, todos os brotos anuais crescerão saudáveis e fortes. Isso ocorre porque, com a poda máxima, a planta ficará protegida pela neve, garantindo a rápida recuperação de botões e brotos. Além disso, pragas e patógenos não terão onde se esconder durante o inverno, o que representa outra vantagem para a próxima safra.
Para garantir os melhores resultados da poda de outono, limpe a neve das framboesas de produção contínua podadas na primavera e cubra-as com plástico preto. Isso permitirá que a estação de crescimento comece aproximadamente duas semanas antes do previsto.
Vale ressaltar que a colheita do segundo ano será ligeiramente diferente da do primeiro: as bagas serão um pouco menores e a produção será menos abundante. Mesmo assim, a colheita do segundo ano poderá apresentar diferenças em qualidade e quantidade em relação a outras variedades.
Após a colheita completa do segundo ano, todos os ramos, sem exceção, devem ser cortados rente ao solo. Em seguida, a terra deve ser bem afofada e regada. No Brasil, os jardineiros costumam realizar esse procedimento no final de outubro ou início de novembro. O momento ideal deve ser definido de acordo com as condições climáticas. Nas regiões mais ao sul, a poda é adiada em 2 a 3 semanas devido ao clima mais ameno e quente.
No ano seguinte (o terceiro), uma poda adequada produzirá ramos jovens, saudáveis, fortes e vigorosos, que atingirão rapidamente a altura desejada. Ao mesmo tempo, o arbusto não sofrerá com o frio do inverno e poderá descansar bem, acumulando forças para mais uma temporada de frutificação abundante.
Como podemos ver, a poda de variedades de frutificação contínua não difere muito da mesma técnica para plantas comuns que frutificam uma vez por temporada. Apesar da aparente simplicidade, esse aspecto do cuidado exige o cumprimento preciso e rigoroso de todas as regras e recomendações.
Vídeo: "Poda de framboesas de produção contínua"
Este vídeo mostrará como podar corretamente framboesas remontantes.



