Treliça para framboesas: tipos e como fazer a sua própria
Contente
Propósito
As variedades modernas de framboesa, especialmente as de produção contínua, geralmente têm ramos altos (até 1,8 m), às vezes flexíveis, com ramificações frutíferas bastante longas. E como os jardineiros preferem cultivar variedades de frutos grandes que produzem múltiplas colheitas ao longo da temporada, os arbustos de framboesa simplesmente não suportam a tensão — eles se curvam e às vezes quebram.
Para evitar a perda da colheita e manter a aparência saudável dos arbustos, recomenda-se amarrar as framboesas a uma treliça, de preferência uma estrutura de alta qualidade em vez de uma simples estaca de madeira. Claro que nem todos os jardineiros têm tempo, ou mesmo vontade, de construir e instalar uma treliça para framboesas. No entanto, é importante entender que apenas arbustos de porte baixo com poucos frutos ou arbustos isolados podem ser amarrados a uma estaca. Já as variedades altas e frutíferas exigem uma boa treliça; caso contrário, o vento e o peso dos frutos farão com que os ramos se dobrem, resultando na perda da colheita.
É necessário instalar a treliça imediatamente após o plantio das mudas, sendo preferível plantar os arbustos jovens diretamente sob a treliça, a uma distância de 50 cm da estrutura. Esta opção é considerada a mais adequada, pois os arbustos crescerão mais tarde, dificultando a instalação de suportes. Se as framboesas forem plantadas no outono, os arbustos geralmente já estão podados, tornando o uso de estacas desnecessário. O ideal é adiar essa etapa para a primavera, quando surgirem os brotos laterais. O uso de estacas adicionais é feito conforme os ramos crescem ao longo da estação.
Vídeo "Melhores Vistas"
Neste vídeo, você aprenderá sobre os melhores tipos de treliças.
Vantagem de usar
Cultivar framboesas em uma treliça de suporte é uma técnica agrícola muito conveniente, com diversas vantagens tanto para o jardineiro quanto para as plantas:
- Iluminação uniforme dos arbustos e, consequentemente, amadurecimento em massa das bagas;
- Graças à grande quantidade de sol, as bagas ficam mais doces e suculentas;
- Boa ventilação das plantações pelo vento, que impede o acúmulo de umidade e o desenvolvimento de doenças fúngicas;
- Os ramos fixos não se curvam com a chuva, ventos fortes e outras condições climáticas;
- Os ramos do nível inferior não entram em contato com o solo, razão pela qual as bagas permanecem sempre secas e limpas;

- É mais fácil cuidar de framboesas cultivadas em treliça: basta regar, adubar e podar.
- Uma treliça de alta qualidade para framboesas pode ser usada por vários anos e, se necessário, pode ser desmontada ou transferida para outro local.
Opções de design
À primeira vista, uma treliça pode parecer simples: postes de suporte com várias fileiras de arame presas a eles. Só isso. No entanto, as estruturas de treliça, principalmente as usadas para amarrar framboesas, apresentam uma grande variedade de formatos, tipos e até subtipos. Jardineiros dividem todos os tipos de treliças em dois grupos principais:
- tira única – composta por uma única superfície e destinada à fixação de hastes;
- e as de duas faixas - projetos mais avançados que permitem não apenas dar suporte, mas também moldar os arbustos.

Cada um desses grupos, por sua vez, é subdividido em vários tipos, dependendo do método de amarração e da disposição dos ramos. As variedades de fileira única são divididas nos seguintes métodos:
- Planta vertical plana - o tipo mais comum de estrutura, na qual as plantas são localizadas em uma posição estritamente vertical;
- livre - cada broto é fixado a essas estruturas separadamente;
- em forma de leque – os caules desta estrutura estão dispostos em um padrão em forma de leque, o que é muito conveniente para variedades remontantes com brotos longos e flexíveis;
- horizontal (este tipo de estrutura é usado para preparar framboesas para o inverno) - usado para fixar brotos inclinados em direção ao solo ao cobri-los para o inverno.
Vale ressaltar que esses tipos de estruturas são praticamente idênticos na aparência. Todas consistem em postes com fileiras de arame fixadas, e a única diferença é o método de amarração das plantas. As estruturas de faixa única são convenientes para o cultivo de pequenas quantidades de framboesas em jardins particulares, mas para o cultivo comercial em larga escala de arbustos, é melhor usar treliças de faixa dupla, que são classificadas como:
- Em forma de T. Como o nome sugere, a estrutura consiste em tubos (vigas, vergalhões) dispostos em forma de "T", com arame esticado ao longo das bordas das barras superiores. Os postes são posicionados em lados opostos para deixar espaço no meio para o crescimento de novas plantas.
- Em formato de Y. Esta é uma opção mais moderna, com as partes superiores fixadas por dobradiças, permitindo ajustar o ângulo da treliça, tornando-a mais alta ou mais baixa.
- Em forma de V. Trata-se de uma treliça com ambos os planos inclinados para baixo. Os caules também são conduzidos em ambos os lados, mas é importante lembrar que a distância entre os fios superiores não deve exceder 2 m.
- Tipo tenda. São estruturas bastante volumosas, usadas principalmente em fazendas onde se pratica a colheita mecanizada de frutos silvestres.

As treliças de duas vias são mais funcionais porque, além de sustentarem os brotos, controlam o crescimento dos arbustos de framboesa: impedem que se tornem densos e se espalhem para além da área designada, o que tem um efeito benéfico sobre os arbustos.
Como fazer você mesmo
Qualquer estrutura de treliça consiste em uma armação e várias fileiras de arame, então construir e instalar uma você mesmo não é tão difícil. Você precisará de qualquer material de suporte (postes de madeira, canos finos, pedaços de vergalhão), arame (barbante reforçado pode ser usado como substituto) e uma pá.
A produção da treliça mais simples com um plano vertical consiste nas seguintes etapas:
- Primeiro, você precisa decidir a que distância os pilares de sustentação serão localizados e demarcar a área;
- Caso sejam utilizados postes ou vigas de madeira, a parte inferior deve ser tratada com uma impregnação que impeça danos e apodrecimento do material;
- Em seguida, você pode começar a instalação: cave buracos com cerca de 40 a 50 cm de profundidade, insira os postes, preencha-os com terra e compacte bem;
- Em seguida, esticam-se várias fileiras de arame, cujas extremidades são fixadas aos postes: a primeira fileira deve ser colocada a 50 cm do solo, a segunda a 30 cm, e a terceira e as subsequentes ficam a seu critério, levando em consideração as características da variedade da framboesa.
Outros tipos de treliças são fabricados utilizando tecnologia semelhante.
Para instalar uma estrutura em forma de T ou Y, primeiro é necessário construir um suporte com o formato desejado e, em seguida, basta enterrá-lo no solo e esticar o fio.
De modo geral, não há nada complicado em construir e instalar uma treliça para framboesas, e graças a esse suporte, você poderá não apenas preservar, mas também aumentar a colheita de suas frutas favoritas.
Vídeo "Faça Você Mesmo"
Este vídeo vai te mostrar como fazer sua própria treliça.



