Cuidados adequados com framboesas após a colheita

Com o fim da primavera e do verão, e a última colheita de framboesas já realizada, os jardineiros enfrentam novas preocupações. Os arbustos requerem cuidados especiais após a frutificação, preparando-os para o inverno. Os cuidados adequados com as framboesas após a colheita de outono garantirão um inverno tranquilo e colheitas abundantes no futuro.

Rega

No outono, os cuidados pós-colheita das framboesas envolvem regar os arbustos abundantemente, pois é nesse período que se formam os botões que darão frutos e garantirão uma nova colheita no ano seguinte. A última rega de outono é feita quando chegam as primeiras geadas.Colheita de framboesas

O canteiro de framboesas é regado generosamente pela última vez antes do inverno, com pelo menos 35 litros de água por planta.

Vídeo "Partindo"

Neste vídeo, você aprenderá sobre os cuidados adequados após a colheita.

cobertura

A adubação outonal dos arbustos de framboesa é uma parte importante e necessária dos cuidados com as plantas após a colheita. Como os arbustos já estão produzindo frutos e crescendo vigorosamente, o solo lhes forneceu uma grande quantidade de nutrientes. A adubação serve para repor os nutrientes benéficos do solo empobrecido.Fertilizantes minerais para o solo

Os jardineiros, observando certas características das plantas, sabem o que fazer com as framboesas, como fertilizá-las e que tipo de adubação elas precisam.

Os sintomas de deficiência de macronutrientes, como nitrogênio, magnésio, potássio e fósforo, manifestam-se externamente nas folhas mais baixas.

A deficiência de nitrogênio faz com que as folhas inferiores amarelem, seu crescimento seja gradualmente atrofiado, as margens das folhas se enrolem para dentro e o arbusto adquira uma aparência doentia. No entanto, a adubação nitrogenada não deve ser realizada no outono, mesmo que a planta apresente todos os sinais de deficiência de nitrogênio.

Esse tipo de fertilização estimula o crescimento de brotos jovens que não sobreviveriam ao inverno por serem muito jovens e fracos. Normalmente, a fertilização nitrogenada é feita na primavera.

A deficiência de fósforo se manifesta como uma mudança na cor das folhas nas camadas inferiores do arbusto. As folhas ficam vermelhas, roxas ou com tons lilás. Para compensar a deficiência, devem ser aplicados fertilizantes que contenham fósforo para saturar o solo com esse micronutriente.Fertilizantes fosfatados para framboesas

A deficiência de potássio é caracterizada por uma doença foliar chamada necrose marginal, na qual as bordas da lâmina foliar ficam marrons e morrem. Após a aplicação de fertilizante potássico, as partes afetadas da planta não se recuperarão, mas a deficiência desse micronutriente será suprida, a planta se fortalecerá, se preparará para o clima frio e sobreviverá ao inverno com sucesso.

Se, por algum motivo, não for possível fertilizar as framboesas com fertilizantes comerciais no outono, muitos agricultores utilizam adubos verdes. Entre eles, estão o tremoço-azul, a ervilhaca e a mostarda. Essas culturas são semeadas entre as fileiras de arbustos no início do verão e, no final do outono, as plantas de adubo verde maduras são incorporadas ao solo. Durante o inverno, os adubos verdes se decompõem e enriquecem o solo com nutrientes, resultando em uma colheita abundante de framboesas na temporada seguinte.

Nesta época do ano, os arbustos de framboesa também devem ser adubados com estrume, na proporção de três baldes por metro quadrado do terreno. No final do outono, as folhas caídas devem ser removidas debaixo dos arbustos para evitar que insetos se escondam ali durante o inverno. O solo sob os arbustos deve ser revolvido e a cobertura morta pode ser recolhida ou incorporada ao solo.

Aparar

A poda de outono das framboesas é uma etapa fundamental nos seus cuidados. Após a última colheita, as framboesas são colhidas e a poda começa. Devem ser removidos os ramos finos, secos e fracos. Se os arbustos forem altos, a poda é feita em etapas: os ramos são encurtados até a altura que a tesoura de poda consegue alcançar e, em seguida, cortados a 25-30 cm acima da superfície do solo.Podar os arbustos de framboesa no jardim.

Ao se prepararem para o inverno, os jardineiros frequentemente cometem o erro de colher framboesas em cachos, amarrá-los e depois armazená-las durante o inverno. Isso pode levar ao congelamento dos botões florais nos ramos, que não ficarão cobertos pela neve.

Antes da primeira geada, os arbustos de framboesa são curvados o mais rente possível ao chão e fixados nessa posição na altura do arame inferior da treliça, removendo-se todas as folhas dos ramos.Para isso, coloque uma luva doméstica, segure firmemente o broto, movendo a mão de baixo para cima.

As folhas devem ser colhidas somente desta maneira; arrancar as folhas é inaceitável, pois os botões florais nos ramos crescem de baixo para cima, e neste caso há risco de danos e quebra.

Após a colheita das framboesas, as folhas não devem ser deixadas nos arbustos, pois cobrirão os botões, que, em caso de chuva, ficarão molhados e queimarão ainda mais os botões.Dobrando os arbustos de framboesa no outono

A poda de outono dos arbustos de framboesa é essencial para prepará-los para o inverno. Uma poda adequada reduz as infestações de pragas e permite que as plantas sobrevivam melhor ao inverno. Os ramos frutíferos são cortados rente à raiz com uma tesoura de poda.

A poda de framboesas de produção contínua varia ligeiramente dependendo da quantidade de frutos que você planeja colher na próxima temporada. Se você pretende colher duas framboesas, pode o arbusto como um arbusto de framboesa comum, mas se pretende colher um único arbusto grande de framboesa no final do verão, remova todos os brotos.

Reprodução

Propagar framboesas em casa é um processo de baixo custo. Se você comprar inicialmente mudas ou raízes da variedade desejada, expandir seu canteiro de framboesas será muito fácil.

Uma visão geral de vários métodos eficazes de propagação utilizados por jardineiros experientes.

  • Propagação por raízes.

Prepare o canteiro e adicione matéria orgânica, depois cave uma vala de 30 a 50 cm de profundidade. Coloque as raízes na vala, organizando-as em fileiras ao longo de todo o comprimento. Regue e cubra com terra.

Durante o plantio de outono, as raízes devem ser amontoadas para protegê-las da geada. Em média, um quilograma de raízes produz até 100 mudas. No outono, todas as mudas são desenterradas e plantadas em seu local definitivo.

Assim, na primavera, 6 a 7 plantas jovens surgirão no lugar de uma única muda. Estas servirão como um centro de propagação, a partir do qual novas mudas crescerão ao longo de vários anos. A cada ano, no final do verão, elas precisarão ser desenterradas e replantadas em um local vago.

  • Estacas.

Para propagar framboesas desta forma, retire estacas de 10 cm de comprimento. Antes de plantá-las no outono, trate-as com um fungicida, cubra-as com turfa e coloque-as em um porão ou adega onde aguardarão a primavera. A turfa precisa ser regada periodicamente.

  • Propagação diretamente na plantação.

Este método de propagação é realizado na primavera e só é aplicável a arbustos de segundo ciclo. Todos os rebentos jovens são removidos da área utilizando um pano ou uma tesoura de poda de lâmina plana.

Os novos brotos, que se formam no final da primavera, são mais resistentes a doenças e pragas, além de serem mais produtivos, com mais frutos amadurecendo neles.

  • Propagação de framboesas a partir de uma planta-mãe.

Os brotos jovens, com até 8 cm de altura, são separados da planta-mãe e desenterrados juntamente com um pequeno pedaço de terra, sem danificar as raízes. O ideal é fazer isso de manhã cedo, e em seguida as mudas são colocadas imediatamente em um saco plástico para evitar a evaporação da umidade do solo.

O ideal é plantar as mudas em uma estufa até que criem raízes. Caso o plantio em estufa não seja possível, elas podem ser plantadas em recipientes individuais.Propagação de framboesas por mudas

Você pode plantar todas as mudas em uma caixa grande, mas certifique-se de espaçá-las de 10 a 15 cm. Firme a terra até o diâmetro das mudas de framboesa e regue. Cubra a caixa com plástico transparente. Abra o plástico duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para ventilar o ambiente.

Em média, após duas semanas, novas folhas aparecem nas mudas. Isso indica o início da formação e desenvolvimento do sistema radicular. Ao final da terceira semana, todo o material de plantio é transplantado para um canteiro protegido do sol e do vento.

Processamento

Para eliminar pragas de insetos, após a colheita final, as plantas e o solo abaixo delas devem ser tratados. Para isso, pulverize os arbustos com uma solução preparada com Fufanon, 10 ml para cada 10 litros de água, utilizando 1,5 litro da solução resultante por arbusto.

Para tratar os arbustos de framboesa no inverno e remover líquen e musgo, regue o solo sob as plantas com uma solução de sulfato de cobre ou ferro.Pulverização de arbustos contra pragas e doenças.

Para evitar diversos insetos que podem estar escondidos em ervas daninhas e folhas do ano passado sob os arbustos, tudo deve ser removido e limpo antes do inverno.

Caso isso não seja feito, as pragas passarão o inverno nessa forma, causando danos irreparáveis ​​à planta.

Vídeo "Recorte"

Neste vídeo, você aprenderá sobre a poda de framboesas.

Pera

Uva

Framboesa