Híbrido de amora e framboesa: descrição e variedades
Contente
Descrição
Acredita-se que essa variedade híbrida de frutos silvestres, derivada do cruzamento entre amoras e framboesas, tenha surgido em 1969. Desenvolvida na Suíça por meio de cruzamentos seletivos com pólen de framboesas e amoras, a planta produz frutos escuros, suculentos, saborosos e aromáticos.
Quais são as melhores qualidades dessas duas plantas que essa fruta híbrida combina? As qualidades da amora-preta incluem frutos abundantes e encorpados, além da facilidade de cultivo, enquanto as qualidades da framboesa incluem um aroma rico de frutas vermelhas e maior resistência à geada.
O análogo desta variedade é considerado um híbrido de framboesa e morango (framboesa, morango preto).
As amoras-pretas caracterizam-se por um sabor doce com uma acidez pronunciada, apresentando o sabor de ambas as bagas da espécie parental.
A maioria das variedades de framboesas pretas que produzem frutos grandes foram desenvolvidas a partir de híbridos modernos de framboesa e amora. Esses híbridos produzem numerosos cachos ramificados nos arbustos, semelhantes aos das amoras, mas não possuem a resistência ao frio das variedades de framboesa. As framboesas pretas diferem das amoras. As variedades tradicionais e as de framboesa preta amadurecem em julho, embora a época da colheita possa variar dependendo do clima e da localização geográfica. As amoras, independentemente de quão cedo amadureçam, amadurecem mais tarde do que as framboesas. Por esse motivo, as variedades de maturação média-tardia e tardia são cultivadas exclusivamente em regiões do sul, onde os frutos podem amadurecer completamente antes da primeira geada.
Vídeo "Descrição"
Através do vídeo, você aprenderá muitas coisas novas e interessantes sobre esse tipo de baga.
Variedades de amora
A amora-preta, um híbrido de frutos silvestres, pode ser mais semelhante à framboesa ou à amora-preta, e o peso depende de quais características a planta herdou em maior medida das espécies parentais durante a seleção.
As amoras-pretas são caracterizadas por um sabor excelente e, quando cruzadas com framboesas, adquirem um aroma ainda mais delicioso. Assim, o híbrido de amora-preta incorpora os melhores sabores de ambas as variedades.
As melhores variedades dessa espécie são consideradas: Loganberry, Boysenberry, Tayberry, Sylvan, Cumberland, Texas, Tummenberry, Yaig e Marion. Quase todas as variedades são de origem americana.
Loganberry
Esta popular baga, cultivada nos EUA, combina características híbridas. Suas características incluem um arbusto de vigor médio com brotos rastejantes, verde-acinzentados e sem espinhos. No início da estação de crescimento, a produção de brotos é fraca, mas com a idade, o arbusto torna-se mais ativo e produz mais brotos. Os frutos são de cor bordô escuro quando maduros, alongados e encorpados, pesando até 10 gramas. O sabor é doce, com notas de mel e um toque de morango. Esta variedade amadurece cedo. As bagas amadurecem do final do verão até a primeira geada. A produção é de cerca de 9 kg por arbusto. A propagação é feita por enraizamento das pontas dos brotos do primeiro ano que já desenvolveram lenhosidade.
Ao plantar, mantenha um espaçamento de 1 metro entre os arbustos e de 1,5 a 2 metros entre as fileiras. A planta requer uma treliça com pelo menos 1,8 metros de altura. Após o plantio, é necessário podá-la a 25 cm do nível do solo, regá-la abundantemente e aplicar cobertura morta.
As frutas vermelhas são uma fonte rica em componentes orgânicos benéficos: antioxidantes, vitaminas (A, C, folato), microelementos (ferro, magnésio, fósforo), etc. Para garantir os benefícios à saúde dessas frutas, elas são conservadas durante o inverno: secas, transformadas em geleias, sorvetes, compotas e conservas.
Amora-preta
Este híbrido americano é o mais famoso das amoreiras-pretas. A aparência do arbusto é muito semelhante à da amora-preta rasteira. Os arbustos produzem grandes flores brancas. Atualmente, está disponível em duas subespécies: sem espinhos e com espinhos.
Os frutos são grandes, ovais e de cor marrom-chocolate. O sabor é agridoce, com uma nota predominante de amora. A frutificação ocorre no final de julho e agosto. No inverno, os ramos são rente ao solo; a planta tolera baixas temperaturas sem problemas. Na primavera, necessita de tutoramento.
Tayberry
O híbrido de framboesa e amora-preta, Tayberry, produz frutos grandes e alongados, que chegam a 6,5 cm de comprimento, com uma cor carmesim intensa. A produção é alta, podendo atingir até 9 toneladas por hectare. Os arbustos de Tayberry frutificam por um longo período, a partir de meados do verão. O Tayberry é um arbusto ramificado, com ramos fortes, que podem atingir até 2,5 m de altura, necessitando de suporte e amarração.
Na propagação, pode surgir o seguinte problema: praticamente não há brotos laterais. Por isso, a propagação é feita principalmente por estacas de raiz ou gemas aéreas.
A resistência a doenças e pragas é alta. O período de desenvolvimento desta variedade dura dois anos. No primeiro ano, formam-se os botões na planta e, no segundo, inicia-se a frutificação, com a morte gradual dos ramos mais velhos. Durante esse período, a copa do arbusto é conduzida para facilitar os cuidados e a colheita dos frutos. Normalmente, o arbusto é conduzido em forma de leque.
Silvestre
Uma variedade híbrida de alto rendimento com frutos de maturação precoce. Quando colhidos cedo, os frutos são escarlates, enquanto os colhidos mais tarde atingem uma tonalidade escura, quase preta. A colheita consiste em frutos grandes e ovais, pesando até 13 g, que crescem em cachos de 10 a 15. Silvan é considerada a mais saborosa de todas as variedades híbridas de frutos silvestres. Produz até 5 kg por arbusto. Quando colhidos, os frutos maduros têm um aroma rico e um sabor residual adocicado. O arbusto possui ramos rastejantes e espinhosos.
Cumberland
Uma variedade híbrida com frutos preto-azulados e superfície brilhante. O sabor é aromático, semelhante ao mel, e a textura é firme, além de conservar-se bem durante o transporte.
Considerada a variedade de framboesa preta mais testada e resistente ao inverno, possui alta resistência a doenças e não ocupa muito espaço no jardim, pois não produz rebentos laterais. O tempo de maturação é médio. O arbusto cresce de 1,5 a 2 metros de altura, com ramos grossos, curvos, sem pelos, bastante espinhosos e com uma espessa camada cerosa.
Esta planta é um subarbusto perene, resistente ao inverno, que produz altos rendimentos sob práticas agrícolas adequadas. Normalmente, cresce no mesmo local por mais de 15 anos, mas frutifica abundantemente durante os primeiros 12 anos.
Esta variedade distingue-se pelo seu longo período de floração e boa produção. Mesmo durante geadas severas, os arbustos podem ser deixados descobertos. No entanto, as framboesas pretas não são ideais: os frutos têm muitas sementes, os ramos são cobertos de espinhos e os arbustos são muito densos.
As framboesas de Cumberland são consumidas frescas e preparadas para o inverno na forma de frutas congeladas, geleias, compotas e sucos.
Crescente
Os híbridos de framboesa e amora são plantas valiosas; são mais produtivos, produzindo frutos significativamente maiores do que as suas variedades parentais. Devido a essas características, muitos jardineiros os cultivam em seus jardins.
Culturas híbridas de frutos silvestres são propagadas por estacas de raiz e rebentos de raiz. O cultivo por meio de estacas de raiz é considerado mais eficaz. Para isso, raízes com 5 a 7 mm de diâmetro são desenterradas no início da primavera e cortadas em pedaços de 10 a 15 cm de comprimento. O material de plantio é então plantado em covas.
Um método de cultivo mais simples consiste em enraizar brotos de varas de um ano com até 35 cm de altura. Os brotos são enraizados em agosto. As extremidades dos brotos são colocadas em buracos de 20 a 25 cm de profundidade e cobertas com terra. Cada broto produzirá de 3 a 4 mudas jovens na primavera, prontas para o plantio no canteiro principal.
Plante em áreas bem iluminadas, utilizando um padrão de grade de 40x40x40 cm. Adicione húmus misturado ao solo. Necessita de uma treliça; no verão, produz muitos brotos novos. A melhor época para o plantio é outubro, e nas regiões mais ao sul, no final de outubro.
Cuidado
As pontas das plantas são podadas quando atingem 2,5 m de comprimento. Assim que a base do arbusto se fortalece, os brotos laterais começam a amadurecer e se distribuem ao longo da parte inferior da treliça.
Muitas bagas têm um período de frutificação prolongado, com a colheita estendendo-se até o final do outono. Os ramos frutíferos são cortados rente ao solo no outono, e os ramos jovens são colocados em uma treliça.
No início do verão, aplique ureia e fertilize com infusões de urtiga ou esterco de vaca. Fertilizantes nitrogenados podem ser adicionados para estimular o crescimento das plantas. Em regiões com invernos sem neve, recomenda-se a cobertura morta.
Como as amoras-pretas não são propensas a apodrecer, elas também são protegidas da geada ao serem cobertas com húmus, serragem, feno, palha, etc.
Vídeo "Partindo"
Neste vídeo, você aprenderá como cuidar de amoras-pretas.



