Framboesa "Krepysh": descrição da variedade e características da tecnologia agrícola

A framboesa Krepysh é uma variedade de arbusto frutífero que faz jus ao seu nome. Pertence à variedade padrão de framboesa, também conhecida como "árvore de framboesa" devido à sua semelhança na aparência. O cultivo de framboesas padrão tornou-se recentemente uma tendência promissora na fruticultura.

Descrição da variedade

A variedade de framboesa Krepysh é uma variedade padrão (com porte de árvore) — um arbusto robusto e compacto com um tronco forte, semelhante a uma árvore. Crescendo até dois metros de altura, é um prazer colher os frutos, que são grandes e suculentos.

A característica que torna esta variedade tão popular entre os jardineiros é a sua madeira densa e a copa que não se curva, o que permite que as framboesas sejam cultivadas sem suportes, treliças ou ligas.Variedade de framboesa Krepysh

Entre as avaliações de jardineiros sobre a variedade de framboesa em questão, a maioria é positiva.

Principais características da variedade de framboesa Krepysh:

  • Período de maturação dos frutos: final de junho a julho.
  • Um arbusto semelhante a uma árvore, que geralmente atinge até 2 metros de altura.
  • Os ramos da planta são fortes, eretos e sem espinhos.
  • A frutificação ocorre em brotos de dois anos.
  • A produção desta variedade é alta, atingindo 4-5 kg ​​por arbusto, desde que receba os devidos cuidados.
  • Os frutos são vermelho-bordô, de formato cônico, as bagas são densas e podem pesar até 9 g.
  • Quando completamente maduros, os frutos não caem do arbusto.
  • Resistência ao frio - produz frutos até a primeira geada.
  • As bagas mantêm sua aparência comercial por um longo período.

Vídeo "Descrição das Framboesas"

Através do vídeo, você aprenderá muitas coisas interessantes sobre essa variedade de framboesa.

Recursos de aterrissagem

Para plantar framboeseiras, é preciso selecionar áreas com superfície plana, boa incidência de luz solar e protegidas dos ventos do norte.

As framboesas comuns são plantadas no outono, do final de setembro ao final de outubro, e na primavera, do final de março ao início de maio.

O plantio de arbustos desta variedade de framboesa é realizado de acordo com o seguinte método:

  • Prepare o solo cavando a área um mês antes do plantio. A escavação e o afofamento do solo devem ser feitos a uma profundidade de pelo menos 20 cm.
  • Os buracos para o plantio precisam ser largos, com pelo menos 0,6 m de profundidade, já que o sistema radicular dessa cultura é muito forte e continuará crescendo e se fortalecendo no futuro.
  • Preencha cada buraco preparado para o plantio com húmus (um balde), adicionando 150 g de nitroammofoska e 200 gramas de cinzas de madeira.Fertilizar o solo com cinzas de madeira
  • As mudas de framboesa são plantadas em uma única fileira, deixando uma distância de pelo menos 0,5 m entre os arbustos.
  • Cubra as raízes com terra seca, de forma que o colo da raiz não fique a mais de 2 a 3 centímetros de profundidade.
  • Após o plantio, os brotos são podados, deixando-os a uma altura de 25 a 30 cm do solo.
  • O solo sob o arbusto é coberto com matéria orgânica (palha, serragem, feno, folhas caídas).
  • Ao final do plantio, as plantas devem ser regadas; cada arbusto necessita de 5 a 6 litros de água.

Instruções de cuidado

No outono, após a queda das folhas, as framboesas desta variedade ficam parecidas com pequenas árvores com ramos pendentes. É nesses ramos que a futura colheita amadurecerá. Beliscar as pontas, ou seja, podar os ramos principais, é necessário para estimular o crescimento de brotos laterais. Não fazer isso reduzirá significativamente a produção.

Os ramos eretos, estáveis ​​e robustos fazem jus ao nome da variedade. Sua base é lenhosa, as copas não se curvam e os galhos não cedem ao vento ou ao peso dos frutos. Esses arbustos não necessitam de suporte; no máximo, uma cerca é necessária se plantados como arbustos. No entanto, as framboesas não precisam de treliças, uma estrutura de suporte tradicional.

Muitos jardineiros acreditam que esta variedade de framboesa cresce como uma árvore de tronco único, sem produzir brotos, e, portanto, não requer cuidados. Na realidade, porém, as framboesas comuns são arbustos, como todas as variedades de framboesa. Devido aos seus brotos muito grossos, essas framboesas fazem jus ao seu nome, "semelhante a uma árvore".Variedade arbórea Krepysh

A variedade de framboesa que estamos considerando produzirá uma boa colheita somente com práticas agrícolas adequadas. As framboesas arbustivas requerem irrigação, especialmente durante o período de frutificação, portanto, devem ser irrigadas durante toda a estação de crescimento ativo, em intervalos de sete dias. A irrigação deve ser feita com 5 litros por arbusto frutífero. Para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade, as ervas daninhas e os brotos novos que se formam nas raízes devem ser cuidadosamente removidos ao longo da estação de crescimento.Afofar a terra e remover as ervas daninhas das framboesas.

Na primavera, para proteger contra doenças e vírus, os arbustos são tratados com uma solução de calda bordalesa a 1-3%; o topázio, diluído em água na proporção de 1:1, também é adequado para esses fins.

Para proteger os brotos jovens dos mosquitos-das-galhas, durante seu voo em massa no final de maio, aplique Actellic ou Bi-58 na proporção de 10 a 15 ml por balde de água. Repita o tratamento no final de julho.

No início da primavera, as framboeseiras plantadas são fertilizadas com uma solução de ureia ou uma infusão de excrementos de pássaros ou verbasco, complementada com cinzas de madeira. Após essa fertilização, elas precisam ser regadas abundantemente, a superfície do solo deve ser afofada e coberta com cobertura morta. Excelentes resultados são obtidos aplicando-se uma solução de nitroammofosca antes da floração e realizando-se adubação foliar durante a fase de formação dos botões.

Após a colheita final, remova os brotos fracos, quebrados e secos. Deixe de cinco a seis dos brotos mais fortes e vigorosos para passar o inverno.O procedimento para podar framboesas no jardim

Durante o inverno, a vegetação é coberta se a região tiver invernos muito frios e sem neve.

As framboesas comuns precisam de bastante espaço para crescerem bem e produzirem frutos em abundância, por isso são plantadas com espaçamento relativamente amplo. Para evitar danos aos frutos durante as primeiras geadas no final do outono, é necessário plantá-las em grande quantidade até o final do verão. Para isso, a planta requer cuidados adequados desde o início da primavera, incluindo a poda apical precoce.

Vantagens e desvantagens

As vantagens dessa variedade incluem:

  • Aparência comercialmente viável da baga, colheita abundante e estável, possibilidade de cultivo em campo aberto.
  • O arbusto é robusto, com ramos eretos e compactos, e não requer muitos cuidados.
  • Transporte de alto desempenho de frutos silvestres.
  • Na colheita, as bagas são bem separadas dos talos.
  • Resistência a muitas doenças.
  • O arbusto é resistente a geadas até -30 °C.
  • Os arbustos de framboesa desta variedade atingem uma altura de até 2 metros e não possuem espinhos, o que facilita a colheita e o amadurecimento das bagas, pois têm acesso máximo à luz solar.

Mas também havia algumas desvantagens:

  • O amadurecimento irregular e único dos frutos pode não ser adequado para o cultivo em escala industrial.
  • A fruta exige colheita frequente. Para produtores particulares de framboesa, isso pode ser uma vantagem (sempre há frutos maduros na árvore), mas para jardineiros amadores, provavelmente é uma desvantagem.

Vídeo "Partindo"

Neste vídeo, você aprenderá como cuidar de framboesas comuns.

Pera

Uva

Framboesa