Variedade de Framboesa Glen Ample: Descrição e Vantagens

A framboesa Glen Ample é uma variedade de meia estação, de alto rendimento. Originária da Inglaterra, foi desenvolvida em 1996. Suas variedades parentais são Glen Prosen e Mecker. É bastante conhecida na Europa, sendo popular na horticultura comercial e cultivada com sucesso em jardins particulares.

Descrição

A variedade de framboesa Glen Ample é deliciosa, aromática e de ciclo médio-precoce. É adequada tanto para cultivo ao ar livre quanto em ambientes fechados, sendo ideal para produção comercial.Framboesas de Glen Ample

Os caules deste arbusto de framboesa são fortes, robustos, vigorosos e sem espinhos. Os ramos atingem de 3 a 4,5 m de altura. Esta variedade caracteriza-se por um elevado potencial de frutificação.

Cada broto produz até 30 ramos laterais, cada um com 18 a 20 frutos. A produção por broto varia de 1,2 a 1,6 kg de frutos por temporada.

Vídeo "Descrição desta variedade de framboesa"

Através do vídeo, você aprenderá qual é essa variedade de framboesa.

Características varietais

O arbusto Glen Ample, quando jovem, cresce vigorosamente, diminuindo o ritmo durante o período de maturação dos frutos.

Nos primeiros anos após o plantio, os brotos são verdes, depois tornam-se lenhosos.

As folhas do arbusto são ovais, de cor verde-escura com pubescência leve e ligeiramente enrugadas.Arbusto de framboesa no jardim

As flores brancas, com 1 cm de diâmetro, agrupam-se em pequenas inflorescências, localizadas no topo dos caules e nas axilas das folhas. O arbusto floresce de junho a julho.

Os frutos são grandes, pesando de 5 a 6 gramas, podendo chegar a 10 gramas, sendo uma grande porcentagem de bagas grandes.

As framboesas Glen Fine, assim como as framboesas Glen Coe, produzem frutos redondos, ligeiramente alongados, de um vermelho vivo e suculento. Quando completamente maduras, as framboesas adquirem uma cor bordô intensa.

A polpa das bagas é suculenta, doce com um ligeiro toque de acidez.

Os frutos possuem uma consistência densa e elástica e distinguem-se pelas suas elevadas características de transportabilidade.

Os frutos aderem bem ao arbusto e não caem mesmo depois de completamente maduros.

O volume de produção chega a 30 t/ha quando plantado industrialmente utilizando tecnologias intensivas, e em média – 4-4,5 kg por arbusto.

A colheita de framboesas em Glen Ample começa em meados ou no final de julho e dura cerca de um mês.Framboesas suculentas

Começa a dar frutos no segundo ou terceiro ano; no primeiro ano, as bagas são pequenas e em menor número. Em média, uma plantação desta variedade dura até 10 anos.

A variedade apresenta alta resistência a doenças transmitidas por afídeos. Entre as desvantagens, destaca-se a suscetibilidade à podridão radicular.

Cultivada da maneira usual, como a maioria dos arbustos de framboesa de verão, ela é podada após a última colheita.

Requisitos de aterrissagem

Essa variedade é utilizada com sucesso tanto em cultivo a céu aberto quanto em cultivo fechado. Na Europa, é cultivada em estufas e túneis de plástico, sendo excelente para colheita mecanizada.Framboesas cultivadas em estufa

O cultivo de framboesas Glen Ample na Ucrânia demonstrou que solos argilosos e pesados, em regiões com chuvas abundantes e invernos amenos e sem neve, não são adequados para o cultivo dessa variedade.

Esta variedade requer as seguintes condições climáticas: solo que não congele no inverno e cobertura dos arbustos com neve durante invernos rigorosos. Em climas quentes e férteis, esta variedade pode ser perene, com flores e ovários surgindo no topo dos ramos em agosto.

É preferível plantar esta variedade em um local ensolarado, mas se isso não for possível, ela também pode crescer na sombra.

O arbusto é descomplicado e tolera bem ventos fortes e seca.

O solo necessário é o mesmo que para a maioria dos arbustos de framboesa: fértil e bem drenado.Arbustos de framboesa crescendo no jardim

O arbusto produz a quantidade necessária de brotos radiculares, graças aos quais tem a capacidade de se reproduzir rapidamente.

Para o cultivo industrial, a distância entre as fileiras é de 3 a 4 metros, para terrenos privados, de 2 a 2,5 metros.

Plantio e cuidados

O procedimento para plantar framboesas Glen Ample no inverno ou outono não difere, exceto pelo processo de preparação das mudas.

No início da primavera, você precisa cavar buracos medindo 50x40x40 cm, com uma distância de pelo menos 50 cm entre eles e uma distância de pelo menos um metro e meio entre as fileiras.

Misture a camada superficial do solo com o fertilizante, preenchendo um terço do buraco preparado.

É necessário levar em consideração que serão utilizados 10 kg de composto ou húmus, 50 g de sulfato de potássio e 400 g de cinzas de madeira para cada buraco.

Coloque a muda de framboesa no buraco preparado, de forma que a gema de substituição fique abaixo da superfície do solo. Espalhe cuidadosamente o sistema radicular, cubra com a terra preparada e compacte-a.Plantar framboesas no solo

A rega durante o plantio é feita da seguinte maneira: cave um buraco estreito com o diâmetro aproximado da muda e encha-o com água. Depois que a água penetrar no solo, preencha o buraco com húmus, serragem ou palha seca e corte a muda a uma altura de 30 cm acima do solo.

Após dois dias, se não chover, regue as mudas de framboesa Glen Ample.

Existe o risco de atrasar o período ideal para o plantio na primavera, o que pode diminuir a taxa de sobrevivência das mudas.

Na primavera, você pode plantar framboesas usando mudas compradas ou brotos colhidos no outono e armazenados em local fresco. O plantio no outono requer preparação prévia do local, que deve ser feita com pelo menos um mês de antecedência.

O solo deve ser revolvido, capinado e fertilizado com composto orgânico na proporção de 2 a 3 baldes de fertilizante orgânico por metro quadrado. Se adicionar outros fertilizantes, como 200 a 400 g de superfosfato e 100 a 200 g de sulfato de potássio, pode ter a certeza de que o solo permanecerá fértil por cinco anos, maximizando o potencial para uma colheita abundante.

A melhor época para o plantio de framboesas no outono é o final de setembro ou o início de outubro.

Jardineiros experientes acreditam que o plantio no outono é mais eficaz do que o plantio na primavera, pois permite uma preparação minuciosa e demorada do local e, principalmente, permite que as mudas criem raízes, se estabeleçam e iniciem um crescimento vigoroso na primavera, antes que as temperaturas caiam.

O principal cuidado com as framboesas na primavera é a remoção das folhas em decomposição, que podem causar doenças e servir de criadouro para muitas pragas. Se os arbustos de framboesa forem altos, devem ser amarrados a uma treliça. Os cuidados subsequentes incluem capina, aração superficial do solo ao redor dos arbustos, cobertura morta, rega e adubação.

A adubação de primavera das framboesas com fertilizantes nitrogenados consiste em regar os arbustos com uma solução especial, preparada da seguinte forma: dissolva uma pá de esterco de vaca em um balde, adicionando 5 g de ureia.

A solução preparada deve ser adicionada ao solo sob cada arbusto no final de março ou início de abril. Você também pode aplicar outros fertilizantes nitrogenados na proporção de 20 a 25 gramas por metro quadrado. Após a aplicação, certifique-se de afofar o solo.

Outros tipos de fertilização não são recomendáveis, visto que você já adicionou fertilizantes fosfatados e potássicos durante o plantio.

No outono, após a colheita, prepare os arbustos de framboesa para o inverno. Para isso, remova toda a cobertura morta acumulada durante o verão. Revolva a terra a uma profundidade de 8 a 10 cm. Recomenda-se adicionar composto orgânico e cinzas de madeira durante o revolvimento do solo, no máximo, uma vez a cada dois anos.

Ao contrário da primavera, os fertilizantes nitrogenados não são aplicados no outono, pois estimulam o crescimento vigoroso dos brotos jovens que, se perderem as folhas tardiamente, ficam suscetíveis a danos causados ​​por geadas. Se for época de fertilizar o solo do seu jardim, você pode aplicar fertilizantes de potássio e fósforo em sulcos de 15 a 20 cm de profundidade, a uma distância mínima de 30 cm da planta. A quantidade necessária é de no máximo 60 g de superfosfato e 40 g de sal de potássio por planta. Esse fertilizante promoverá a formação de botões florais, o que aumentará a colheita futura.

Vídeo: Plantando framboesas

Neste vídeo você verá como plantar e cuidar de framboesas corretamente.

Pera

Uva

Framboesa