Variedade de framboesa "Ispolin": características de cultivo
Contente
- 1 Descrição e características da variedade
- 2 Vídeo "Descrição"
- 3 Vantagens e desvantagens
- 4 Tecnologia de plantio
- 5 Regras de poda
- 6 Reprodução
- 7 Rega
- 8 Instruções de cuidado
- 9 Fertilização de plantas
- 10 Preparando-se para o inverno
- 11 Doenças características
- 12 Controle de pragas
- 13 Vídeo "Cultivando e Cuidando"
Descrição e características da variedade
A framboesa de Ispolin produz uma colheita de bagas vermelhas brilhantes e intensas. São aveludadas ao toque e têm formato cônico. Os frutos são grandes, com uma única baga pesando até 12 gramas! A polpa é suculenta, doce e levemente ácida. Às vezes, podem ser colhidas as chamadas bagas duplas. O aroma da framboesa é agradável, mas não muito forte. Os frutos são fáceis de colher do arbusto, mas não caem mesmo quando maduros. As sementes da drupa são pequenas e imperceptíveis quando consumidas frescas.
A descrição da variedade classifica o arbusto como de porte médio, atingindo uma altura de cerca de meio metro. Apesar de seu vigor, a planta é bastante compacta. O arbusto é compacto e possui folhas verde-escuras. Esta variedade produz inflorescências brancas em forma de racemos. Os caules são grossos, retos e altos. Não apresentam espinhos em sua superfície. Não há revestimento ceroso nos ramos.
Durante todo o seu ciclo de desenvolvimento, a planta é capaz de formar no máximo 7 rebentos radiculares e até dez brotos.
Esta variedade de framboesa de meia estação amadurece do início de julho a agosto. É considerada de alto rendimento, autofértil e de maturação precoce.
Vídeo "Descrição"
Este vídeo irá apresentar as características da variedade de framboesa Ispolin.
Vantagens e desvantagens
Vantagens da variedade:
- Apresenta alta produtividade anual de frutos grandes.
- As frutas são saborosas e muito aromáticas.
- É fácil de propagar, pois forma muitos brotos e não é muito sensível à seca.
- Amadurecimento rápido das bagas.
- Resistência a diversas doenças – mosaico, antracnose, didimelose.
- Apresenta alta resistência à geada.
- O transporte da colheita sem danos é permitido.
As desvantagens da variedade são:
- Existem bagas duplas, que são consequência de condições ambientais desfavoráveis;
- Baixo teor de açúcar e sabor atenuado devido a chuvas frequentes, luz solar insuficiente ou plantações densas.
- Precisa de fertilizante.
- Essa variedade é muito sensível à fertilidade do solo e à irrigação.
- Quando a temperatura sobe, é preciso abrigo.
Tecnologia de plantio
Esta variedade de framboesa, de acordo com suas características, possui um ciclo de crescimento e produção de dois anos. Durante o primeiro ano, a planta estimula o desenvolvimento de brotos jovens, e os frutos se formam no segundo ano.
O plantio deve ser feito na primavera (março) ou no outono (final de setembro - início de outubro). O outono é a melhor época, pois permite que a planta se estabeleça firmemente no solo e que este se assente. O plantio deve ser feito algumas semanas antes da primeira geada.
Regras de poda
Ao longo do ciclo de crescimento da planta, é necessária a poda. A cada ano, a planta produz aproximadamente sete rebentos radiculares e até dez brotos de substituição. Portanto, a poda técnica é essencial. Sem as medidas adequadas, a produção pode diminuir significativamente.
Na primavera, a planta deve ser podada entre março e abril, removendo-se os órgãos "supérfluos"; o momento exato depende do clima da região. Todas as plantas fracas, assim como os caules subdesenvolvidos, devem ser podados rente à raiz. Os órgãos saudáveis devem ser podados até a gema terminal.
Após a brotação, os caules devem ser podados, deixando-os com 0,13 a 0,15 metros de comprimento. Este procedimento tem um efeito positivo na fertilidade da planta.
A poda final deve ser feita algumas semanas antes da chegada do frio e da geada. As partes jovens da planta devem ser podadas, pois não sobreviverão ao frio. Remova também os brotos velhos que estão sufocando o arbusto, as partes doentes e os ramos que já produziram frutos por mais de dois anos.
Reprodução
A maneira mais fácil de propagar essa variedade de planta é dividindo o arbusto. As framboesas também produzem inúmeros rebentos, que podem ser transplantados, expandindo assim consideravelmente o canteiro de framboesas.
Rega
A planta é extremamente sensível à umidade, portanto, cada arbusto precisa de pelo menos quatro baldes de água. Os procedimentos de rega são os seguintes:
O ideal é umedecer a plantação utilizando o método de gotejamento e, em seguida, cobrir o solo ao redor das plantas com cobertura morta.
Instruções de cuidado
Você só conseguirá uma colheita significativa de frutos aromáticos se seguir todas as regras de cultivo da planta:
- amarre os arbustos ao suporte;
- Fertilize regularmente para garantir frutos doces. A ureia é uma boa opção de fertilizante;
- Realizar irrigação sistemática de plantas;
- formar um arbusto, o que facilitará o processo de colheita;
- organização da irrigação sistemática;
- A plantação deve ser regada antes do início da floração e durante o período de maturação dos frutos.
Fertilização de plantas
A variedade Giant precisa ser fertilizada anualmente. Após o plantio, a planta deve ser fertilizada com uma solução de estrume. No início da primavera, adicionam-se nitrogênio, superfosfato, estrume curtido e sal de potássio. No outono, a planta necessita de cinzas de madeira e compostos de fósforo e potássio. Fertilizantes contendo magnésio também devem ser adicionados ao solo.
Preparando-se para o inverno
Os arbustos de framboesa só precisam ser cobertos no inverno se as temperaturas caírem abaixo de -30°C. Para cobri-los, amarre-os, cubra-os com fibra agrícola e, por fim, com placas de policarbonato. Na primavera, os ramos são desamarrados, o que ajuda a planta a recuperar sua forma natural.
Doenças características
Apesar da resistência da variedade a doenças, ela pode ser suscetível a câncer de raiz, ferrugem, adensamento e septoriose.
Controle de pragas
As pragas da framboesa incluem:
- traça, que pode ser combatida removendo os caules afetados ou pulverizando a planta com Inta-Vir;
- besouros que precisam ser coletados da plantação e destruídos;
- gorgulho;
- Mosca-das-galhas. Os caules danificados são removidos e destruídos.
Assim, a tecnologia agrícola para a framboesa de Ispolin é bastante simples e universal, semelhante às regras para o cultivo de outras variedades de frutos silvestres.
Vídeo "Cultivando e Cuidando"
Neste vídeo, você aprenderá como cultivar e cuidar de framboesas.




