Variedade de framboesa Maravilla: qual o segredo da sua popularidade?

A framboesa Maravilla é muito utilizada por jardineiros devido à sua capacidade de produzir duas colheitas abundantes por temporada. Esta variedade de framboesa, de produção contínua, é ideal para o cultivo em estufas plásticas e apresenta uma boa relação custo-benefício para o cultivo comercial.

Como a variedade foi cultivada

A variedade Maravilla foi desenvolvida no final do século XX por produtores californianos para cultivo comercial. Esta framboesa de produção contínua tem o nome completo de "Driscoll Maravilla".Framboesas Maravilla

Esta variedade é comercial, ideal para venda em supermercados, pois as bagas são fáceis de transportar, têm uma longa vida útil e mantêm a sua aparência por muito tempo.

Vídeo: "Características da variedade de framboesa Maravilla"

No vídeo, você aprenderá sobre as características dessa variedade de framboesa.

Características

As bagas da maravilla são grandes, densas e altamente resistentes à podridão. Caracterizam-se por uma cor vermelha brilhante com um ligeiro brilho, uma forma cónica e um fruto drupáceo quase impercetível.

As bagas mantêm o mesmo tamanho durante todo o período de colheita, separam-se facilmente do caule e conservam bem a sua qualidade após a colheita, quando armazenadas no frigorífico durante duas semanas. Durante este período, as bagas podem sofrer uma ligeira alteração de cor. A framboesa Maravilla frutifica duas vezes durante a temporada, produzindo um alto rendimento. A primeira colheita de frutos é feita a partir dos ramos do segundo ano, começando em meados de maio e continuando até o final de julho. A segunda colheita de frutos é feita a partir dos ramos do ano corrente, começando em meados de julho e terminando em meados de outubro. Ambas as colheitas são caracterizadas por altos rendimentos em comparação com outras variedades de framboesa.Bagas de maravilla em um arbusto

A Maravilla possui caules grossos, vigorosos e eretos com pequenos espinhos, atingindo uma altura de até 2 metros. Os arbustos não necessitam de estacas ou treliças. Produzem um pequeno número de brotos de substituição e poucos botões. A zona de frutificação começa a uma altura de 1,8 metros do solo. Esta variedade é muito exigente e delicada na propagação e estabelecimento. Após a frutificação, os arbustos são podados a uma altura máxima de meio metro.

Proteção contra doenças

  • A planta pode ser suscetível à requeima, que prejudica o desenvolvimento dos brotos. Os arbustos são frequentemente afetados após o término da frutificação. Isso também pode ocorrer durante o resfriamento prolongado de mudas de caule longo (varas longas), que contêm os botões florais do ano anterior. Essas mudas são frequentemente usadas na propagação, pois produzem frutos no primeiro ano de plantio.
  • Os arbustos de framboesa são suscetíveis a ataques de tripes, que causam danos significativos aos brotos. Para combater essa praga, são aplicados dois tratamentos com inibidores seletivos por meio de pulverização. Em seguida, são empregados métodos de controle biológico, utilizando o Thripex-Plus, que usa ácaros predadores que se alimentam de larvas e ovos de tripes.
  • Outra praga comum em mudas de framboesa é a mosca-das-frutas-manchada, que pode reduzir significativamente a qualidade dos frutos. Portanto, ao colher as framboesas, recomenda-se também remover os frutos com aparência ruim dos arbustos para evitar que essa praga infeste e se multiplique.Pulverizando arbustos em um canteiro de framboesas.
  • Como esta variedade de framboesa é cultivada principalmente em estufas, por vezes é suscetível à fumagina. Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de uma camada preta nas folhas, que prejudica a fotossíntese. Neste caso, deve-se seguir um regime de rega equilibrado, evitando o excesso de humidade. Em estufas, assegure uma circulação de ar adequada e uma boa ventilação. Fungicidas como o Switch 62.5 WG, o Signum 33 WG e o bioproduto Serenade são utilizados para combater o fungo.
  • Os brotos raramente são afetados por doenças virais, pois possuem um ciclo vegetativo curto.

Produtividade

Essa variedade de framboesa é cultivada principalmente em túneis, utilizando recipientes preenchidos com substrato.

O cultivo de frutos silvestres em campo aberto exige um investimento considerável, de acordo com as normas da agricultura biológica. No entanto, dada a elevada procura por este tipo de produto, os custos são mais do que compensados, mesmo com rendimentos inferiores aos do cultivo intensivo. Na produção, estas mudas ocupam aproximadamente 15% da área total.

As novas tecnologias de cultivo permitem uma temporada de produção mais longa e maiores rendimentos, resultando em uma produção média de 20 toneladas de frutos silvestres por hectare. As mudas deste ano acrescentam aproximadamente 10 toneladas por hectare à produção total.

Vídeo: Cultivo e cuidados com framboesas

Neste vídeo, você aprenderá como cultivar e cuidar de framboesas.

Pera

Uva

Framboesa