Framboesas de produção contínua: vantagens e desvantagens
Contente
Vantagens e desvantagens
As framboesas de produção contínua têm um ciclo de vida de dois anos. No primeiro ano, crescem brotos e caules. No segundo ano, produzem frutos. Você também pode cortar os caules que já produziram frutos.
Isso ajudará a protegê-lo de doenças e pragas que podem infectar tanto as framboesas quanto suas sementes. Isso significa que a qualidade das framboesas de produção contínua é muito melhor, pois elas quase nunca são suscetíveis a doenças. As framboesas comuns frutificam no segundo ano, enquanto estas frutificam apenas no primeiro. Basicamente, as pragas ficam confusas, pois não entendem o que é essa framboesa ou como ela difere das outras. E no final do outono, todos os brotos são cortados, não deixando espaço para a doença se instalar. Portanto, elas podem até ser oferecidas a crianças, pois são hipoalergênicas.
Uma característica positiva é que as framboesas não perdem a sua produção. Isso porque as suas raízes são resistentes à geada e as pontas dos caules são cortadas rente ao solo. Portanto, nenhuma parte da planta fica suscetível ao congelamento, mesmo em regiões frias como a região de Leningrado ou os Montes Urais.
Além disso, você pode economizar dinheiro na compra de materiais necessários para o abrigo e, ainda por cima, terá tempo livre.
As bagas se formam em agosto ou setembro. Isso vale para qualquer região, seja nos Montes Urais ou em Kuban. Esta é a melhor época para o amadurecimento, pois as temperaturas já não estão tão altas e a umidade é bastante elevada. Isso prolonga o período de frutificação, mas se as bagas não derem frutos, é hora de considerar se você foi enganado na hora da compra. Se tudo estiver bem, você pode comer as bagas até a primeira geada. Lembre-se de que as que amadurecem mais tarde na estação não são piores do que as que amadurecem mais cedo. Como têm um período de frutificação relativamente longo, você pode preparar diversas misturas de frutas e bagas para conservação. Isso não funciona com variedades comuns, pois elas só produzem frutos no início da estação.
Graças à sua floração tardia, elas não se importam com geadas leves. Se a temperatura externa cair para 6 graus Celsius enquanto os frutos estiverem se formando, não haverá problema. Os frutos continuarão a se desenvolver normalmente.
Essas framboesas não se espalham pelo terreno, ao contrário das framboesas comuns. Estas últimas precisam ser arrancadas de toda a horta, pois lançam brotos. Essas framboesas, no entanto, crescem onde são plantadas.
Desvantagens. São poucas, mas existem. Vamos descobrir quais são.
Este tipo de framboesa não brota. Para alguns, isso pode ser uma vantagem. Mas para outros, é uma desvantagem significativa. Se você não quer que as framboesas tomem conta de todo o seu terreno, isso é uma grande vantagem, mas se você pretende multiplicar suas framboesas, é uma grande desvantagem.
Para obter uma colheita abundante, precisamos plantar esta framboesa em um local com bastante espaço e luz. Mesmo a leve sombra que as framboesas comuns toleram é inaceitável para as framboesas de produção contínua.
Esta framboesa requer solo não ácido. Se esse for o seu caso, infelizmente, não terá sucesso, pois precisamos de um solo muito comum, sem características de acidez significativas.
Se compararmos os prós e os contras, os prós superam os contras. E isso é uma ótima notícia!
Vídeo: Guia de cuidados com framboesas
Neste vídeo você aprenderá como cuidar adequadamente desta baga.
Regras de aterrissagem
Muitas pessoas, influenciadas pela propaganda, compram essas framboesas e começam a cuidar delas como se fossem framboesas comuns. Depois, se perguntam por que não produzem muitos frutos na primavera. É aí que reside o perigo, pois, em vez de uma colheita farta, se depararão com uma completa decepção. O sucesso só virá para aqueles que entendem as especificidades dessas framboesas e por que elas exigem cuidados diferentes das variedades comuns. Lembre-se de que uma boa colheita dupla só ocorrerá nas regiões mais ao sul do país. Portanto, é melhor esperar até a época de frutificação do outono e desfrutar de frutos deliciosos do que tentar colher frutos medíocres duas vezes.
A melhor época para o plantio é durante a estação de crescimento, especificamente na primavera ou no outono. As sementes devem ser semeadas ainda mais cedo.
As mudas precisam ser preparadas. Especificamente:
- As framboesas devem ter desenvolvido raízes.
- Os caules devem ser cortados (o comprimento deve ser de até 30-35 cm).
As mudas jovens são plantadas da seguinte forma:
- Eles cavam um pequeno buraco.
- São adicionados fertilizantes.
- Coloque a haste no orifício.
- Em seguida, espalhe e compacte a terra.
- E tudo acaba inundado.
Especialistas afirmam que a melhor época para plantar framboesas é no outono. Isso porque essa época do ano oferece as melhores condições climáticas. Se você plantar framboesas em meados do outono, as mudas terão tempo para amadurecer e se preparar para o inverno sem atrasar a frutificação. Caso isso não seja possível no outono, plante-as no início da primavera.
Ao plantar, mantenha uma distância entre os arbustos — idealmente, 1 metro. A distância entre as fileiras deve ser de cerca de 2 metros. Para garantir o enraizamento rápido e o pleno desenvolvimento das framboesas, adicione turfa ou húmus à cova durante o plantio. Você também pode adicionar 5 colheres de sopa de fertilizante mineral. Apenas certifique-se de que não haja cloro no solo, pois isso fará com que as plantas morram antes da primavera.
Colheita no primeiro ano
Se plantar framboesas no início da primavera, pode esperar a primeira colheita no final de agosto. Lembre-se, a colheita é crucial, pois colher as framboesas em setembro garantirá a colheita mais precoce possível na primavera.
Cultivo e cuidado
Se o objetivo é colher a quantidade máxima de frutos ao longo da temporada, então é preciso fornecer à planta os cuidados adequados e cultivar variedades de framboesa de produção contínua.
Existem algumas nuances aqui, então você precisa saber como cuidar adequadamente desse tipo de framboesa.
- Não cave nem afrouxe a terra ao redor do arbusto.
- Regue abundantemente e fertilize. Essa é uma grande diferença entre framboesas comuns e framboesas de produção contínua.
- Trate os arbustos de tempos em tempos.
- Plantas plantadas na época certa superam em crescimento e produção as plantas plantadas no final do outono e na primavera.
- Durante o plantio, adicione vários baldes de composto e um copo de fertilizante mineral (de preferência sem cloro) em cada cova. Estas são mudas, não sementes.
Ao plantar, o colo da raiz deve ficar nivelado com a superfície do solo. Não é aceitável que fique muito fundo nem muito saliente. Somente em solos leves, onde a planta pode sofrer com o ressecamento, as raízes devem ser elevadas de 3 a 5 cm.
Os brotos crescerão mais rápido se você instalar treliças e cobrir os arbustos com lona plástica em maio. Materiais leves podem ser usados para cobrir os arbustos até o final do outono.
Na primavera e início do verão, aplique fertilizante líquido.
Pode-se podar todos os ramos que já deram frutos no outono. Não tenha pressa em podar; a poda pode ser feita após a primeira neve. Antes que o solo congele, vários nutrientes chegarão às raízes. Isso ajudará os arbustos a se desenvolverem melhor na primavera.
Se o outono for frio, para garantir o amadurecimento completo, faça o desbaste das inflorescências. Isso consiste em remover metade dos ramos frutíferos mais fracos da haste, bem como os botões com flores que não produzirão frutos.
Se precisar propagar framboesas, corte o centro do arbusto no segundo ou terceiro ano. As raízes restantes produzirão excelentes mudas.
As framboesas toleram acidez moderada. Mas solos muito ácidos são prejudiciais. Aplique calcário. A melhor forma de fertilizante calcário é a farinha de dolomita!
Além disso, aplique de 10 a 12 kg de fertilizante dolomítico em culturas mal fertilizadas. Se você não aplicou fertilizante antes do plantio, faça-o durante o plantio. Com um bom fertilizante pré-plantio, você pode evitar fertilizar suas framboesas por vários anos. No entanto, em qualquer caso, você precisará começar a fertilizar novamente após 3 a 4 anos.
Aparar
No final do outono, a poda é necessária. Todos os ramos existentes devem ser cortados quase rente ao solo, deixando um caule bem curto. Você também pode podar as framboesas na primavera, cortando até o primeiro broto.
As melhores variedades
- Clareira
- Hércules
- Chapéu de Monômaco
- Diamante
Estas são as vantagens e desvantagens das framboesas!
Vídeo "Variedades de Framboesa"
Neste vídeo você aprenderá como escolher a melhor variedade de framboesa.



